Doenças Saúde

Infecção urinária: Sintomas e tratamento

Infecção urinária
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Um dos problemas cada vez mais recorrente em homens e mulheres, a infecção urinária, até onde se sabe, costuma ser causada por uma alteração anormal de bactérias no trato urinário.

Embora pessoas de ambos os sexos estejam sujeitas ao problema, a ala feminina é maioria entre os que sofrem com o problema. Dito isso, vamos falar um pouco mais sobre essa incômoda condição para que você possa entender melhor em que consiste, quais são os sintomas e o tratamento da infecção urinária.

Sintomas e dicas de tratamento

De modo geral, existem dois tipos de infecção urinária: a primeira é conhecida como cistite e a outra é a pielonefrite – elas afetam a bexiga e o rim, respectivamente, sendo que a segunda costuma trazer sintomas mais fortes.

Infecção urinária sintomas

Para diagnosticar a doença são analisados os sintomas descritos pelo paciente e há a necessidade de um exame físico realizado no consultório médico. Em todo caso, porém, a doença só é comprovada por meio de exame de urina, que tende a determinar a quantidade de bactérias presentes no trato urinário.

Segundo informações, se o resultado for de cem mil bactérias por mililitro, então é diagnosticada a infecção urinária, sendo possível a partir daí, determinar o tipo de bactéria causadora da doença e o tipo de antibiótico que deverá ser administrado.

Os sintomas da infecção urinária são:

  • Ardor na uretra na hora de urinar;
  • Aumento na frequência urinária (a vontade de urinar pode ocorrer por mais de sete vezes ao dia);
  • Maior produção de urina durante a noite;
  • Sensação de não ter eliminado toda urina da bexiga;
  • Dor suprapúbica;
  • Presença se sangue na urina;
  • Alteração na urina, seja na coloração ou no odor forte (ou ambos); e
  • Em casos mais severo da doença, dores na lombar, mal-estar e febre.

Tratamentos caseiros para infecção urinária

Ao identificar os sintomas de uma infecção urinária, o paciente precisa recorrer a um médico, pois é o profissional quem terá condições de fazer o diagnóstico preciso do problema.

E para quem quer amenizar os sintomas do problema antes mesmo da consulta, uma dica pode ser recorrer a alguns remédios caseiros, sobre os quais falamos mais detalhadamente neste artigo Remédios caseiros para infecção urinária: 6 dicas baratas.

E vale dizer que, entre outros exemplos de tratamentos caseiros para o problema, está também o chamado “tratamento com vara-de-ouro”, sobre o qual falamos na sequência.

Informações sobre o tratamento com vara-de-ouro

Apontado como um remédio caseiro eficiente no tratamento de infecção urinária, o chá de vara-de-ouro pode ser útil por possuir propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, o que ajuda a diminuir a permanência da urina na bexiga, evitando a proliferação de bactérias.

O preparo mais comum é feito com 2 colheres de sopa de folhas secas de vara-de-ouro e 1 xícara de água fervente. As instruções incluem colocar as folhas de vara-de-ouro na água fervente e deixá-las descansando por 10 minutos. Segundo informações disponíveis na web, o chá pode ser ingerido normalmente ao longo do dia.

Comentar

/* ]]> */