Beleza Cabelos

Hidronutrição no cabelo: aprenda a fazer passo a passo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você já ouviu falar em hidronutrição? Não se preocupe, pois não é a única! O procedimento capilar é sucesso principalmente entre cacheadas e crespas, considerado ideal para potencializar o tratamento desses tipos capilares, mas realmente nem todo mundo sabe disso. Por isso, no nosso artigo de hoje, nós vamos te contar o que é, quais são os benefícios, como fazer passo a passo e tirar todas as dúvidas sobre a hidronutrição no cabelo. Acompanhe nos próximos parágrafos…

O que é a hidronutrição capilar?

A hidronutrição nada mais é que uma técnica de tratamento capilar que une duas etapas do cronograma capilar (hidratação + nutrição) em um só, devolvendo a vida aos cabelos que estão muito ressecados ou danificados, especialmente por causa da aplicação de produtos ou procedimentos químicos, como coloração e descoloração, por exemplo.

Veja também: Como fazer reconstrução capilar? Veja passo a passo e dicas

Mas, afinal, o que é esse tal cronograma capilar? Para quem ainda não conhece, esse é um tipo de “agenda” de tratamento dos fios, que organiza os dias em que você deve hidratar, nutrir ou reconstruir as madeixas, de acordo com o que elas precisam no momento. Essas três etapas são essenciais para deixar o cabelo sempre saudável e, portanto, devem ser feitas de maneira intercalada nos dias da semana.

Já com a hidronutrição, você pode juntar duas delas em uma só (hidratação + nutrição) e deixar os fios revitalizados por mais tempo. Ou seja, em vez de hidratar o cabelo em um dia e nutrir no outro, você pode fazer os dois processos em apenas um banho. Além de ficar ainda mais linda, você ainda economiza um tempinho na rotina diária de cuidados com a beleza.

Depois de apostar na técnica, é possível eliminar o aspecto danificado, poroso, danificado e sem vida das madeixas, especialmente aquelas que passaram por alterações químicas.

Quem pode fazer?

Por ser uma técnica que hidrata e nutre o cabelo profundamente, a hidronutrição pode ser feita por qualquer pessoa, independente do tipo de fio, tamanho ou cor. No entanto, ela é mais recomendada para cabelos que passaram por algum tipo de química, como tinturas ou escovas progressivas, que costumam ficar mais ressecados após os procedimentos e, portanto, precisam com urgência de uma hidratação e nutrição.

Além disso, mulheres de cabelos cacheados ou crespos também são ótimas candidatas à hidronutrição. Isso porque esses tipos de fios também tendem a ser mais ressecados naturalmente, devido à dificuldade maior para que a oleosidade natural do couro cabeludo (sebo) chegue até a extensão e pontas, por conta do formato de “mola” da estrutura capilar. Portanto, se você tem esse tipo de fio e ainda apostou em algum produto ou procedimento químico, significa que os cuidados deverão ser ainda mais redobrados.

Loiras e platinadas também sofrem bastante com o ressecamento e pontas duplas, o que pode ser resolvido com a hidronutrição capilar.

Como fazer hidronutrição no cabelo? Veja passo a passo

Agora que você já sabe tudo sobre a hidronutrição, chegou a hora de aprender como fazer no seu cabelo passo a passo. A seguir, nós vamos te ensinar uma receitinha fácil que pode deixar os seus fios nutridos e hidratados como nunca. Anote aí!

Você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) de máscara de hidratação concentrada (de sua preferência);
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal (de sua preferência).

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo para fazer a hidronutrição é lavar bem o cabelo com um shampoo hidratante. Aplique-o nos fios, pelo menos, duas vezes ou até sentir que eles estão completamente limpos.

Passo 2: Em seguida, em um recipiente, misture o óleo vegetal que você escolheu à máscara de hidratação concentrada, mexendo bem até que os dois incorporem um ao outro.

Passo 3: Agora, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando bem do comprimento às pontas e focando nas áreas mais ressecadas, para que os produtos penetrem na fibra capilar.

Passo 4: Desembarace o cabelo para facilitar ainda mais a absorção da hidronutrição.

Passo 5: Após aplicar a mistura em todo o cabelo, coloque uma touca plástica e espere cerca de 20 minutos até ela agir nos fios. Caso você não tenha o acessório em casa, não tem problema. Basta prender os fios com um coque e pronto.

Passo 6: Passado esse tempo, lave o cabelo com condicionador e finalize como de costume. No caso das cacheadas ou crespas, a dica é investir em um bom ativador de cachos após a hidronutrição.

Passo 7: Feito isso, espere até os fios secarem naturalmente ou faça a secagem com a ajuda de um secador ou difusor. Prontinha!

Gostou do artigo? Já fez uma hidronutrição no seu cabelo? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando a sua experiência para a gente…

Até a próxima!

/* ]]> */