Saúde

História e origem da massagem californiana: conheça o Instituto Esalen

Massagem Californiana origem

Você já ouviu falar sobre a massagem californiana?

Também conhecida como massagem Esalen, já que nasceu no Instituto Esalen localizado na Califórnia, essa técnica é um conjunto de fricções, pressões, toques e carinhos que visam proporcionar tranquilidade e bem-estar.

Os movimentos são trabalhados a partir do Hara, um ponto oriental de energia que fica abaixo do umbigo. A base do procedimento une diferentes técnicas, como alongamentos e extensões repletos de delicadeza e harmonia, a intuição do terapeuta e a sincronização com a respiração do paciente.

Mas de onde surgiu esta técnica? Descubra neste post a história e origem da massagem californiana.

A fundação do Instituto Esalen

Como dissemos acima, a massagem californiana teve origem no Instituto Esalen. Mas do que se trata este instituto?

O Instituto Esalen é uma instituição sem fins lucrativos, situada em Big Sur, na Califórnia. Trata-se de um centro educacional multidisciplinar com foco em disciplinas alternativas, como a meditação, massagem, yoga, espiritualidade, entre outras.

Em outras palavras, o Instituto Esalen atua na educação alternativa humanitária, contribuindo com o estudo e desenvolvimento de atividades que proporcionam a evolução pessoal do ser humano.

A ideia de criar este centro educacional surgiu em 1962, quando Michael Murphy e Dick Price, recém-formados pela faculdade de Standford, se uniram para realizar um sonho em comum. Eles se preparavam para uma palestra na região, e criaram algumas técnicas inspiradoras que deram início ao grande projeto que resultaria no Instituto Esalen.

Mais tarde, outros especialistas em ciências, física, psicologia e outros se interessaram pelo projeto e contribuíram para o crescimento do centro.

A origem da massagem californiana

A massagem californiana teve origem na década de 60, quando terapeutas do Instituto Esalen buscavam respostas para os desconfortos de ordem psicofísicas típicos dos veteranos da guerra do Vietnã internados no instituto.

Eram pessoas que, devido as terríveis experiências vividas, manifestavam enorme necessidade de calor humano, ou seja, carinho e proteção.

Assim, pouco a pouco, a massagem californiana foi sendo desenvolvida unindo diferentes movimentos, sincronização da respiração e intuição do terapeuta, com o objetivo de proporcionar aos veteranos de guerra a tranquilidade e o bem-estar que tanto precisavam.

Com o tempo, essa técnica foi se difundindo e passou a ser aplicada em qualquer pessoa que tivesse tais necessidades e que quisesse usufruir dos benefícios do método, fazendo com que a massagem californiana se consolidasse como uma técnica de relaxamento físico e mental.

A popularização das técnicas desenvolvidas no Instituto Esalen

Apesar do trabalho pioneiro no estudo e desenvolvimento de terapias alternativas, foi só em 1966 – cinco anos após o início de suas atividades – que os trabalhos do centro começaram a se tornar populares.

O motivo foi uma publicação sobre o Instituto Esalen na revista americana Look. A matéria chamou a atenção do jornal Times, que também publicou um artigo sobre o centro em 1967 e, no final deste mesmo ano, um outro artigo ganhou destaque na The New York Times Magazine.

Com o aporte da mídia, o Instituto Esalen ganhou notoriedade e as pessoas começaram a se interessar pelos workshops que promoviam a experimentação de massagens e atividades que despertavam emoções distintas nos visitantes. Era uma maneira nova de realizar apresentações, e a intenção do centro era criar uma nova ética entre tais práticas terapêuticas.

Atualmente o Instituto Esalen desenvolve diversas terapias além da massagem californiana, entre elas:

  • Meditação;
  • Gestalt;
  • Yoga;
  • Psicologia;
  • Espiritualidade;
  • Alimentação orgânica.

Por fim, vale ressaltar que a massagem californiana foi apenas uma das técnicas criadas no instituto, mas que ganhou notoriedade por seus benefícios como: sensação de relaxamento, conexão espiritual, tratamento de dores crônicas, problemas com a má postura e liberação do fluxo de energia corporal.

No entanto, o instituto atua em diversas frentes, proporcionando ao público atividades, workshops e aprendizado. Se você que saber sobre as atividades ministradas no Instituto Esalen, pode obter mais informações no site da organização.

Você já conhecia a massagem californiana e o Instituto Esalen? Conta para a gente nos comentários!

/* ]]> */