Beleza Cabelos

Inversão Capilar ajuda o cabelo a crescer mais rápido; aprenda a fazer

Você tenta de tudo para fazer o seu cabelo crescer e ele não sai do lugar? Essa é uma reclamação muito comum entre mulheres que almejam ter cabelos longos e bem cuidados, mas logo descobrem que a tarefa não é tão fácil quanto parece…

Afinal, ter um cabelão de Rapunzel requer uma série de cuidados especiais com os fios no dia a dia, além de uma alimentação saudável e rica em nutrientes importantes à saúde capilar e investimento em alguns remédios, produtos capilares e até receitinhas caseiras que incentivem o crescimento das madeixas, o que pode fazer com que a maioria acabe desistindo no meio caminho.

Mas, então, o que fazer para reverter a falta de crescimento dos fios e acelerar o seu crescimento rápido? A boa notícia é que todos os dias chega ao mercado beauty uma série de novidades que podem fazer você finalmente ter o cabelo comprido que sempre quis em pouco tempo, como é o caso da Inversão Capilar, que você vai conhecer no nosso artigo de hoje.

A técnica, que une praticidade e baixo custo, está fazendo o maior sucesso entre as cabeludas de plantão por trazer excelentes resultados no crescimento das madeixas e pode virar o seu mundo de ponta-cabeça, literalmente, por conseguir fazer o seu cabelo crescer até 2,5 centímetros em apenas 7 dias!

Quer saber como ela funciona? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra o que é, para que serve, quais os benefícios e como fazer a inversão capilar no seu cabelo!

O que é e para que serve a Inversão Capilar?

A Inversão Capilar – ou Inversion Method, em inglês – é uma técnica natural que virou tendência nos últimos tempos nos Estados Unidos por ajudar a acelerar o crescimento do cabelo. Para a nossa felicidade, agora, ela também chegou com tudo no Brasil, com muita gente adorando os resultados que ela oferece às madeixas.

Na prática, trata-se de uma massagem feita no couro cabeludo com as pontas dos dedos, utilizando óleos vegetais e, o mais engraçado, com a cabeça virada para baixo. É isso mesmo! De ponta-cabeça, a massagem ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na raiz capilar e estimula os nossos folículos pilosos (nascentes dos fios), resultando em um crescimento mais rápido das madeixas.

Para isso, o ideal é que a massagem seja feita com movimentos circulares e profundos para trazer maiores resultados, que ajudarão a mexer com os tecidos do couro cabeludo e a melhorar as funções e regenerar as células na região, fator indispensável para o desenvolvimento saudável do cabelo. Dizem por aí que é possível fazer o cabelo crescer até 2,5 centímetros em apenas 7 dias com a Inversão Capilar. Não é tuuuudo de bom?!

Como fazer? Confira passo a passo

Depois de ver para que serve e como a Inversão Capilar pode ajudar o seu cabelo a crescer rapidamente, aposto que está curiosa para aprender como fazê-la, estou certa? Pois bem! Confira, a seguir, um passo a passo fácil e simples de como aplicar a técnica em casa:

Passo 1: Escolha um óleo vegetal de sua preferência. Aqui no blog, você conheceu algumas ótimas sugestões para o cabelo, como é o caso do óleo de coco, óleo de rícino, óleo de Argan, óleo de algodão ou qualquer outro, desde que seja 100% vegetal. Se ainda estiver na dúvida sobre qual óleo escolher, veja aqui os 15 melhores óleos para passar no cabelo.

Passo 2: Aqueça o óleo que escolheu em banho-maria ou no microondas, cuidando para que ele fique apenas morno.

Passo 3: Agora, pegue uma pequena quantidade do óleo com as pontas dos dedos e vá distribuindo por todo o couro cabeludo.

Passo 4: Massageie-o em movimentos circulares e profundos, por cerca de 5 minutos. Evite esfregar.

Passo 5: Em seguida, terminada a massagem, vire a cabeça para baixo e fique na posição escolhida por cerca de 4 minutos. Você pode inverter o cabelo para baixo como se estivesse fazendo as unhas do pé ou lavando o cabelo na pia. Faça isso sentada em uma cadeira ou sofá, de preferência.

Passo 6: Passado esse tempo, retorne lentamente a posição normal da cabeça para evitar tonturas e enjoos. Depois disso, a dica é deixar o óleo agir por mais duas horas ou durante a noite toda, se quiser obter melhores resultados.

Passo 7: O próximo passo é lavar bem os fios com um shampoo que remova bem o óleo e aplique o condicionador e máscara normalmente. Pronto! Finalize como de costume.

Passo 8: A Inversão Capilar pode ser feita durante 7 dias consecutivos. Depois disso, é recomendado esperar pelo menos 3 semanas para repetir o processo para evitar que o seu corpo se acostume com o fluxo de sangue extra e acabe não dando mais resultados.

Quem não pode fazer?

Por mais natural que seja a Inversão Capilar, nem todo mundo pode fazer o procedimento para crescimento do cabelo devido à posição corporal que a técnica exige ao ficar de cabeça para baixo. Pessoas que tenham algum dos problemas de saúde ou situações listados a seguir não devem fazê-la:

  • Problemas de pressão;
  • Labirintite;
  • Gravidez;
  • Problemas na coluna;
  • Problemas nas articulações;
  • Hipertensos;
  • Glaucoma.

Dicas importantes

  1. Use sempre as pontas dos dedos para fazer a massagem de Inversão Capilar e nunca as unhas, pois isso pode estimular a maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas e deixar o couro cabeludo extremamente oleoso, causando problemas como caspa e seborreias, além de entupir os folículos pilosos e atrapalhar o nascimento e crescimento dos fios.
  2. Você também pode substituir o óleo vegetal por um tônico capilar, como o Nanovin A, que você já conheceu aqui no blog, ou o de urtiga e alumã, por exemplo.
  3. Há quem diga que até mesmo a massagem no couro capilar por si só já ajuda o cabelo a crescer, mesmo que você não use óleos ou tônicos. Fica a dica!
/* ]]> */