Looks Moda

Looks com paetê: faça a festa e vista-se com glamour! (+10 fotos de dicas)

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Só de ver o nosso título, já deu para perceber que montar looks com paetê é certeza de que vai dar festa. Então, tire a roupa de trabalho, tome um banho, capriche no perfume, cabelo e maquiagem e vamos arrasar na recepção!

A gente já começa deixando bem claro que paetê é festivo, é para noite, brilha demais no sol, é para usar com luzes de um evento ou festa e dificilmente vai servir para usar no trabalho, em dia de audiência no fórum, no consultório médico. Quem veste looks com paetê só vai falar sério com o pretê. Ou sobre o pretê com as amigas.

Só pra gente se situar, é divertido saber que paetê é uma palavra que a gente fala errado, ou que começou a falar errado. Vem do francês, “pailleté” que quer dizer “feito com lantejoulas, ou coberto de lantejoulas”. Mas tanto a gente insistiu no paetê que a palavra pegou. Viu? Não basta ser chique e produzida, tem que ser inteligente!

E para quem acha que isso de looks com paetê são coisas da modinha, ou que já saíram de moda, ou até que são “coisa de pobre”, como eu já vi muita falsa-rica dizer, os looks com paetê já faziam sucesso há uns três mil anos, entre egípcios, maias e chineses. Quer dizer, ninguém sabe quem inventou essas maravilhas brilhantes, mas os looks com paetê já eram coisa de reis e rainhas nos tempos da antiguidade, o que quer dizer que hoje você pode vestir paetê e se sentir uma deusa, uma diva, ou a rainha da noite! Vai lá e arrasa, amiga!

Para quem prefere falar de coisas mais recentes, quem apareceu usando sem medo o paetê em suas criações foi a lindinha da Coco Chanel – sempre ela – e também Paul Poiret. Isso lá nos ainda antigos anos 1940.

Quem ainda acha que isso é muita antiguidade para um post só, vai ficar mais tranquila em saber que looks com paetê foram muito populares nos coloridos e agitados anos

1970 e 1980. E vamos combinar que tinha tudo a ver com a era do disco, a disco music e tudo o que você disser que tenha a palavra “disco”. Mas artistas como Michael Jackson e Madona e o homem do espaço, David Bowie, em sua fase glam, usaram muito paetê. Ou seja, usando looks com paetê você estará em boa companhia.

Ah, e só para não esquecer, quem usava muito paetê era o Chacrinha, em seu programa aos sábados. Não sabia? Nem eu. Também aprendi pesquisando.

Usando e arrasando nos looks com paetê

Deixando de lado tanta história do paetê, vamos pensar em algumas coleções para acerta na mão.

Como a gente já viu, paetê é festivo, brilhante e ideal para ocasiões especiais, festas, casamentos, recepções e eventos formais. O tom de formal é que vai determinar quanto de paetê você pode usar na sua produção.

Só para entender, se for um lugar muito, muito formal, como um Black Tie, ou Black & White, como dizem os ingleses, o paetê vai bem se for parte da produção. Uma echarpe com paeté para dar brilho, um bolero, detalhes de um vestido longo. E se for uma ocasião para vestido longo, o melhor é que o paetê não domine o visual. É festa, mas é formal. Todo o cuidado agora!

Começando pelo clássico, um vestido longo casa bem com sandália preta, de salto médio ou alto. Elegância total. Já para uma recepção um pouco menos formal, nada de errado em chegar linda com um vestido todo sensacional de paetê e usando um scarpin.

É sempre importante saber se vai bem usar looks com paetê nas ocasiões. Afinal, você vai brilhar mais do que de costume, então, pode até ser recomendável usar um acessório nos ombros para quebrar tanto brilho. De novo, recursos como bolero, lenço, casaquinho ou até uma jaqueta cropped em outro material, mais opaco, contrastante, vai ficar muito bem. Você se destaca e mostra que saber chamar a atenção de quem quer e na medida certa.

Para um momento mais descontraído, balada, festa á noite, evento menos formal, tubinhos em looks com paetê são bem elegantes. E o salto é na medida do seu conforto. Um médio já vai bem. Vestido curto de paetê também agrada!

Quem gosta de saia vai amar compor looks com paetê só nas saias. Funciona bem com colete, camisa sem manga, uma blusa mais soltinha, para dar mais destaque ao rosto, bem maquiado, e à saia.

Outra ideia é fazer looks com paetê usando saia de paetê e jaqueta rocker combinando com bota ou botinha para deixar o visual bonito e brilhante, com um toque de personalidade rebelde. Uma ousadia!

E claro, looks com paetê podem incluir calças de vários cortes e tendências, shorts, até blazers de paetê. Vamos lembrar que é um momento de festa e cores. É alegria e deve ser informal e ninguém precisa ficar comportadinha agora.

Agora a parte dos cuidados extras:

Usar looks com paetê exige atenção aos decotes. Nas costas, pode ser redondo, comprido, pontudo, largo, ou até uma camisa soltinha e esvoaçante presa por linhas nas costas. Fica muito bonito. Agora, na frente, o decote, que chama a atenção, vai disputar com os paetês. Cuidado para não chamar demais a atenção bem nessa parte.

Bumbum com paetê? Se você acha que seu quadril chama mais a atenção do que deveria, use camisas e blusinhas de paetê, ou vestidos com detalhes em paetê em cima. Aliás, outra coisa boa no paetê é chamar a atenção para onde você quer, e desviar o foco de onde você não quer que olhem tanto.

Mais cuidados com roupas de paetê devem ser tomados na hora de guardar. Para as pequenas peças não se engancharem em outras roupas, o ideal é usar cabides mais largos, separar bem roupas de paetê de lã e outras peças que a gente sabe que vão soltar linhas ou flocos e melhor ainda, sempre que possível, guardar o paetê do avesso para não ter perigo de enganchar em outras roupas e estragar o paetê ou aquela outra roupa que você gosta tanto.

E para finalizar, a maioria dos fabricantes recomenda lavar roupas com paetê usando sabão neutro, e na hora de passar com ferro, consultar ou a etiqueta ou o fabricante. Melhor sempre se aconselhar na hora da compra ou com a própria fábrica, sempre que possível.

Cuide bem das suas roupas e vá brilhar em looks com paetê e toda linda!

/* ]]> */