Looks Moda

Looks com hot pants: autenticidade e estilo em uma única peça

Hot Pants

Shorts bem curtos de cintura alta muito usados nos anos 50 e 60 pelas pin-ups e reformulados na era disco dos anos 70. Estamos falando de uma hot pant, peça que ajuda a compor diversos visuais e está novamente em alta. Hoje, além de conhecer um pouco a história da peça, você verá alguns looks com hot pants para se inspirar e ficar cheia de estilo. Vamos nessa?

Uma breve história das hot pants

Mary Quant, estilista que atuou nos anos 50 e 60, a criadora da minissaia, foi quem introduziu as hot pants pela primeira vez nas passarelas. Ela captou a tendência, levou para suas coleções e causou alvoroço não somente pela estética, mas pelo valor histórico que traria para a trajetória das mulheres na moda.

Durante essas duas décadas, as hot pants eram curtinhas e bem justas. Os tecidos e estampas eram típicos da época. Já nos anos 70, a peça foi repaginada graças à era disco, ganhando alguns centímetros na parte traseira e variando entre peças mais justas e outras mais larguinhas.

Hoje, a peça compõe diversos looks com hot pants que muitas celebridades vivem adotando. Rihanna, Miley Cyrus, Katy Perry, Alexa Chung, Fergie e Taylor Swift já apostaram na peça em diversas ocasiões, desde um passeio básico pela rua até o tapete vermelho, comprovando seu estilo e versatilidade.

Pode-se dizer que as hot pants são a peça intermediária entre uma calcinha e um short. Elas evidenciam a silhueta, as pernas e o bumbum.

Há, basicamente, três tipos de hot pants:

  • A parte de baixo de biquínis com cintura alta que cobrem todo o bumbum
  • Os shorts bem curtos inspirados nas décadas de 50, 60 e 70
  • As “hot pants compridas”, que nada mais são do que calças compridas de cintura alta inspiradas nos shorts curtos

Hoje estamos falando das hot pants originais, ou seja, os shorts curtinhos criados por Mary Quant.

Qualquer pessoa pode criar looks com hot pants?

Quando o assunto é moda, qualquer pessoa pode fazer o que quiser, basta se sentir confortável e bem consigo mesma. No entanto, alguns especialistas dizem que vale a pena analisar seu estilo de vida e seu guarda-roupa antes de apostar nos looks com hot pants.

A característica mais perceptível de uma hot pant é o seu comprimento. Quem não gosta de peças curtas terá muita dificuldade em se adaptar. Sinônimo de autenticidade e descontração, se as hot pants forem combinadas harmoniosamente com outras peças, ajudarão a destacar sua personalidade e transmitir a imagem de uma mulher que está de bem com o próprio corpo e estilo.

Uma das grandes dúvidas da mulherada que está com vontade de adotar o visual é se as hot pants caem bem em gordinhas. Como nós dissemos, na moda vale tudo, basta que você se sinta bem com o que está vestindo. Porém, é importante que você saiba que as hot pants evidenciam coxas grossas e quadris largos, então, se você não gosta muito desses aspectos do seu corpo, não se sentirá bem com uma hot pant.

Baixinhas podem abusar das hot pants, já que a cintura alta e o pouco comprimento deixam as pernas em evidência e ajudam a alongar a silhueta. Se o visual combinar com um salto alto, você parecerá ainda mais alta.

De um modo geral, as hot pants combinam com três tipos de mulheres:

  1. As que gostam de demonstrar sensualidade
  2. As que são mais dramáticas e gostam de expressar uma imagem contemporânea e forte
  3. As que não abrem mão da criatividade e gostam de compor o visual e criar a própria moda

Assim, só vale a pena investir em looks com hot pants se, de alguma forma, a peça servir para expressar sua personalidade. Não vale a pena usar para criar personagens. Quanto mais verdadeiro for o seu jeito de se vestir, mais expressiva e interessante será sua imagem.

Como usar as hot pants da maneira correta?

Novamente, não há certo ou errado na moda, mas há algumas combinações que funcionam melhor do que outras. Quando pensar em montar looks com hot pants, uma boa ideia é apostar em peças “mais comportadas” na parte superior de modo a compensar o comprimento do short.

O que usar na parte de cima?

Geralmente, uma hot pant cai muito bem com camisas, blusas soltinhas de manga longa, camisetas, blusinhas ¾ ou 7/8 e regatas. Se você está buscando criar um look mais sofisticado, pode apostar em blazers e camisas sociais.

Hot pants mais justas ou soltinhas?

As hot pants mais justinhas são uma boa pedida para usar durante a noite, em festas ou baladas, e caem bem com sandálias flat, coturnos, scarpins e anabelas de salto médio. Para criar um visual mais urbano e descontraído, você pode apostar em um tênis.

Já as hot pants mais soltinhas são ideais para usar durante o dia e combinam com saltos mais altos. Essas são as hot pants que ajudam a compor um visual mais sofisticado.

Hot pants no frio: pode?

Sim, é possível criar looks com hot pants no frio também. Para isso, combine-as com uma meia-calça fio 80, uma blusinha ou casaco de lã, uma bota de cano médio e um chapéu ou gorro. Jaquetas e camisas de flanela também podem compor o visual, dando um ar mais urbano à composição.

Sobreposições com hot pants

Vestidos e saias transparentes, se bem combinados, podem fazer sobreposições muito interessantes com as hot pants. Na peça de cima, a ideia é apostar em tecidos mais nobres como veludo e tule para garantir a elegância do look.

Looks com hot pants para se inspirar

Fizemos uma seleção de alguns looks com hot pants para você se inspirar. Você precisará ter bastante personalidade para sustentar esse estilo e bom senso para conseguir contrastar a sensualidade da peça com o restante dos itens e acessórios que irão compor seu visual. Tome cuidado para não criar um look caricato e lembre-se sempre que as suas roupas devem ajudá-la a expressar sua personalidade.

Inspire-se!

/* ]]> */