Casa Decoração

Jardins pequenos para casas e apartamentos

Área reduzida não é desculpa para deixar de ter um cantinho verde agradável e charmoso. Existem soluções criativas, simples e viáveis de jardins pequenos para casas e apartamentos. E hoje eu trago algumas para você se inspirar!

Antes de tudo, é importante ter em mente que um jardim menor não é sinônimo de redução de gastos apenas pelo espaço utilizado. Organizar as etapas e itens que irão fazer parte dele faz muita diferença no valor final do projeto. Confira outras dicas:

• Saiba que plantas usará. Começar o projeto sem ter ideia do que deseja aumenta o risco de jogar dinheiro fora.

• Evite uma mistura grande de tipos flores e folhagens, para não pesar no visual, comprometer a harmonia do paisagismo e a sensação de equilíbrio do ambiente.

• Dê preferência às plantas cujos tamanhos fiquem mais adequados ao jardim. Nem tudo é uma questão de preço na hora de compor um jardim pequeno para casas e apartamentos.

Nada de adquirir uma planta mais em conta mesmo se ela for maior que o necessário. A altura dela não deve ser exagerada para o lugar e para não tampar as demais áreas da casa.

• Outra dica relacionada à escolha das plantas é saber quais as mais adaptáveis ao clima de sua região.

jardim2

• A manutenção de cada planta deve ser levada em consideração, pois muitas não precisam de tantas regas por semana, enquanto outras necessitam de mais água. Escolha de acordo com sua rotina de trabalho.

• Optar por plantas que têm taxa de crescimento menor também facilita os cuidados com jardins pequenos para casas e apartamentos. Afinal, elas terão desenvolvimento mais lento e, portanto, não precisarão de poda com grande frequência.

• Se você mora em apartamento, os vasos são peças indispensáveis para decorar e conservar um jardim.

Vasos de diferentes tamanhos e formato favorecem a disposição das plantas e deixam o visual elegante, inclusive nos jardins verticais – opções perfeitas para varandas de apartamentos ou ambientes internos de uma casa.

• Para garantir um jardim lindo e clean, invista em pedrinhas e gramado no piso. Você pode criar belos desenhos com os materiais, fazer caminhos e até inserir algumas plantas entre eles.

Veja também

Ao lado das flores, por exemplo, canteiros de pedras e pedriscos ficam charmosos.

• Pegue leve com a mobília. Menos é mais! O ideal é recorrer a itens com linhas simples. Por exemplo: colchões no estilo futton, um par de poltronas, mesa pequena ou banco com almofadas.

• Aproveite cantinhos como a parte sob a escada para montar um agradável jardim.

jardim-inverno-embaixo-escada-03

• Invista em decks de madeira para caprichar no decor de seu jardim pequeno para casa e apartamento. Por menor que seja o espaço, o decks permite criar um local sossegado para sentar pertinho das plantas. Mais relaxante impossível!

• Ao optar por grama, ganhe praticidade escolhendo um tipo que leva mais tempo para crescer, ou seja, aquele que você não precise passar muitas horas por mês cortando.

• Misture itens de decoração para jardinagem (madeira, tijolos, pedras e cerâmicas etc.). É uma forma de dar um toque diferenciado ao projeto.
Uma dica é criar uma passagem com cascalho no caminho para o jardim. Além de beleza, você garante um chão mais sequinho quando chover.

• Para “quebrar” o verde do jardim, construa o seu perto de uma parede de tijolos decorativos que estava sem função ou usando prateleiras de madeira rústica. O resultado é um contraste elegante e atemporal.

jardim-inverno-embaixo-escada-5

Jardins pequenos para casas e apartamentos são mais fáceis de montar e manter. E com as dicas de hoje, você tem tudo para arrasar na decoração do seu.

Boa sorte, e até breve!