Beleza Cabelos

Maizena (maisena) no cabelo: conheça os benefícios

Assim como muitos produtos naturais, a maisena também pode ser uma grande aliada para ajudar a cuidar dos seus cabelos e mantê-los saudáveis por mais tempo. Para quem não sabe, a maisena é o amido de milho, tradicionalmente usado na culinária brasileira para fazer mingau ou dar consistência às receitas caseiras, como massas em geral.

O amido de milho já é usado há muitos para cuidar dos cabelos, já que pode trazer inúmeros benefícios no que diz respeito à beleza e força das nossas madeixas. Desde o tempo da vovó, mais especificamente nos anos 40 a 60, as mulheres já usavam a maisena para alisar e dar brilho aos fios. Era a chamada “touca de gesso”, onde os resultados eram impressionantes, pode acreditar!

Mas, afinal, será que maisena no cabelo funciona mesmo? Como usar? Se você ficou interessada, leia o artigo até o final e saiba mais sobre os benefícios do amido de milho para as madeixas e como usá-lo para dar os efeitos prometidos.

Vamos lá?!

Maizena ou Maisena?

Essa é uma dúvida muito frequente e comum entre todos os brasileiros na hora de se referir ao amido de milho. Fique tranquila! Não é complicado entender a diferença entre as duas palavras.

A maisena com “s” se refere ao amido de milho propriamente dito, que você usa na cozinha e, agora, depois de ler esse artigo, usará também nos cabelos. Já a Maizena com “z” se refere à marca de maisena mais famosa nas cozinhas brasileiras, aquela da caixinha amarela, que existe no mercado há mais de 125 anos.

Sendo assim, os dois termos estão certos. O que vai diferenciar é que um se refere ao amido de milho de uma forma geral e o outro à marca. Entendeu?

Benefícios da Maizena (maisena) para o cabelo

cabelos-secos

Como dissemos anteriormente, a maisena pode trazer vários benefícios para os cabelos, desde uma hidratação profunda para dar beleza e força os cabelos até um alisamento natural, libertando muitas mulheres do uso de produtos químicos ou chapinha.

Confira abaixo as principais vantagens de se usar maisena nos cabelos:

Hidrata os fios

A maisena é uma excelente aliada quando se fala em hidratação dos cabelos. No entanto, ela não tem esse efeito se usada sozinha nos cabelos. A dica é usá-la misturada à máscara de hidratação que você já utiliza para hidratar as madeixas. O resultado será de cabelos mais brilhosos e sedosos.

Tira a oleosidade do cabelo

Especialistas indicam que o amido de milho é um importante potencializador para tirar a oleosidade dos fios. Você pode usá-lo nos casos em que não teve tempo para lavar os cabelos direito ou até mesmo como um shampoo a seco. É isso mesmo!

É só aplicar a maisena em pó na raiz do cabelo e espalhar bem. Logo em seguida, você perceberá que a Maizena absorveu todo o óleo dos fios, dando um aspecto mais solto aos cabelos.

Ajuda a reparar as pontas

A maisena também é muito utilizada para recuperar os fios ressecados, principalmente as pontas. Se você já usa produtos para ajudar com as pontas das madeixas, use o amido de milho para potencializar ainda mais os efeitos.

Ele servirá para selar as pontas secas, tarefa que geralmente atribuímos à chapinha depois que fazemos a hidratação para fechar as cutículas dos cabelos. Usar a Maisena trará o mesmo efeito, mas sem agredir o cabelo.

Alisa os cabelos

Fazendo a famosa “touca de gesso” de maisena nos cabelos, você vai notar os seus fios mais lisos e hidratados, sem aquele frizz provocado pelo uso de produtos químicos. Ainda não se sabe ao certo porque a maisena ajuda a alisar os cabelos, mas acredita-se que o alisamento ocorra por causa da glicose presente em sua composição.

Maizena (maisena) no cabelo funciona?

maisena

De acordo com relatos de quem já usou o amido de milho para cuidar das madeixas, a maisena funciona sim. Se usada de forma correta – que vamos ensinar no decorrer do artigo – a maisena pode trazer todos os benefícios citados acima para os seus cabelos.

As principais vantagens notadas são de cabelos com menos volume, mais brilho e maciez. Porém, de acordo com especialistas, a maisena não deve ser usada sozinha nos fios, já que ela não tem o poder de penetrar neles. A dica é misturá-la à máscaras de hidratação ou cremes hidratantes para obter os efeitos desejados do amido de milho.

Você também pode usá-la como forma de shampoo a seco – como falamos anteriormente. Segundo os depoimentos de quem já usou, a maisena tira toda a oleosidade dos fios, deixando os cabelos mais leves e soltos até você poder fazer a lavagem normal.

Como usar Maizena (maisena) no cabelo: passo a passo

touca-de-gesso

Há várias formas de usar a maisena no cabelo. Tudo vai depender do seu objetivo e o resultado que quer alcançar ao aplicar o amido de milho nas madeixas. Como você já sabe, ela serve para hidratar, alisar e tirar a oleosidade dos fios.

Vale lembrar que as receitas com maisena são naturais e não fazem mal ao couro cabeludo e nem aos fios. Portanto, elas podem ser usadas para hidratar ou alisar cabelos de crianças, gestantes, idosas, mulheres com os cabelos virgens ou quimicamente tratados.

Confira abaixo as diferentes formas de preparar as receitas com maisena para os cabelos e escolha a melhor maneira de acordo com os seus objetivos:

Hidratação com Maizena (maisena)

Hidratar os cabelos é uma das especialidades do amido de milho. Por isso, muitas mulheres recorrem à máscara capilar caseira feita com maisena para ajudar a reduzir o volume dos fios, além de dar brilho e saúde às madeixas.

Se o seu objetivo é fazer uma hidratação com Maizena (maisena) nos cabelos, veja abaixo o passo a passo e as dicas para não errar:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de máscara de hidratação;
  • 1 ampola de vitamina E
  • 1 xícara de água filtrada;
  • 2 colheres (sopa) de Maisena (maisena);
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar;
  • 1 colher (sobremesa) de glicerina líquida vegetal (ou bepantol).

Como fazer?

Passo 1: Lave os cabelos apenas com shampoo neutro e seque apenas com uma toalha, deixando os cabelos úmidos. Não é recomendado secar com o secador para potencializar os efeitos do amido de milho.

Passo 2: Misture o amido de milho com a água fria em uma panela e leve ao fogo brando. O ideal é obter uma massa lisa e homogênea.

Passo 3: Espere o “mingau” esfriar um pouco e adicione o bepantol, a vitamina E e o açúcar. Mexa bem até se misturar à massa.

Passo 4: Divida o cabelo em mechas e comece a aplicar a máscara de maisena. A dica é aplicar da raiz às pontas. Para potencializar os resultados, penteie o cabelo com um pente de madeira. Isso fará com que os nutrientes do amido de milho penetrem melhor nos fios.

Passo 5: Depois de aplicar a máscara em todo o cabelo, coloque uma touca térmica ou uma toalha morna e espere de 30 a 40 minutos.

Passo 6: Enxágue o cabelo com água fria e espere secar naturalmente. É preciso evitar secador para não atrapalhar os efeitos da hidratação com maisena.

Passo 7: Finalize aplicando um óleo capilar de sua preferência para dar mais brilho e proteção aos cabelos.

Passo 8: Para ter os efeitos desejados, a hidratação com maisena deve ser feita a cada 15 dias.

Alisamento com Maizena (maisena)

cabelo-hidratado

A maisena pode ser uma grande aliada da mulher quando se fala em alisamento natural. Além de outros benefícios, ela pode te ajudar a ficar longe dos produtos químicos alisadores e, com isso, agredir menos os cabelos. Vale ressaltar que as químicas, quando usadas em excesso, podem danificar as fibras capilares e, com isso, prejudicar a saúde das suas madeixas.

Com o alisamento natural com maisena, não há riscos de acontecer o chamado corte químico, processo no qual se mistura vários produtos ou métodos químicos de alisamento ou relaxamento e que, por sua vez, provoca a queda dos fios, deixando “buracos” enormes na cabeça.

Dito isso, há diferentes formas de fazer as receitas com o amido de milho para alisar os cabelos, sendo que a melhor forma de preparar a máscara vai depender da necessidade capilar de cada uma.

Lembre-se que o alisamento natural com maisena tem efeito gradativo, ou seja, os cabelos vão ficando mais lisos à medida que se vai usando continuamente a máscara. O efeito de madeixas lisas começa a ser visto após a terceira aplicação, aproximadamente.

Outra dica importante é que o alisamento com o amido de milho deve ser feito de 30 em 30 dias. Isso porque, apesar de a queratina e o bepantol – ingredientes usados para fazer a máscara – serem essenciais para a saúde dos cabelos, em excesso eles podem causar queda ou quebra dos fios, provocando o chamado efeito “rebote” nos cabelos, ou seja, os efeitos são invertidos.

O alisamento natural com maisena é indicado para cabelos ondulados ou lisos, pois podem potencializar o efeito escorrido e sem frizz das madeixas. Já para os cabelos cacheados e crespos, o alisamento não fica tão perfeito, pois tem resultado gradativo e não imediato.

Confira a seguir como fazer o alisamento natural com maisena passo a passo:

Alisamento com maizena e leite

Ingredientes:

  • Shampoo anti-resíduo;
  • 1 copo de 100 ml de leite integral;
  • 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação para cabelo de sua preferência;
  • 2 colheres (sopa) de queratina líquida defrizante em creme;
  • 1 colher (sopa) de bepantol líquido (produto dermatológico vendido em farmácias);
  • Selador de cutículas capilar.

Como fazer?

Passo 1: Misture a maisena com o leite e mexa até virar uma massa homogênea. Não precisa levar ao fogo.

Passo 2: Em seguida, adicione o bepantol, a queratina e a máscara de hidratação e misture bem.

Passo 3: Feito isso, lave os cabelos com shampoo anti-resíduo, massageando bem com os dedos para abrir as cutículas dos fios.

Passo 4: Enxágue até sair toda a espuma.

Passo 5: Seque os cabelos com uma toalha até deixá-los apenas úmidos.

Passo 6: Separe o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas. Faça isso da raiz às pontas.

Passo 7: Depois disso, coloque uma touca térmica ou touca de alumínio e espere 40 minutos.

Passo 8: Após os 40 minutos, enxágue bem os cabelos até remover toda a mistura.

Passo 9: Seque com uma toalha até que os cabelos fiquem úmidos.

Passo 10: Aplique o selador térmico, deixe agir por 3 minutos e lave em seguida.

Passo 11: Aplique o desfrizante. Não é necessário enxaguar, pois o produto serve para proteger os fios.

Passo 12: Escove os cabelos normalmente. O resultado é potencializado com a chapinha, mas você só precisa usar se quiser.

Passo 13: Feito isso, é só deixar os cabelos ao menos três dias sem lavar, como no caso das escovas progressivas.

Alisamento com maizena e iogurte

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte natural;
  • 3 colheres (sopa) de maisena.

Como fazer?

Passo 1: Misture os ingredientes até formar um creme maleável e consistente (sem ficar com aspecto muito líquido).

Passo 2: Após fazer a lavagem normal, aplique nos cabelos secos e penteados. Massageie bem com os dedos para abrir as cutículas dos fios.

Passo 3: Deixe agir por 50 minutos ou uma hora.

Passo 4: Em seguida, enxágue e lave o cabelo normalmente.

Alisamento com maizena, leite e óleos capilares (Ojon, Argan e Côco)

Ingredientes:

  • 1 copo de leite integral;
  • 2 colheres (sopa) de maisena;
  • 2 gotas de óleo de Ojon, Argan ou Côco.

Como fazer?

Passo 1: Misture os ingredientes até formar um creme consistente e homogêneo. A dica principal é não deixar a mistura muito líquida para não dificultar a aplicação nos cabelos.

Passo 2: Separe o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma, massageando bem os cabelos com os dedos para abrir as cutículas.

Passo 3: Deixe agir por 50 minutos ou uma hora.

Passo 4: Enxágue bem até tirar toda a mistura e lave o cabelo normalmente.

Alisamento com maizena e chocolate em pó

Ingredientes:

  • 1 copo de 200ml de leite integral;
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho;
  • 2 colheres (sopa) de queratina líquida.

Como fazer?

Passo 1: Bata todos os ingredientes em um liquidificar por três minutos.

Passo 2: Após lavar os cabelos e deixar secar naturalmente, divida-o em mechas.

Passo 3: Aplique a mistura em cada uma delas, massageando bem com os dedos para abrir as cutículas dos fios.

Passo 4: Aguarde pelo menos duas horas para que a mistura aja nos fios.

Passo 5: Em seguida, lave os cabelos apenas com água e condicionador.

Comentar