Emagrecimento Nutrição

Matchá emagrece? Conheça os benefícios para o corpo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Como muitas mulheres já sabem, os chás são excelentes aliados na perda de peso e trazem inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque a maioria das ervas têm propriedades antioxidantes e nutrientes que ajudam a tratar as mais diferentes enfermidades, dentre eles o acúmulo de gordura no corpo.

O Matchá é um deles e tem ganhado destaque entre a mulherada nos últimos tempos. Ele é um poderoso emagrecedor e energético que, além de ajudar na perda de peso, ainda ajuda na concentração e disposição para praticar atividades físicas.

Há quem diga que ele é ainda mais potente que o famoso chá verde, muito conhecido por sua eficiência emagrecedora, acelerando o metabolismo e atuando na queima de gordura. Mas, afinal, o que é o Matchá? Quais são os benefícios que ele traz para a saúde? Ele ajuda mesmo a emagrecer?

Se você ficou curiosa e quer saber mais sobre a bebida que está virando febre entre a mulherada, leia esse artigo até o final e entenda quais são os benefícios do Matchá para o nosso corpo.

O que é o Matchá?

matcha-1

O Matchá é um tipo de chá verde em pó de alta qualidade, extraído de uma planta chamada Camellia Sinensis. Diferentemente de outros chás, ele é obtido a partir de produção artesanal.

São usadas folhas jovens do chá verde, originadas de plantações protegidas da exposição ao sol. Durante o processo de fabricação, as folhas são trituradas vagarosamente em um moinho de pedras até virarem pó.

A sua principal diferença em relação aos demais chás emagrecedores é uma maior quantidade de aminoácidos, que são essenciais para a manutenção e recuperação dos músculos do corpo, e também de clorofila e L-teanina, substâncias que auxiliam na dissolução e eliminação de gordura do organismo.

Além disso, a bebida traz em sua composição nutricional a cafeína e as catequinas, que ajudam na aceleração do metabolismo, promovendo, então, a perda de peso.

Segundo especialistas, o Matchá é capaz de aumentar a queima de calorias em até 40% durante a prática de atividade física. Esse efeito poderoso se dá por conta da presença de agentes termogênicos presentes em sua composição.

Resumidamente falando, o chá é uma das mais potentes bebidas verdes. Prova disso é o fato de ele possuir em suas folhas de 10 a 15 vezes mais nutrientes que os demais chás da espécie.

Benefícios do Matchá

cha-matcha-beneficios-e-propriedades

Como você já deve estar percebendo no decorrer desse artigo, o Matchá possui muitas propriedades benéficas para o nosso corpo, que podem ajudar a emagrecer e trazer outras vantagens para quem o toma.

Veja abaixo os principais benefícios que o Matchá traz para a saúde:

Acelera o metabolismo

Graças às suas propriedades termogênicas, o Matchá acelera o metabolismo de forma surpreendente, queimando até 40% das suas calorias, ou seja, quatro vezes mais rápido que o normal para o corpo humano.

Retarda o envelhecimento

Devido à presença de substâncias antioxidantes, a bebida combate a presença dos radicais livres, responsáveis pelo desgaste das nossas células. Deste modo, o Matchá atua como um eficiente remédio no combate ao envelhecimento precoce da pele.

Fornece energia para o corpo

Por conter cafeína em sua composição, o chá atua como um energético natural, ajudando o corpo a ter mais disposição para praticar atividades físicas e a manter o foco. Por este motivo, é muito procurado por atletas e pessoas que frequentam a academia.

mulher-corredora-tomando-smoothie-cha-matcha-nutridirect

Ajuda na recuperação dos músculos

Como falamos acima, o Matchá é reconhecido por especialistas por conter alta concentração de aminoácidos, que são essenciais para amenizar a fadiga muscular e auxiliar na recuperação dos músculos após a atividade física.

Alivia o estresse

A L-teanina presente na composição da bebida é um tipo de aminoácido que ajuda a acalmar a mente e reduzir a ansidade. Por isso, o Matchá é capaz de aliviar o estresse e acabar com a ansiedade, que é um dos motivos para o aumento de peso nas mulheres.

Combate a retenção líquida

Por causa das suas propriedades antioxidantes, o Matchá age como um diurético no nosso organismo, eliminando a retenção de líquidos e, portanto, diminuindo o inchaço do corpo e reduzindo o peso na balança.

Ajuda no emagrecimento

Como falamos acima, a bebida é rica em propriedades termogênicas que podem ajudar na queima de gordura corporal e, portanto, auxiliar no emagrecimento.

Além disso, o Matchá possui cafeína, que melhora a disposição para praticar atividades físicas, essenciais para emagrecer rápido e com saúde.

Combate o câncer

Graças à alta quantidade de catequinas presente em sua fórmula, o Matchá atua como um poderoso combatente ao câncer, ajudando a prevenir a doença, principalmente o de mama.

Desintoxica o organismo

As clorofilas presentes no Matchá ajudam a eliminar as toxinas presentes no nosso corpo e que impedem o bom funcionamento do organismo.

Controla o colesterol

Por ser rico em fibras, o Matchá ajuda no controle do colesterol ruim, o que é essencial para prevenir doenças cardiovasculares.

Aumenta a sensação de saciedade

Graças ao antioxidante EGCG (epigalocatequina) presente em sua fórmula, o Matchá é capaz de aumentar a sensação de saciedade e, com isso, aumentar as chances de emagrecer. Isso acontece porque o EGCG libera o hormônio CCK (colecistocinina), que é responsável por encaminhar ao cérebro a informação de que o estômago está cheio.

Matchá emagrece mesmo?

emagrecer

Sim. Como você já sabe até aqui, o chá é rico em propriedades termogênicas e energéticas que ajudam o corpo e queimar gordura de forma mais rápida, além de melhorar a disposição para fazer exercícios físicos de forma regular, que também é o ideal para quem quer emagrecer de verdade.

Ainda, o chá ajuda a diminuir a retenção líquida e o inchaço provocado pelo problema. Sendo assim, é possível mesmo ver alguns quilos a menos na balança em pouco tempo e sem prejudicar a saúde.

Como preparar o Matchá?

De um modo geral, o Matchá é consumido em pó, apesar de ser disponibilizado também em comprimidos e cápsulas.

Se você comprou o chá neste formato e quer aprender como prepará-lo, aqui vão algumas dicas para te ajudar:

Ingredientes:

  • 1/2 colher de chá de Matchá;
  • 50 ml de água fervida.

Como fazer?

O primeiro passo é ferver a água separadamente, em uma temperatura média de 70 °C. Em seguida, coloque o pó de Matchá em sua xícara ou outro recipiente que usará para tomar o chá.

Despeje a água quente e mexa rapidamente para dissolver o pó. Por último, acrescente açúcar ou adoçante. Pronto! Espere amornar e tome em seguida.

Lembrando que o Matchá pode ser consumindo puro – como no passo a passo acima – ou misturado a shakes, sucos e leite, além de outras receitas de alimentos sólidos, como bolos.

No decorrer desse artigo, nós mostraremos receitas deliciosas com o Matchá. Continue lendo e aprenda como preparar tudo em casa!

Como tomar o Matchá?

matcha (1)

De acordo com especialistas, o consumo diário do Matchá deve ser de 15 a 20 gramas, sendo ele em cápsulas, comprimidos ou em pó. Não é recomendado passar dessa dosagem para não correr o risco de trazer sintomas indesejados. No caso de quem toma o pó em forma de bebida, é recomendado tomar, no máximo, cinco xícaras por dia.

Vale ressaltar que essa dosagem deve ser respeitada mesmo quando o chá for consumido com outros alimentos, como sucos, vitaminas, bolos, entre outros. Por isso, fique atenta à dosagem indicada na hora de preparar as receitas.

Efeitos colaterais do Matchá

Apesar de ser muito benéfica para a saúde, a bebida deve ser tomada na quantidade indicada acima para não trazer efeitos colaterais graves. Caso contrário, o consumo inadequado pode causar insônia, dores no estômago, dores de cabeça, irritabilidade, diarreia e azia.

Ao sentir qualquer um destes sintomas, suspenda o consumo imediatamente e procure um médico.

Contraindicações do Matchá

Mesmo trazendo vários benefícios para o nosso corpo, o Matchá possui algumas contraindicações que são semelhantes às demais bebidas que contêm cafeína em sua composição.

Por isso, como falamos acima, ao sentir algum efeito colateral indesejado, suspenda o uso rapidamente e procure um médico imediatamente.

Confira abaixo as principais contraindicações do Matchá:

  • Devido à alta presença de cafeína em sua fórmula, o chá não é recomendado para pessoas com ansiedade, arritmias cardíacas, hipertensão e dificuldade para dormir;
  • A recomendação é que gestantes e lactantes façam uso do Matchá apenas com liberação médica;
  • O ideal é consumir a bebida o mais distante possível da hora de dormir, para não comprometer a qualidade do sono;
  • Graças ao alto teor de clorofila e cafeína no Matchá, o seu consumo também não é indicado para pessoas que sofrem com gastrite ou úlcera.
  • Crianças com necessidades nutricionais especiais e idosos também devem evitar seu consumo excessivo.

Onde comprar o Matchá?

Para quem quiser aderir ao chá que traz inúmeros benefícios para o corpo e para a saúde, é possível encontrá-lo à venda em lojas de produtos naturais e mercados orientais. Ainda, se você preferir, pode comprá-lo também pela internet.

Lembre-se de pesquisar bem uma loja de confiança para evitar prejuízos, como levar calote ou receber um produto falsificado. Na dúvida, pesquise a marca e, se houver qualquer ilegalidade, denuncie para evitar que outras pessoas comprem.

Preço do Matchá

O Matchá pode ser encontrado nas lojas ou na internet por preços bem acessíveis. Em média, uma embalagem com 40 gramas do chá custa em torno de R$ 39,99. Mas, pesquisando bem, você pode comprar o produto por valores ainda menores.

Receitas com Matchá

Como nós falamos no decorrer desse artigo, o Matchá pode ser consumido de várias formas, misturado a bolos, sucos, vitaminas, entre outros alimentos. Há quem diga que é melhor consumi-lo desta forma, pois o seu gosto pode parecer exótico à maioria dos paladares.

Dito isto, vamos às dicas de receitas que você pode preparar em casa e se deliciar aproveitando os benefícios da bebida para a saúde, tanto para o corpo quanto para a mente.

Receita de Matchá com suco diurético e detox

receitas-com-matcha

Ingredientes:

  • 200 ml (1 copo) de água de côco;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 colher (chá) de Matchá;
  • 1 colher (sopa) rasa de açúcar ou adoçante;
  • 1 pedra de gelo.

Como fazer?

Essa receita é super simples e prática de preparar. É só bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar a bebida ainda gelada. A sensação de corpo leve será notada em pouco tempo.

Receita de Matchá ao leite

Ingredientes:

  • 1/2 colher (chá) de Matchá;
  • 50 ml de água fervida;
  • 300 ml de leite vegetal (como o leite de soja, aveia, amêndoas ou arroz);
  • Mel ou agave para adoçar.

Como fazer?

Dissolva o pó de Matchá na água quente e bata bem até ele diluir por inteiro. Acrescente o leite quente e mexa mais. Em seguida, basta adoçar a seu gosto.

Receita de picolé de Matchá com leite

picole

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de matchá;
  • 2 xícaras de leite desnatado, de soja ou de amêndoas;
  • 1 colher de sopa de mel ou seu adoçante.

Como fazer?

Em uma tigela, coloque o Matchá em pó com uma pequena quantidade de água e misture bem para evitar aglomeração. Bata a mistura do Matchá e os outros ingredientes no liquidificador em alta velocidade até ficar homogêneo.

Despeje em seu molde de picolé favorito e deixe congelar por 3 a 4 horas ou até que esteja completamente congelado.

Receita de Matchá e suco de uva

Ingredientes:

  • 50 ml de suco de uva integral;
  • 1 colher (chá) de Matchá;
  • 200 ml de água;
  • ½ xícara de limão;
  • Hortelã a gosto.

Como fazer?

É muito simples! Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até virar uma mistura homogênea. Beba gelado ou com gelo.

Receita de bolo de Matchá com gengibre

bolo-de-matcha

Ingredientes:

  • 5 ovos;
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar ou adoçante forno e fogão;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó;
  • 1/2 xícara de chá de óleo de amendoim ou óleo de côco extra virgem;
  • 1 colher de sobremesa de Matchá;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado fresco;
  • 50 gramas de amêndoas em lascas;
  • Mel orgânico (opcional).

Como fazer?

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata os ovos com o açúcar em uma batedeira até virar uma massa homogênea. Acrescente o Matchá, o gengibre e o óleo. Mexa bem até homogeneizar a massa. Adicione a farinha e o fermento.

Em seguida, unte a fôrma com manteiga e farinha e leve ao forno. Faça o teste do palito: retire do forno apenas depois que o palito ficar seco.

Para finalizar, coloque uma camada de mel na parte de cima do bolo, polvilhe com Matchá e enfeite o bolo com as amêndoas em lascas.

Comentar

/* ]]> */