Beleza

Manteiga de karité: conheça os benefícios e saiba como usar esse produto natural

A manteiga de karité está presente na formulação de muitos cosméticos. Se você nunca usou um, provavelmente já viu ou ouviu falar de algum produto com este ativo.

Isso porque a manteiga de karité possui compostos e propriedades que trazem benefícios comprovados para a saúde da pele e dos cabelos.

Se você ainda não conhece ou já ouviu falar mas tem dúvidas sobre seu uso, leia este post e descubra todos os benefícios que a manteiga de karité pode trazer para sua beleza. Confira!

O que é manteiga de karité?

A manteiga de karité é extraída das sementes de uma árvore da região oeste da África, a Butyrospermum parkii. É uma das gorduras vegetais mais valiosas do mundo, de altíssima qualidade e muito rica em termos nutricionais.

É composta basicamente de quatro ácidos graxos: os ácidos esteárico, oleico, linoleico e araquidônico, responsáveis por suas propriedades hidratantes para a pele e cabelo.

Também contém vitamina A e E que atuam como antioxidantes naturais desempenhando um papel anti-inflamatório. É um agente emoliente com excelentes propriedades sensoriais graças à combinação de ácidos graxos (ômega 9 e ômega 6) e triglicerídeos.

Além disso, possui ácido cinâmico que protege a pele dos raios UV.

Manteiga de karité para a pele

manteiga-de-karite-1

Graças à sua alta emoliência, a manteiga de karité combate o ressecamento da pele, mantendo sua hidratação natural, mas sem deixa-la gordurosa ou lustrosa. É indicada principalmente para peles sensíveis ou ressecadas.

No rosto, ela pode ser aplicada pura ou em formulações que a contenham, como cremes faciais. Pode ser usada tanto de noite como de dia já que protege a pele dos raios UV. Em sua forma pura, é um excelente hidratante labial.

No entanto, pessoas com pele oleosa devem ter cuidado ao aplicar a manteiga de karité no rosto, já que é um produto bastante oleoso.

No corpo, pode ser usada praticamente em todas as áreas, principalmente as que costumam ser mais ressecadas, como cotovelos, pernas e joelhos.

Ela promove hidratação intensa, além de suavizar a pele. Também pode ser usada em formulações de cremes ou pura, aplicando com as mãos e massageando suavemente a pele.

Por sua ação altamente hidratante, também pode ser utilizada na prevenção de estrias, principalmente as ocasionadas pela gravidez.

Manteiga de karité para o cabelo

manteiga-de-karite-de-senegal-pura

A manteiga de karité também é indicada para cuidados com o cabelo, fazendo parte da formulação de shampoos, condicionadores e cremes de tratamento.

É um revitalizante natural e eficaz, que oferece brilho, maciez e flexibilidade, sendo o produto ideal para cabelos secos, fracos e quebradiços.

A gordura da manteiga de karité devolve às fibras capilares, componentes lipídicos perdidos durante a rotina de tratamento diário do cabelo, além de recobrir os fios, reduzindo o atrito e, consequentemente, o frizz.

Os produtos que contém este ativo em grande concentração protegem a umidade do fio de cabelo, garantindo a hidratação. É uma excelente fonte de nutrição e uma forma simples e rápida de ajudar o cabelo a se reconstruir.

Também é possível utilizar a manteiga de karité pura nos cabelos. Veja três sugestões de uso:

  1. Lave os cabelos normalmente e retire o excesso de água. Passe a manteiga de karité no comprimento dos fios (evite a raiz), coloque uma touca de banho, aguarde 30 minutos e enxágue com água morna;
  2. Espalhe um pouco de manteiga de karité nas mãos e passe nos fios secos e não lavados, principalmente nas pontas e regiões mais ressecadas. Deixe o quanto desejar e depois lave o cabelo normalmente;
  3. Aplique manteiga de karité nos cabelos antes de dormir e ao acordar lave os fios como de costume.

É sempre importante lavar ou enxaguar bem os cabelos após usar a manteiga, pois se restarem resíduos no cabelo, ele pode ficar com aspecto pesado e oleoso. E ao aplicar evite a raiz dos fios.

A manteiga de karité é um ativo muito versátil, podendo inclusive ser manipulado em fórmulas especiais desenvolvidas para atender necessidades individuais.

Ela não possui contraindicação, mas alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo, ela não deve ser ingerida e deve-se evitar contato com os olhos e áreas com pele lesionada. Pessoas com pele ou cabelo oleosos devem usar com moderação, pela sua textura mais gordurosa.

Agora que você já conhece todos os benefícios deste produto natural, que tal dividir as informações sobre a manteiga de karité com as amigas? Compartilhe este post nas redes sociais!

Veja também:

/* ]]> */