Beleza Cabelos

Hidratação no cabelo com leite de coco alisa e combate o ressecamento

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Por conta da praticidade e economia que tanto buscamos atualmente, os tratamentos caseiros e naturais de beleza têm feito o maior sucesso entre as vaidosas, especialmente quando o assunto é cuidar bem dos cabelos.

Afinal, manter os fios sempre saudáveis, macios e brilhosos não é uma tarefa tão fácil, já que cada parte da estrutura capilar sofre com os efeitos provocados por fatores como a poluição, clima, calor, umidade, exposição solar, além do uso inadequado de produtos para cabelo e até químicas.

Sendo assim, para manter a sua saúde em dia, é necessário apostar em uma série de técnicas, truques e receitas mantê-las sempre nutridas e bem hidratadas. E, acredite, alguns ingredientes que temos na cozinha, muitos deles simples e baratinhos, são ideais para ajudar nesta difícil missão, como é o caso do leite de coco.

Aqui no blog, você já leu sobre os benefícios do óleo de coco para o cabelo e o quanto ele pode ajudar a manter os fios sempre hidratados. Pois bem! Com o leite de coco, acontece o mesmo. A hidratação com leite de coco é essencial para driblar o ressecamento, pontas “espigadas” e, ainda, alisar o cabelo. É isso mesmo! Você também pode alisar o cabelo com leite de coco apenas misturando esse poderoso a algumas receitinhas caseiras.

Quer saber como? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra os benefícios do leite de coco para o cabelo e como fazer a hidratação com ele nas madeixas e deixá-las macias e mais lisas. Vem comigo!

Quais os benefícios do leite de coco para o cabelo?

Poucas mulheres imaginam os milagres que o leite de coco pode fazer nos nossos cabelos… Rico em gorduras saturadas e uma enorme variedade de óleos, além de hidratar os nossos fios profundamente, combatendo com tudo o ressecamento, esse poderoso ingrediente também pode auxiliar na limpeza do couro cabeludo, graças ao ácido láurico presente em sua composição nutricional, que é ideal para ajudar nessa tarefa sem agredir os fios.

Além disso, por ser uma excelente fonte de lipídios, o leite de coco também pode ser ideal para alinhar os fios e, portanto, oferecer um efeito liso muito mais potente e eficiente para quem não aguenta mais lidar com o excesso de volume. Em geral, o alisamento com leite de coco e limão é o mais utilizado entre a mulherada que adora ostentar fios lisos e escorridos na frente do espelho, como você vai aprender logo mais nesse post.

Resumindo, ao fazer a hidratação no cabelo com leite de coco, tanto através das receitinhas que nós vamos ensinar a seguir quanto ao inserir o alimento no seu cardápio diário, você poderá deixar as madeixas mais macias e brilhosas como nunca!

Devo usar leite de coco caseiro ou industrializado?

Depois de conhecer todos esses benefícios do leite de coco para os nossos cabelos, aposto que você ficou curiosa para saber qual é a melhor opção para usar na hora de hidratar os fios: caseiro ou industrializado. Na realidade, o leite de coco industrializado é muito fácil de encontrar em qualquer supermercado ou até mercadinhos, principalmente para quem mora em grandes centros urbanos.

Porém, se você mora em regiões menores e rurais, pode ser que sinta uma maior dificuldade em encontrar o produto. Neste caso, o jeito é recorrer ao leite de coco caseiro, que é super simples e rápido de fazer. Seja qual for a versão que você escolher para usar nas madeixas, industrializada ou caseira, o mais importante é que ambas podem trazer, igualmente, excelentes resultados na hidratação do cabelo.

Veja também: Como fazer leite de coco caseiro? Aprenda passo a passo

 

Receitas de hidratação com leite de coco para o cabelo

Agora que você já conhece tudo sobre o leite de coco e os milagres que ele pode fazer pelas nossos cabelos, chegou a hora de aprender algumas receitinhas caseiras de como hidratar os fios e até deixá-los mais lisos usando esse poderoso ingrediente. Veja:

1 – Leite de coco com limão

Essa é receita caseira mais clássica quando o assunto é hidratar o cabelo e deixá-lo mais liso. Isso porque, junto com os nutrientes presentes no leite de coco, o limão possui um pH ácido capaz de fechar a cutícula do fio, ou seja, é ele quem vai fazer a selagem da hidratação dentro dos fios. Aprenda:

Como fazer:

Misture uma ou duas colheres (sopa) de óleo de coco (de uma a duas colheres de sopa) ao leite de coco. Geralmente, a embalagem vem com cerca de 200 ml. Misture bem e, só depois, acrescente uma colher (chá) de suco de limão.

Divida o cabelo, ainda seco, em mechas e aplique a mistura em cada uma delas com a ajuda de um pincel de tintura, se preferir. Não se esqueça da raiz. Depois de aplicar em todo cabelo, deixe agir por cerca de 30 minutos. Em seguida, enxágue e lave os cabelos normalmente, usando shampoo e condicionador de sua preferência.

2 – Leite de coco com maisena (amido de milho)

Coloque em uma panela ao fogo 1/5 de água e ½ colher de maisena e mexa bem até engrossar. Desligue o fogo e, em um recipiente de plástico, junte 2 colheres (sopa) da sua máscara de hidratação, 1 colher (sopa) de leite de coco e a mistura de água com maisena da panela, ainda morna.

Em seguida, divida o cabelo (limpo e úmido) em mechas e aplique a mistura em todas elas, deixando-a agir por cerca de 30 a 40 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem os fios e aplique o condicionador que você usa na rotina normalmente. Finalize como de costume e pronto!

3 – Leite de coco com máscara de hidratação

Em um recipiente de plástico, misture 2 colheres (sopa) da máscara de sua preferência com 3 colheres (sopa) de leite de coco. Agora, com os cabelos já limpos (apenas com shampoo e, de preferência, transparente), divida-os em mechas e aplique a mistura nos fios, massageando bem.

Em seguida, coloque uma touca plástica (ou sacola de plástico) e deixe a mistura agir por aproximadamente 15 minutos. Enxágue e aplique o condicionador normalmente.

4 – Leite de coco com açúcar

Em um recipiente de plástico limpo e seco, coloque 2 colheres (sopa) da sua máscara de hidratação, 2 colheres (sopa) de leite de coco e 1 colher (sopa) de açúcar e misture bem até que o açúcar se dissolva por completo e você obtenha uma mistura homogênea. Deixe-a descansar por cerca de 10 minutos.

Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas. Coloque uma touca plástica e deixe-a agir por cerca de 20 minutos.

5 – Leite de coco com glicerina

Em um borrifador, coloque 1colher (sobremesa) cheia de glicerina junto com 200 ml de leite de coco. Borrife a mistura nos cabelos já limpos e desembaraçados. Coloque uma touca e deixe-a agir por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem as madeixas em água abundante e, em seguida, aplique o condicionador normalmente.

Gostou das receitas de como fazer hidratação com leite de coco no cabelo? Já experimentou alguma delas? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando o que achou!

Até a próxima!

/* ]]> */