Saúde Saúde Bucal

Lentes de contato dental: saiba como funcionam

A cada dia surgem novas e diferentes tecnologias para melhorar o sorriso das pessoas. Buscando por mais conforto e praticidade, muitas pessoas optam por soluções como as lentes de contato dental. Além de deixar o sorriso mais bonito e corrigir pequenos problemas, elas não dependem de procedimentos dolorosos e longos.

Antes de escolher qual a melhor solução para o seu problema dentário, é importante compreender as vantagens e desvantagens desse método, que pode auxiliar muitas pessoas na busca pelo sorriso perfeito.

O que são?

As lentes de contato dental são partículas ultrafinas transparentes, com cerca de 0,2 mm de espessura. São utilizadas com o objetivo de disfarçar e esconder problemas dentários, como pequenas fraturas, espaços entre dentes, arredondamentos e manchas. É uma forma de deixar os dentes mais bonitos esteticamente sem grandes procedimentos.

Para criar as lentes de contato dental, o dentista tira um molde dos dentes dos pacientes e envia para um laboratório especializado confeccionar as lentes. Após ficarem prontas, as lentes são coladas pelo dentista na arcada dentária do paciente.

lentes-de-contato-para-os-dentes

Vantagens

A principal vantagem das lentes de contato dental é a possibilidade de realizar um tratamento estético dentário sem grandes invasões ou procedimentos dolorosos. Ao contrário de outros métodos que necessitam de diversas visitas ao dentista e provocam desconfortos ao paciente, as lentes de contato são menos invasivas e fáceis de utilizar. São práticas e eficazes.

Além disso, elas não provocam desgastes nos dentes e nem é necessário desgastá-los antes de realizar a colagem das lentes. Após coladas, elas apresentam um alto grau de resistência, principalmente devido à substância utilizada para colar, que não permite que elas caiam facilmente ou percam a eficácia.

O sorriso não fica apenas bonito, mas também apresenta um aspecto natural e real. As lentes não alteram a sua cor com o passar do tempo, mantendo o aspecto bonito dos dentes. Assim, não é preciso evitar alimentos ou bebidas devido às lentes, apenas cuidando com alimentos muitos duros que podem prejudicar a resistência proporcionada por elas.

Desvantagens

A principal desvantagem desse método é o fato de que apenas pequenos problemas dentários podem ser corrigidos adequadamente com as lentes de contato dental. Problemas graves como dentes muito tortos, desalinhamento de toda a arcada dentária, machas grandes e escuras, descolorações profundas, dentes quebrados, entre outros, não poderão ser solucionados pelas lentes. Eles apenas podem ser amenizados temporariamente enquanto o paciente utilizar as lentes.

Outra desvantagem é o fato de as lentes não durarem pelo resto da vida da pessoa. A duração prevista das lentes é de 5 a 10 anos, dependendo do modelo de lente, do estilo de vida da pessoa e dos cuidados na higiene bucal. Além disso, é importante não deixar de visitar o dentista após aplicar as lentes, pois apenas ele poderá analisar se elas estão funcionando corretamente.

Além disso, outra desvantagem é que as lentes de contato dental não são indicadas para pessoas que possuem o costume de roer as unhas ou ranger os dentes, pois essas atitudes podem prejudicar a estrutura da lente. Também não são indicadas para crianças ou quando a pessoa já está utilizando próteses dentárias. A lente não pode ser colada em cima de uma prótese.

Comentar

/* ]]> */