Remédios Saúde

Huperzine potencializa a memória e trata o Alzheimer; saiba mais

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Mais uma da série de plantas medicinais benéficas à saúde, no artigo de hoje você vai conhecer o Huperzine, um alcaloide natural extraído de uma erva chinesa chamada Huperzia Serrata, bastante utilizada há séculos pela medicina tradicional dos chineses no tratamento de casos de demência senil.

É por este motivo que, atualmente, o Huperzine é um dos medicamentos mais conhecidos no mundo todo no tratamento do Mal de Alzheimer, tendo como papel fundamental o de aprimorar as funções mentais, como a capacidade de aprendizagem e a memória, além de prevenir quaisquer desordens neuropsiquiátricas.

As substâncias encontradas nele são capazes de proteger os neurotransmissores que atuam como mensageiros do cérebro, que fortalecem o cérebro com eficácia reduzindo a perda de memória, combatendo o envelhecimento precoce e melhorando as funções cognitivas.

Quer saber mais sobre o Huperzine? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra quais são os seus benefícios, como usar e efeitos colaterais. Vem comigo!

O que é e para que serve o Huperzine?

O Huperzine é um alcaloide natural proveniente da planta chinesa Huperzia Serrata. As suas substâncias são conhecidas mundialmente por ajudarem a inibir a ação da enzima cetylcholinesterase no cérebro, que degrada a chamada acetilcolina, um neurotransmissor indispensável ao funcionamento ideal da nossa cognição.

Desta forma, com o consumo do suplemento, é possível aumentar a quantidade de acetilcolina disponível no cérebro e, portanto, melhorar as funções mentais.

O alcaloide é dividido em duas espécies químicas: a Huperzine A e Huperzine B, que apesar de apresentarem efeitos semelhantes, diferem-se nos níveis de atividade no cérebro. O Huperzine A é considerado 10 vezes mais forte que o Huperzine B, o que significa que ele pode trazer melhores resultados no tratamento do Mal de Alzheimer e potencialização da memória.

Os benefícios da Hperzia Serrata são tão importantes dentro da medicina tradicional chinesa que a plantinha era chamada de “Qian Ceng Ta”, que significa “Pagode de Mil Copas”, em português, devido ao seu aspecto. Além disso, muitos chineses também apelidaram a erva terapêutica como “Jin Bu Huan”, que, traduzindo para o português, quer dizer “Mais valioso que ouro”.

O Huperzine passou a ser utilizado pela medicina oriental em meados de 1948. Atualmente, ele é reconhecido no mundo todo como um medicamento eficaz no tratamento contra a Doença de Alzheimer e outros problemas de memória relacionados ao avanço da idade. O resultado ao tomar o Huperzine é uma melhoria significativa da memória, da concentração e da capacidade de aprendizagem.

Neste caso, o Huperzine A é a fórmula mais forte se comparada à da Huperzine B. Ele é absorvido de forma mais rápida, atravessa mais rapidamente a barreira hemato-encefálica, tem poucos ou nenhuns efeitos secundários e não produz toxicidade hepática.

Benefícios

Depois de saber o que é o Huperzine e para que ele serve, chegou a hora de conhecer quais são os seus benefícios à saúde. O medicamento pode ser utilizado tanto por pacientes com Alzheimer ou com outros déficits cognitivos associados ao envelhecimento quanto por pessoas saudáveis que desejam melhorar a sua capacidade de aprendizagem, concentração e memória ou prevenir doenças degenerativas no cérebro.

Para que você tenha uma ideia dos benefícios do Huperzine, um estudo realizado em julho de 2002 mostrou que o medicamento utilizado no tratamento do Mal de Alzheimer conseguiu melhorar nos pacientes:

  • A atividade cognitiva.
  • O comportamento;
  • A atividade diária.

O Huperzine tem o poder de:

  • Inibe de AChE (cetylcholinesterase) seletivo e reversível;
  • Reduzir a morte de células neuronais;
  • Diminuir as alterações patológicas dos radicais livres de oxigênio no plasma e em eritrócitos.

De acordo com médicos e especialistas do estudo, 58% dos pacientes tiveram melhora nas funções cognitivas, na memória e no comportamento. Veja quais são os benefícios do Huperzine:

  • Aumenta os níveis de acetilcolina;
  • Reduz o dano oxidativo produzido pela proteína beta-amilóide;
  • Melhora a atividade cognitiva;
  • Melhora a memória;
  • Apresenta rápida absorção e passagem pela BHE (proteína presente em altas concentrações no cérebro de pacientes com a doença de Alzheimer).

Como tomar Huperzine?

Para obter todos os benefícios do Huperzine, basta tomar 2 cápsulas ao dia, uma pela manhã e outra à noite, ou conforme orientação médica.

Vale lembrar que a ingestão do medicamento só pode ser feita mediante consulta médica, mesmo que o seu objetivo seja apenas o de potencializar a capacidade cognitiva, melhorando a memória, aprendizagem e concentração.

Efeitos colaterais e contraindicações

Apesar de ser mais eficiente e benéfico à saúde quando comparado a outros medicamentos para a memória e Mal de Alzheimer, o Huperzine pode trazer alguns efeitos colaterais indesejados, principalmente se a toma for feita de maneira inadequada.

Alguns deles incluem náuseas, vômitos, vertigem, sintomas gastrointestinais, diminuição da frequência cardíaca, apneia e cefaleia. O medicamento é contraindicado no caso de pacientes hipertensos e gestantes.

Pessoas que sofrem com asmas e doenças respiratórias também devem ter cuidado ao utilizar o Huperzine, já que ele pode interagir com outros medicamentos. Jamais inicie o tratamento com o Huperzine sem consultar o seu médico previamente.

/* ]]> */