Casa Limpeza

Como limpar prata e aço inox? Tire suas dúvidas aqui

Limpar prata e aço inox

Peças decorativas, talheres, bandejas, joias e muitas outras podem ser feitas em prata e aço inox. Ao adquirir itens assim, a questão é: como mantê-los sempre bonitos, já ele eles necessitam de cuidados especiais? Confira algumas das dicas mais comuns para preservar os dois materiais:

  • Depois de usar o objeto, lave-os com detergente neutro, água morna e espoja macia.
  • Os movimentos devem ser leves, delicados, para a esponja não riscar a prata ou aço inox.
  • Após a limpeza, seque imediatamente os itens utilizando pano de algodão macio para não deixar manchas.
  • Complete os cuidados passando Silvo, um produto específico para objetos de prata que deixa o utensílio brilhante. Basta uma pequena quantidade do líquido em um pedaço de algodão em movimentos de vaivém (não faça círculos). Utilize luvas ao manusear o produto.
  • Finalize com algodão seco sobre o objeto, suavemente. E guarde a peça em saco transparente, limpo, sem furos ou ar dentro.
    Precisa retirar manchas simples como as de etiquetas, rótulos ou dedos, basta passar álcool com um algodão, exceto álcool gel. Limpe fazendo movimentos vaivém e termine a com algodão seco.

Dando um trato em alianças ou anéis de prata e aço

Na falta de um profissional ou produto químico exclusivo para limpar prata e aço inox, você pode recorrer a soluções caseiras e renovar suas alianças e anéis de um jeito rápido e fácil.

Para devolver o brilho aos objetos, faça assim:

  • Despeje em um recipiente 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para cada 2 cm de creme dental, misturando-os bem.
  • Com algodão ou pincel, aplique um pouco da mistura em torno da aliança, anel ou qualquer outro objeto de metal, não esquecendo da parte interna.
  • Espere secar por cerca de 15 minutos. O ponto ideal é quando a coloração fica branca e o item está totalmente seco.
  • Pegue um pano bem macio – pode ser aquele utilizado para limpar telas de computadores. Esfregue a peça até remover completamente a cor esbranquiçada e reavivar o brilho dela. Caso fique muito difícil de tirar a pasta, umedeça o pano. A escova de dentes é a dica para a área de dentro.
  • Por fim, mergulhe o objeto na água com bicarbonato de sódio por alguns minutos e, depois, seque bem.

Não custa nada lembrar de ter cuidado para não fazer riscos, principalmente ser for a prata. Por isso, não dispense o algodão ou, se for o caso, um pincel macio. A vantagem do pincel é que ele não deixa farpas.

Ah! E não adianta limpar se a prevenção não for levada em conta. Ela é extremamente importante para manter suas joias ou objetos bonitos por muito tempo. Cuidado com sabão em pó, oleosidade da pele, suor etc.

Além dos anéis, o aço inoxidável está presente em aparelhos e outros produtos, tais como automóveis, fogões, equipamentos, secadoras, lavadoras e geladeiras. Alguns são revestidos por um acabamento escovado que proporciona aspecto fosco.

Em relação aos escovados, não é recomendado qualquer produto com álcool em sua composição, porque existe o risco de manchar. O melhor mesmo é o bom e velho vinagre com água.

Se preferir outra substância, pelo menos procure testá-la em um cantinho escondido do objeto. Aguarde 24 horas e verifique o resultado. Nem sinal de sujeita ou mancha? Pode usar o produto normalmente.

Manter tudo limpo é fundamental não somente por uma questão de higiene, como, também, por fatores como, organização, estética e durabilidade. Mas o resultado depende de dedicação e paciência.

Independentemente do tamanho do item, como limpar prata e aço inox sem ter um tempinho especial para isso? Muita calma nessa hora!

Espero que tenha gostado das dicas. Até a próxima como muito mais!

/* ]]> */