Beleza Cabelos

Luzes para morenas: confira dicas de como fazê-las no seu cabelo

Você é morena e as suas amigas disseram que o seu cabelo não ficaria bem com luzes? Então, saiba que te enganaram – e muito! Os cabelos castanhos escuros com luzes estão super em alta nesta temporada e prometem ser o diferencial do verão este ano.

Até as celebridades com madeixas escuras estão por dentro da tendência, como as cantoras pop Rihanna e Beyoncé, além das atrizes de Hollywood Drew Barrymore e Jessica Biel, que uma vez ou outra apostam em um visual com tons mais claros nos fios para mostrar ao mundo que as morenas ficam lindas sim com luzes nos cabelos.

Desde californianas, ombré hair ou babylights, as luzes para morenas podem ser uma ótima opção para mudar o visual sem ter que radicalizar demais, uma vez que não é preciso descolorir o cabelo inteiro, evitando aquele “choque” indesejável com a mudança na frente do espelho.

Ainda, as luzes são versáteis e podem ser feitas em mechas mais grossas, para a mulherada mais ousada; ou mais finas, no caso de quem é mais discreta. E se o problema é o medo de clarear os fios demais, existem diferentes tonalidades para fazer as luzes nos cabelos, que podem ser escolhidas de acordo com o seu tom de pele e, é claro, gosto e personalidade.

Portanto, se você é morena e está querendo deixar o seu cabelo castanho escuro com um toque diferente, no artigo de hoje você vai poder conferir dicas de como fazer luzes em morenas para não errar na hora de compor o seu novo visual. Vamos lá?

Dicas importantes para fazer luzes em morenas

O mito de que morenas não podem fazer luzes já ficou no passado há muito tempo. Hoje, qualquer mulher pode apostar nas mechas douradas ou coloridas para dar uma nova cara ao visual, mesmo que tenham cabelos escuros.

No entanto, assim como em todos os outros casos, é preciso estar atenta a alguns truques para combinar as novas nuances nos seus cabelos com o seu tom de pele para deixar o look iluminado com sucesso. Confira, a seguir, quais são eles:

Pense bem antes de fazer

Virar uma morena com luzes do dia para a noite realmente não é fácil. Por isso, se você ainda está insegura para fazer, espere até estar confiante antes de procurar um salão de beleza ou fazer as luzes você mesma em casa.

Pense bem e com calma! Lembre-se de que as mudanças sempre fazem bem para a nossa autoestima, mas ainda sim podem causar um choque nos primeiros dias na frente do espelho. Para se inspirar, procure por fotos de famosas morenas com luzes na internet para começar a se acostumar com a ideia, como as que vamos mostrar no final desse post.

Analise a saúde dos seus fios

Pare na frente do espelho por alguns minutos e observe a textura dos seus cabelos. Eles estão secos, opacos e sem vida? Se sim, desista das luzes. Não só no caso das morenas, mas em todos os tipos capilares, é preciso que os fios estejam saudáveis, hidratados, sem pontas duplas e livres do ressecamento para adotar o visual iluminado nas madeixas.

Caso os seus cabelos não estejam com uma aparência muito boa, aposte em hidratações, nutrições e reconstruções (cronograma capilar) na rotina de beleza antes de fazer as luzes.

Escolha os tons certos

A pergunta que não quer calar é: “Morenas combinam com luzes?”. Sim! No entanto, para acertar na hora de compor o novo visual iluminado, é preciso escolher os tons certos para descolorir ou colorir os cabelos de acordo com o seu tom de pele.

De acordo com especialistas no assunto, a ideia é fazer as luzes sem criar marcas no cabelo, que além de darem um aspecto mais natural ao visual, ainda nos deixam livres da dependência da manutenção, que incomoda muita gente, principalmente pelos altos custos.

No decorrer desse post, você vai conhecer quais são as sugestões dos melhores tons para fazer luzes em morenas.

Aposte na melhor técnica

Assim como existem os tons de luzes que mais combinam com morenas, há também uma série de técnicas que podem dar aquele diferencial que você está procurando para fazer as nuances nos seus fios.

Desde ombré hair, babylights, californianas, sombré hair, entre outras, são várias as técnicas usadas para clarear os fios em morenas, de acordo com o que melhor combina com a sua pele. Se ficar na dúvida, procure um profissional de beleza para avaliar o seu caso e dar uma opinião mais precisa.

A rotina de beleza mudará

Antes de fazer as luzes, é preciso que você saiba que a sua rotina de beleza e cuidados com os cabelos deverá mudar – e muito – após fazer as luzes. Isso porque os processos de descoloração e coloração exigem um maior cuidado com os fios após a aplicação dos produtos químicos, que tendem a ressecar os cabelos e, se não houver os cuidados necessários, causar a queda e quebra dos fios.

Por isso, se você está disposta a mudar o visual, também é preciso estar ciente de que precisará de mais paciência e atenção com os cabelos no dia a dia após fazer as luzes, o que pode acrescentar umas horas a mais na frente do espelho durante a sua rotina.

Cada tipo de luzes pede um corte diferente

Antes de se tornar a mais nova morena iluminada do momento, vale ressaltar que também será preciso mudar o corte de cabelo para combinar com o visual. Para cada tipo de luzes pede um corte diferente.

O Long Bob é um dos favoritos, mas, se ficar na dúvida, lembre-se que qualquer corte repicado sempre cairá melhor com as suas luzes. Procure um cabeleireiro de sua confiança para te ajudar a escolher o melhor corte para as suas nuances.

Tons que mais combinam com luzes para morenas

Agora que você já sabe quais são as dicas essenciais para fazer as luzes em morenas, chegou a hora de conhecer quais são os tons mais indicados para quem quer investir nas nuances douradas ou coloridas nos fios escuros.

É claro que os tons que serão mencionados abaixo não são uma regra geral, mas apenas sugestões dos especialistas de acordo com o que mais combina com o seu tom de pele e de cabelo. Se não quiser segui-los à risca, não tem problema! Afinal, o que conta para fazer as luzes é o seu gosto, e não apenas o que os outros acham.

Uma dica é tomar bastante cuidado com os tons acinzentados, pois estes podem envelhecer mulheres morenas, o que ninguém quer aqui, não é mesmo?

Ainda, é preciso ficar atenta para não trocar os tons naturais dos seus cabelos escuros pelos das luzes. A ideia é apenas oferecer nuances e um efeito iluminado aos seus fios morenos, e não tirar a sua característica natural. Vem comigo!

Tons amarelados

São mais indicados para morenas com cabelos mais claros. A ideia é dar uma iluminação mais natural aos fios, deixando o rosto mais destacado.

Tons avermelhados

As luzes com tons avermelhados são ideais para mulheres com os cabelos mais escuros. Além de darem uma mudada sem radicalizar demais, é possível deixar o visual mais provocante, sensual e estiloso.

Tons de caramelo ou mel

Combinam bastante com cabelos castanhos médios e escuros e são os mais populares por fazerem com que a transição de cores seja mais fácil e menos radical, oferecendo um aspecto degradê que deixa o visual super natural.

Melhores técnicas para luzes em morenas

Depois de conhecer quais são os tons de luzes que mais combinam com o seu tom de pele, nos próximos parágrafos você vai conhecer quais são as melhores técnicas para fazer luzes em morenas, de acordo com a opinião dos fashionistas do momento e experts no assunto.

Mas, atenção! Antes disso, você precisa saber quais são as diferenças entre luzes, mechas e reflexos, que podem oferecer nuances mais evidentes, para a mulherada mais ousada, ou mais discretas, para quem quer apenas dar uma iluminada leve nos fios escuros.

As luzes são uma técnica que ajuda a mudar a tonalidade de apenas uma parte do cabelo, com o intuito de deixar o visual com um aspecto mais natural. O reflexo também muda o tom de apenas uma parte do cabelo, só que com uma quantidade maior de fios, o que torna as nuances mais visíveis que as luzes.

Já as mechas deixam os cabelos mais marcados, dando um ar ainda mais iluminado aos fios. Veja a seguir quais delas são as mais indicadas para fazer luzes em morenas. Vem comigo!

Californianas

As californianas nada mais são que uma técnica que visa oferecer um efeito iluminado apenas às pontas dos cabelos, clareando-as como se fossem “queimadas do sol”, de modo a ficarem semelhantes ao cabelo das surfistas californianas.

Dentre as famosas morenas que adotaram esse tipo de luzes nos fios, chamado estilo “sunkissed”, estão as lindíssimas Nina Secrets e Drew Barrymore.

Ombré Hair

O Ombré Hair é ideal para fazer luzes em morenas por deixar apenas um aspecto sombreado nos cabelos, principalmente nas pontas. A grande diferença em relação às californianas está no efeito degradê que o Ombré Hair deixa nos fios, evitando o aspecto marcado.

A ideia é começar com nuances fininhas saindo da raiz até outras mais marcadas nas pontas, deixando os fios naturais e coloridos mesclados. Dentre as celebridades morenas que já aderiram ao visual estão Jessica Biel e Thassia Naves.

Sombré Hair

Trata-se de uma técnica bem parecida com o Ombré Hair, só que com um efeito mais suave. A ideia é fazer nuances fininhas que saem da raiz e ficam mais claras ao chegarem nas pontas, só que em tons mais próximos da cor natural dos cabelos, criando um aspecto natural e difuso.

Dentre as famosas morenas que aderiram ao visual estão Bruna Marquezine e Izabel Goulart.

Babylights

Como o nome já diz, trata-se de um estilo de luzes que usa nuances clarinhas, bem parecidas com o tom de cabelo dos bebês, para iluminar os fios morenos. Elas são mais fininhas na raiz e não mesclam contrastes fortes de tons, ideais para quem quer clarear o cabelo sem radicalizar demais. Dentre as famosas morenas que aderiram ao visual estão Karlie Kloss e Miranda Kerr.

Cuidados com as luzes para morenas

Como falamos no decorrer desse artigo, as luzes para morenas podem ser feitas em qualquer mulher que queira dar uma mudada no visual sem radicalizar demais na frente do espelho.

No entanto, antes de aplicar qualquer uma das técnicas que citamos anteriormente ou apostar nos tons sugeridos aqui, é preciso saber que a mudança deverá exigir maiores cuidados com os fios, uma vez que eles passarão pelos processos de coloração ou descoloração, que costumam deixá-los mais ressecados e, portanto, se não houver os cuidados adequados, quebradiços e danificados.

Por isso, a seguir, você vai conhecer quais são os cuidados necessários para deixar os seus cabelos escuros iluminados mais bonitos e saudáveis por mais tempo. Vamos lá?

  • Faça hidratações semanais para nutrir os fios. Uma semana antes do processo, faça uma hidratação à base de queratina para fortalecer o cabelo, que irá receber a tintura e demais produtos químicos para fazer as luzes;
  • Use sempre shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, leave-in, ampolas, etc., específicos para cabelos quimicamente tratados, e de boa qualidade, para deixar os cabelos sempre bonitos e saudáveis, além de manter a cor por mais tempo;
  • A manutenção das suas luzes dependerá exclusivamente da técnica utilizada para fazê-las nos fios. Quanto mais natural e suave for o efeito resultante da técnica, menor será a necessidade de retocar, o que ajudará a manter a saúde dos fios.
  • Evite sol, mar e piscina, pois eles podem desbotar as luzes com maior facilidade. Se não houver como evitar esses lugares, use sempre um protetor solar para cabelo;
  • Tome banho sempre em água fria ou morna. O chuveiro em uma temperatura muito quente pode ressecar ainda mais o cabelo e causar a sua queda e quebra;
  • Se você não dispensa um secador ou chapinha, tente ao menos utilizá-los poucas vezes na semana para não danificar a fibra capilar. Como o cabelo com luzes costuma ficar naturalmente desidratado, esses aparelhos em alta temperatura podem deixá-los ainda mais ressecados. E não se esqueça de usar sempre um protetor térmico, ok?

Fotos

Agora que você já sabe tudo sobre as luzes para morenas, que tal dar uma olhada nas fotos abaixo para se inspirar? Se você ainda está na dúvida, os estilos abaixo podem te dar uma forcinha na hora de escolher a tonalidade e técnica que mais combinam com você e com a sua pele!