Nutrição Saúde

Magnésio é essencial à saúde; saiba mais

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Nosso organismo precisa de magnésio para cumprir bem suas funções. Entre elas: contração e relaxamento dos músculos, síntese de proteínas, produção e transporte de energia.

O problema é que nem sempre a quantidade do mineral está em nível adequado. Seja por falta de informação sobre o assunto ou pela correria diária que impede muita gente de seguir uma dieta equilibrada, deixando a desejar no aporte de nutrientes.

Conheça as propriedades do magnésio

• Redução dos efeitos dos radicais livres nas células, auxiliando na prevenção de diversas doenças e do envelhecimento precoce
• Melhora o funcionamento do coração, uma vez que previne arritmias e espasmos nas artérias coronárias
• Ajuda a limpar as artérias
• Reduz a hipertensão
• Auxilia na prevenção das complicações causadas pela diabetes
• Atua na manutenção da saúde dos ossos
• Contribui para o relaxamento geral, pois causa descontração dos músculos esqueléticos, da musculatura dos vasos sanguíneos e do trato gastrointestinal
• Coadjuvante na prevenção da osteoporose, porque atua na produção de hormônios que aumentam a formação dos ossos
• Ajuda a controlar a diabetes, pois age no processo de transporte do açúcar
• Diminui o acúmulo de placas de gordura na parede das artérias
• Na gravidez, evita as contrações uterinas antes de 37 semanas

Saiba mais sobre a importância do magnésio para a saúde

Pelos motivos citados acima, o magnésio é considerado um tranquilizante natural e aliado na manutenção do bom desempenho físico.

Em nosso corpo há, em média, de 21 a 28 gramas de magnésio, distribuídos principalmente nos ossos, músculos e tecidos.

O magnésio é encontrado em verduras e frutas de cor verde, além de frutos secos (nozes, castanhas e amêndoas), feijões e ervilhas.

grape-89081_960_720

Abacate, banana e uva são outras fontes naturais de magnésio.

Você pode aproveitar também: batata, beterraba, quiabo, couve, espinafre, gergelim, girassol, amendoim, leite, arroz e suas versões integrais, derivados da soja (farinha, tofu etc.), aveia, granola e farelo de milho.

O magnésio pode ser incorporado à alimentação por meio de suplementos e alimentos fortificados, como parte integrante de um plano alimentar balanceado.

Em geral, podemos suprir nossa necessidade diária de magnésio facilmente consumindo, por exemplo, uma xícara de chocolate com leite e três fatias de pão integral.

Uma porção de carne acompanhada de salada verde, uma banana grande ou uma xícara de legumes cozidos também são indicados neste sentido.

green

Quando a quantidade do mineral é insuficiente em nosso organismo, ele costuma apresentar os seguintes sintomas: sonolência, alta excitabilidade e debilidade muscular.

Se, além da falta de magnésio, a pessoa ainda apresenta fatores como estresse, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, idade avançada ou tabagismo, a lista de enfermidades e desconfortos ganha mais alguns itens: problemas circulatórios, reumáticos, arritmia, artrose e até infarto.

A ingestão diária recomendada de magnésio deve ser de 300/350 mg por dia para homens e 280 mg por dia para as mulheres. As gestantes devem consumir entre 320 a 350 mg por dia do mineral.

A deficiência de magnésio não é um quadro muito comum. Em geral, ela aparece quando a pessoa é portadora de cirrose hepática, problemas de absorção, acidose diabética; em casos de alcoolismo crônico, vômitos intensos, anorexia, fadiga e abuso de diuréticos.

Quando há osteoporose, é fundamental a ingestão de magnésio e cálcio em conjunto.

Pessoas com insuficiência renal precisam de cautela em relação ao magnésio, para evitar a retenção deste mineral.

Como vimos hoje, a administração correta do magnésio não é somente benéfica, mas também vital para o funcionamento ideal de nosso organismo. É claro que o conteúdo deste post não substitui sua visita ao médico, muito menos suas prescrições.

Mas espero que possa contribuir para que você tenha bem-estar sempre!

Até breve!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */