Exercícios Saúde

Dicas para malhar durante a menstruação: veja como superar os dias difíceis!

Malhar durante a menstruação

Hormônios com tudo, dores, cólicas, inchaço, cansaço, vontade de comer doce… Amiga, eu sei, é difícil! E motivo para sair da cama e treinar durante a menstruação, se a gente for pensar bem, não tem.

Mas até por causa de tudo isso, é importante continuar se exercitando. Veja dicas para superar as dificuldades e garantir endorfina, sensação de bem-estar e calma:

  • Encontre a proteção ideal – um dos motivos para não malhar menstruada é a preocupação de ficar suja. Mas com o absorvente certo, você pode ficar segura para mexer o corpo à vontade, inclusive quando o fluxo for maior.

Um absorvente interno ou um copo menstrual dificulta o vazamento no lugar errado porque prende o sangue. Caso ainda fique com receio de acidentes, acrescente o absorvente externo.

Os copos menstruais nem sempre são confortáveis para todas, porém, têm sido apontados como melhores que os absorventes internos na prevenção de vazamentos. De qualquer forma, é preciso testar para saber se vai gostar ou não.

Ao optar por um absorvente interno, insira-o bem antes de se exercitar, para ele ficar no local ideal e reduzir a chance de surpresas desagradáveis.

  • Aposte nas roupas escuras – as roupas certas ajudam a dar mais segurança nesse período tão cheio de emoções e incômodos. O bom e velho pretinho básico nas calças, shorts ou bermudas é infalível, pois disfarçam caso aconteça um vazamento da menstruação. Para completar o look, vá de camisa ou jaqueta também escura. Ao sinal de imprevisto, ela poderá ser amarrada na cintura para disfarçar até você completar seu treino.
  • Fuja de peças muito apertadas – shorts de ciclista ou leggings justas demais não são aconselháveis durante a menstruação porque deixam qualquer pequeno vazamento mais evidente.

Uma dica para malhar menstruada é optar por peças típicas de ioga ou dança. Isso inclui blusas folgadas para evitar pressão no abdômen já congestionado.

Além de dar uma proteção extra, elas facilitam os movimentos e são mais confortáveis, especialmente se você retém muito líquido e fica inchada.

E complemente o visual comfy com calcinha tipo short por baixo. Fuja de fio-dental e calcinha rendada ao treinar nesses dias.

  • Alongue-se! Além de evitar lesões, o alongamento antes de qualquer atividade física ajuda a aliviar as cólicas.

A postura com joelhos no peito, por exemplo, solta os músculos abdominais e reduz o desconforto. Basta deitar no chão e trazer os joelhos na direção do peitoral, abraçando as panturrilhas. Você pode pedir ao seu professor outras opções com essa finalidade.

  • Cardio levinho – se não estiver disposta como de costume, pegue leve. Que tal uma corrida ou caminhada durante 30 minutos, sempre no mesmo ritmo? Deixe o nível de dificuldade avançado e os intervalos variados para os dias “normais”.

Com a velocidade constante, você tem um pouco mais de conforto durante a atividade física, para seu corpo entender que está fazendo menos esforço. Seu abdômen com cólica, certamente, conseguirá ficar estável e não impedirá você de treinar.

Se você ainda não chegou à conclusão que deve malhar menstruada, experimente atividades de baixo impacto, voltando aos mais pesados depois que o período terminar.

Quem passa muito mal e tem cólicas extremas não deve forçar a barra. O melhor é procurar ajuda médica para entender os motivos e aliviar as dores com acompanhamento especializado.

E mesmo quem não sofre tanto assim quando está menstruada, se o corpo pedir para descansar, descanse. Às vezes, é tudo o que ele precisa para ficar novinho em folha. E assim, você poderá retornar às suas atividades realmente renovada, dentro ou fora da academia.

Converse com seu ginecologista sobre como reduzir desconfortos e tirar máximo proveito da atividade física durante o período menstrual. Vamos combinar que a fase já não é agradável, e sem exercício, pode ficar pior ainda. Mexa-se!

Até o próximo post!

/* ]]> */