Remédios Saúde

Malefícios do anticoncepcional: entenda quais são

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A pílula anticoncepcional é a união de hormônios sintéticos que derivam da união do etinilestradiol com progestogênico e faz parte da vida da mulher desde a adolescência. Isso porque, mesmo sem ter uma vida sexual ativa, muitas dessas mulheres fazem o uso do medicamento para combater possíveis problemas no útero ou ovários.

Sabe-se que a pílula é uma bomba hormonal dentro do organismo e, mesmo assim, as mulheres fazem o uso mensal do medicamento. O grande problema é que muitas dessas mulheres não sabem o tamanho do problema que estão ingerindo e só percebem a gravidade quando algum problema de saúde aparece em decorrência do uso.

Leia também: Anticoncepcional masculino: saiba como funciona

A pílula anticoncepcional dá autonomia e segurança para a mulher, mas é preciso pesar os prós e contras e analisar se realmente vale a pena usá-la.

Quais são os malefícios do uso do anticoncepcional?

pilula-anticoncepcional

Existem vários tipos de anticoncepcionais, mas a pílula oral e o medicamento injetável são os mais usados pelas mulheres. Listamos aqui alguns dos malefícios que o uso traz para a saúde.

Perca de libido

Provavelmente, você já sentiu esse impacto na sua vida sexual ou ouviu de uma amiga próxima que a vontade de transar havia diminuído. Isso possivelmente acontece por causa do anticoncepcional. A ocitocina, progesterona, DHT, DHEA e o estradiol são os hormônios responsáveis pela libido feminina e o uso da pílula inibe esses hormônios e, consequentemente, diminui a vontade de transar.

Engorda?

Algumas mulheres travam uma guerra contra a balança e, por fazer o uso do anticoncepcional, fica ainda mais difícil vencer. Não é comprovado cientificamente que o anticoncepcional engorda, mas a grande quantidade de hormônios presentes na composição da pílula retém líquidos, fazendo com que a mulher fique mais inchada e ganhe peso com isso.

Trombose

O uso do anticoncepcional aumenta a produção de coágulos podendo causar trombose. Se na sua família há algum caso de trombose, procure orientações médicas, pois, neste caso, existe uma pré-disposição para desenvolver a doença.

A testosterona é um hormônio somente masculino?

Quando ouvimos falar em testosterona já imaginamos pelo em excesso e voz grossa, mas não é nada disso. A testosterona é um hormônio produzido tanto por homens quanto por mulheres, a diferença é que no organismo masculino essa produção é 30 vezes maior.

No corpo feminino, ela é responsável também pela libido e o uso de anticoncepcionais diminui a produção de testosterona no organismo.

Meios alternativos

Se você não quer mais fazer o uso das pílulas anticoncepcionais, existem alguns métodos alternativos que podem te ajudar a prevenir a gravidez sem que te prejudique.

Tabelinha

tabelinha

 

Uma boa opção é o uso da tabelinha. Existem aplicativos para celular que disponibilizam essas tabelas onde você pode fazer o acompanhamento do seu calendário menstrual, te informando os dias da menstruação, período fértil e ovulação.

Camisinha

camisinhas_1

Há quem diga que não gosta de transar sem camisinha porque incomoda ou machuca, mas até para as peles mais sensíveis existe a camisinha de látex, que é um material menos agressivo para a pele sensível. Além de prevenir gravidez, a camisinha é a maior aliada na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

DIU

diu

O Dispositivo Intrauterino, popularmente conhecido como DIU, também é uma boa opção para quem quer se livrar das pílulas anticoncepcionais. Existem dois tipos de DIU: o de cobre, que é um material de plástico revestido de cobre; e o hormonal, que vai liberando o hormônio depois de inserido. O DIU hormonal, mesmo liberando o material no útero, é menos agressivo e perigoso que a pílula anticoncepcional.

Saúde é coisa séria! Portanto, leia, pesquise e se informe junto ao seu médico sobre qual é a melhor opção para você.

1 comentário

  • Gostei muito do texto, bem informativo. Estou pensando em tomar injeção mensal. Mas tenho uma dúvida, elas ajudam a reter muito líquido? Engorda? Não quero engordar 1KG que seja!. Podem me ajudar?

Comentar

/* ]]> */