Beleza Maquiagem

Maquiagem para pele negra: como fazer passo a passo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Nenhuma mulher resiste a uma maquiagem, não é mesmo? Porém, antes de sair pintando todo o rosto, é preciso saber que cada uma tem um tipo de pele diferente e que deve ser lembrado na hora de escolher os tons e cores da maquiagem perfeita para o dia a dia.

A pele negra é uma das que merece uma atenção especial na hora de fazer uma make. Isso porque a pele é mais oleosa e tem mais tendência ao surgimento de manchas, devido à maior concentração de melanina.

É essencial achar os tons certos para elevar as características da pele, sem deixá-los com aparência alaranjada ou acinzentada. A maquiagem perfeita para a pele negra traz um brilho todo charmoso e cores marcantes para realçar ainda mais a beleza da cor negra.

Aprenda a cuidar da pele negra e fazer uma maquiagem poderosa lendo esse artigo até o final.

Como escolher a maquiagem para a pele negra?

maquiagem-para-pele-negra-base

Essa é a parte mais importante na hora de escolher a make perfeita. Investir em um bom corretivo, base e pó compacto é essencial para começar uma boa maquiagem, seja ela para uma ocasião especial ou para o dia a dia, em qualquer horário do dia.

Em seguida, escolher sombras com cores vivas e brilhantes, um blush, batom, entre outros produtos para realçar a beleza e iluminar a pele negra, complementam o look e deixam a mulher ainda mais bonita.

Confira abaixo as dicas para escolher os produtos certos para a pele negra:

1 – Base para pele negra

A primeira coisa a se pensar na hora de escolher a base ideal é saber qual o seu tipo de pele – se é oleosa ou ressecada. Se a pele for oleosa, é preciso evitar bases líquidas ou em bastão, pois podem aumentar a produção de óleo no rosto.

Em relação à cor, é preciso ir sempre de acordo com o seu tom de pele, testando no próprio rosto – especialmente na testa – ou no colo e ombros, que são os pontos que mais “conversam” entre si na hora de fazer a maquiagem. Invista em tons com micropigmentos dourados ou tons de bronze.

A textura da base (matte, líquida, pó, acetinada) vai depender do tipo de pele de cada uma, mas o importante é preparar pele antes com um hidratante e primer para evitar o aspecto acinzentado e acúmulo do produto nas linhas finas do rosto.

2 – Corretivo para pele negra

De uma forma geral, o corretivo mais usado para maquiagens na pele negra é o de cor laranja. No entanto, a cor ideal deve ser escolhida de acordo com o tom de pele de cada uma, em especial.

Para disfarçar as imperfeições, usa-se o critério normal de seleção de corretivos: o amarelo, para cobrir olheiras e manchas arroxeadas; o verde, para cobrir espinhas ou cicatrizes avermelhadas; o lilás, para disfarçar imperfeições amarronzadas ou amarelo-laranjadas.

3 – Pó compacto para pele negra

A estratégia para escolher o melhor pó compacto para a pele negra é o mesmo que para a base. Aposte no seu tom de pele para garantir uma maquiagem bonita. Teste o produto antes no próprio rosto ou no colo e ombros.

4 – Blush para pele negra

Por possuir um brilho todo natural, a pele negra valoriza ainda mais o blush de uma bela maquiagem. Invista em tons marrom-escuro e marrom-café, ideais para makes durante o dia, e rosa queimado e terracota, que dão um ar de saúde à pele negra. Ainda, o tom de uva fica lindo nesse tipo de pele.

Como-fazer-maquiagem-perfeita-para-a-pele-negra-1

5 – Iluminador para a pele negra

O iluminador ideal para a pele negra deve variar em tons marrons ou duas vezes mais claros do que a cor da pele. Ainda, aqueles que possuem um brilho puxado do bronze para o dourado também deixam a maquiagem ainda mais bonita na pele negra.

Outra alternativa é procurar por iluminadores com fundo levemente acinzentado ou esverdeado.

6 – Sombras para pele negra

As cores mais indicadas na hora de fazer uma bela make em mulheres de pele negra são as de tons mais escuros, como o cobre, marrom, dourado, preto e azul marinho. No entanto, a sombra coral, assim como a lilás e a roxa, também dão um up na maquiagem perfeita.

A dica é saber combinar a cor com o tom da sua pele. Apesar de as cores branca, cinza, vermelha e verde não serem indicadas para a pele negra, vale a pena investir em uma maquiagem ousada, se souber combinar os tons.

sombra-para-pele-negra-1

7 – Batom para pele negra

Na hora de escolher o batom ideal para complementar a make, é preciso pensar em qual cor combina com o seu tom de pele e qual o efeito que você quer dar à sua boca. Os tipos cereja e vinho, por exemplo, ficam lindos na pele negra, mas aumentam o volume dos lábios.

Por outro lado, cores menos vivas, como o rosa opaco e os tons nudes, também caem super bem e dão um aspecto todo natural à maquiagem.

8 – Máscaras de cílios para pele negra

Elas são super bem-vindas em uma maquiagem para a pele negra. A cor preta – que e a mais comum entre as máscaras – cai super bem em mulheres negras, já que realçam ainda mais os olhos. Abuse das máscaras nos cílios, principalmente nos cantos dos olhos para dar a sensação de ainda mais volume.

9 – Delineador para pele negra

O delineador é essencial para marcar o olhar, ainda mais se estiver aliado à uma sombra marcante e à uma boa máscara de cílios. Em geral, a cor preta fica bem a maquiagem, mas as cores azul e berinjela realçam bem mais a beleza da pele negra.

delineador-para-negras

10 – Baby Cream para pele negra

O baby cream é mais utilizado em dias corridos, quando não dá tempo de fazer uma maquiagem. A cor ideal é aquela que mais se aproxima do seu tom de pele. Ele é prático, hidrata e uniformiza o tom da pele, ou seja, tem todas as funções dos produtos listados acima em um só.

Como preparar a pele negra para maquiagem

Antes de fazer qualquer maquiagem, é preciso lembrar que uma pele bonita e hidratada deixa a make ainda mais perfeita. Por isso, tomar os cuidados essenciais de higienização é o mais importante antes de começar o procedimento.

Veja abaixo como preparar sua pele para uma maquiagem:

  • Lave o rosto com sabonete ideal para o seu tipo de pele;
  • Tonifique e hidrate a pele com um protetor solar;
  • No caso de pele oleosa, é recomendado usar um primer no lugar de hidratantes.

Como fazer a maquiagem para a pele negra passo a passo

natural-makeup-for-dark-skin-tones

Depois de preparar e higienizar a pele, é hora de aprender como fazer a maquiagem perfeita para o seu tom de pele. As cores que serão usadas vão depender da ocasião e horário em que a make será feita.

O mais importante é aprender a ordem dos produtos que serão aplicados na pele para fazer a make e, depois, as cores que serão usadas de acordo com o lugar que você vai.

Confira o passo a passo e saiba como fazer a maquiagem:

Passo 1: Aplique a base e o corretivo

Muita gente fica na dúvida na hora de aplicar a base e o corretivo, por não saberem a ordem exata que os produtos devem ser passados na pele. De acordo com especialistas em maquiagem, a base deve ser aplicada antes do corretivo. Isso porque a base abrange o rosto inteiro e pode retirar o corretivo aplicado antes, expondo as imperfeições que ele cobriu anteriormente.

Aplique a base de dentro para fora, com pincel ou com as pontas dos dedos, deixando a pele fina e com efeito natural. Já o corretivo deve ser aplicado com pincel, dando batidinhas ou com as pontas dos dedos.

Passo 2: Passe as sombras

Depois de feita a maquiagem com a base e o corretivo, é hora de aplicar as sombras, seguindo as dicas de cores que nós falamos anteriormente. Tente não deixar o pó das sombras caírem debaixo dos olhos, para não dar uma impressão de olheiras.

Se isso acontecer, retire o excesso que caiu na pálpebra inferior e aplique um pouco de corretivo para amenizar. Ah! Não se esqueça de marcar bem o côncavo.

Passo 3: Aplique o delineador e a máscara de cílios

Depois de feitas as sombras nos olhos, é hora de realçar com o delineador e a máscara de cílios. Você pode fazer o delineado bem rente à raiz dos cílios, em linha fina ou grossa, dependendo do seu gosto. Se você não tiver muita prática com o delineador, faça o desenho antes com um lápis e, depois, passe por cima.

Feito o delineado nos olhos, aplique a máscara nos cílios, dando prioridade nos pelos do meio até o canto de fora dos olhos para dar uma impressão de mais volume.

Passo 4: Use o blush e iluminador

O blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto, no nariz, testa e queixo para dar um tom mais natural à pele. Use as cores que nós indicamos acima para obter um melhor efeito.

O iluminador deve ser aplicado sempre nas pontas, nas laterais, entre os olhos e a bochecha, na altura do blush aproximadamente.

Passo 5: Passe o batom

Este é o último passo para uma bela make. Depois de escolhida a cor ideal para a sua pele e ocasião para a qual está se maquiando, passe o batom. Você pode passar um lápis no tom do batom e por cima o batom da cor desejada. O batom mate tem uma fixação melhor.

Você pode corrigir as imperfeições no canto da boca com corretivo em tom mais claro e passar a base por cima.

Maquiagem para pele negra para o dia – Passo a passo

maquiagem-para-pele-negra-dia

  • Passo 1: Limpe bem o rosto e tonifique, como aprendeu anteriormente;
  • Passo 2: Com o auxílio de um pincel para base ou com a ponta dos dedos, espalhe a base por todo o rosto;
  • Passo 3: Aplique o corretivo nas manchas e imperfeições;
  • Passo 4: Com um pincel macio, aplique o blush na maçã do rosto e puxe em direção às têmporas para afinar o rosto;
  • Passo 5: Para a sombra, opte por um tom de dourado (mas evite sombras com muito brilho, pois pode pesar muito durante o dia) e espalhe por toda a pálpebra móvel;
  • Passo 6: Com uma sombra na cor marrom, faça o contorno dos olhos, marcando a parte externa em forma de um “V” deitado para dar profundidade ao olhar;
  • Passo 7: Use um delineador dourado para fazer um traço fino bem rente aos cílios superiores;
  • Passo 8: Aplique de duas à três camadas da máscara de cílios preta para marcar o olhar;
  • Passo 9: Aposte em um batom próximo à cor da sua boca e que tenha fundo rosado para completar o visual.

Maquiagem para a pele negra para a noite – Passo a passo

maquiagem-para-pele-negra-noite

  • Passo 1: Prepare toda a pele antes de iniciar a make, com higienização e hidratação e, depois, base e corretivo;
  • Passo 2: Aplique um primer na pálpebra móvel antes de fazer as sombras;
  • Passo 3: Com uma sombra mais escura – tipo preta ou chmbo – faça uma espécie de “V” no canto externo do olho para dar profundidade;
  • Passo 4: Aplique sombra da cor prata no restante da pálpebra e esfumace-a para misturar à sombra mais escura no canto externo;
  • Passo 5: Aplique uma sombra clara – de preferência bege ou branca – próximo à sobrancelha para iluminar o olhar;
  • Passo 6: Passe um lápis preto na marca d’água dos olhos para marcar o olhar;
  • Passo 7: Aplique o delineador preto em um traço fino bem rente à raiz dos cílios superiores;
  • Passo 8: Use um curvex para deixar os cílios bem marcados e curvados;
  • Passo 9: Passe de duas à três camadas de máscara para cílios para deixar o olhar bem marcado;
  • Passo 10: Use um batom de cor mais próxima ao tom da sua boca ou, se a sombra não tiver muito brilho, invista em um batom mais forte, como na cor vermelha, por exemplo.
  • Passo 11: Para uma maquiagem noturna completa, aposte em um iluminador dourado acima do blush para dar um visual mais natural.

Maquiagem para pele negra – 10 fotos para se inspirar

make-pele-negra-1

imagem-maquiagem-para-pele-negra

maquiagem-para-negra

foto-make-para-negras

make-para-pele-negra

foto-maquiagem-para-pele-negra

maquiagem-negra-2

make-pele-negra

maquiagem_ebano

An isolated studio shot of a beautiful young woman putting on makeup

Comentar

/* ]]> */