Beleza Cabelos

Mechas californianas acobreadas: conheça a tendência para morenas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Mudar o visual é tudo de bom! Além de nos deixar mais bonitas, melhora a autoestima, bem-estar e, automaticamente, a confiança na frente do espelho, ponto positivo não só para o corpo, mas também para o equilíbrio da mente no geral. No entanto, a ideia de transformação no look nem sempre é bem aceita por algumas mulheres, especialmente daquelas que não estão assim tão dispostas a radicalizar demais na aparência.

Então, como transformar o visual sem exagerar na dose? Uma boa saída para quem quer atualizar o semblante, mas de maneira mais sutil, moderna e jovial, são as mechas californianas acobreadas. Sucesso no Brasil e no mundo todo depois do lançamento da tendência praiana inspirada nas surfistas da Califórnia, nos Estados, as morenas com cabelos escuros podem se aventurar na iluminação dos fios sem sentir qualquer medo de “chocar” a imagem.

A técnica ajudar a iluminar as madeixas, oferecendo uma aparência menos pesada e até mais rejuvenescida, principalmente para quem passou a vida toda com cabelos escuros, mas sem ficar totalmente loira. A ideia é criar um efeito de cabelo “queimado do sol”, clareando as pontas dos fios.

Quer saber como fazer mechas californianas acobreadas? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra dicas e o passo a passo para não errar no look. Vem comigo!

Como escolher o tom ideal?

Para conseguir um bom resultado em suas mechas californianas acobreadas, é preciso saber equilibrar a tonalidade com à cor da pele e do cabelo para deixar o visual mais natural possível. Para isso, como nem tudo que reluz é ouro, as mechas acobreadas também exigem cuidados quando se trata de iluminar o visual e, infelizmente, não combina com todos os tons de pele.

A regra é a seguinte: a tonalidade cobre cai muito bem em cabelos escuros, sejam eles lisos, cacheados ou crespos, ou até castanhos claros. No entanto, as mechas californianas acobreadas ficam bem apenas em tons de pele morena mais claros. Na pele negra ou muito clara, elas não irão favorecer muito.

Mulheres com a pele morena clara e cabelos castanhos escuros ou claros são as candidatas mais fortes a um visual impecável com mechas californianas acobreadas. Inclusive, a boa notícia é que a técnica pode dar um maior destaque também a olhos claros, na cor mel, por exemplo.

Lembrando que cabelos escuros são sempre mais complicados na hora de colorir. Se o seu cabelo não for virgem e tiver alguma coloração, será necessário fazer uma decapagem capilar, feita por um bom profissional de beleza, antes de apostar nas mechas californianas. O procedimento deverá ajudar a evitar manchas no cabelo após a descoloração e/ou coloração, além de prevenir possíveis danos aos fios.

Cuidados antes de fazer as mechas californianas acobreadas

Se você gostou da ideia de iluminar as madeixas escuras e deixar o visual mais suave, moderno e jovial, deve saber que, antes de apostar na técnica de mechas californianas acobreadas, é necessário ficar atenta a alguns cuidados especiais em relação aos fios. A seguir, você vai conhecer os principais deles:

  • Mantenha o cabelo em um tom único: Como falamos anteriormente, para evitar que os seus cabelos fiquem manchados após fazer as mechas californianas ou que elas não clareiem da maneira desejada, é preciso cuidar para que os seus fios estejam em um tom único na hora de aplicar a técnica. Se você já estiver com alguma coloração, procure um profissional de beleza antes para achar uma forma de criar uma base para as madeixas para receber a descoloração.
  • Esteja com o cabelo saudável: O processo de descoloração e/ou coloração é bastante agressivo, sendo capaz de ocasionar danos graves e até irreversíveis às suas madeixas. Por isso, a dica é consultar um profissional de beleza especializado para que avalie como anda a saúde dos seus fios e, em caso de algum problema, indicar o melhor tratamento antes da realização do procedimento.
  • Invista em produtos confiáveis: Use sempre produtos profissionais e confiáveis, evitando aqueles mais baratos e que podem danificar os seus fios. Afinal, às vezes, o barato pode sair mais caro no fim das contas, concorda?
  • Respeite o tempo de descoloração: Alguns tipos capilares aceitam bem procedimentos de descoloração, enquanto outros não conseguem abrir o tom desejado apenas com essa técnica. Se este for o seu caso, respeite o limite e o tempo de descoloração que os seus fios aguentam, pois, se você forçar, o processo poderá ressecar as madeixas de forma profunda, causando ressecamento excessivo, quebra, elasticidade, queda e outros problemas.

Como fazer mechas californianas acobreadas? Veja passo a passo

Finalmente chegou a hora de aprender a fazer as mechas californianas acobreadas! Com o passo a passo simples e fácil a seguir, você vai poder aplicar a técnica em casa sozinha, sem errar em nada!

Você vai precisar de:

  • Pente;
  • Água oxigenada (20 volume abre até 2 tons e é indicada para cabelos loiros; 30 volumes abre até 3 tons e é indicada para cabelos castanhos, enquanto a de 40 volumes abre até 4 tons e é recomendada para cabelos escuros);
  • Prendedores;
  • Tonalizante;
  • Papel laminado;
  • Plaqueta;
  • Luvas;
  • Pó descolorante.

Uma dica interessante para você que quer fazer as mechas californianas acobreadas em casa e sozinha é fazer o teste da mecha. Para isso, prepare normalmente a mistura da água oxigenada com o pó descolorante e aplique em uma pequena mecha debaixo do cabelo (na nuca) e espere agir por cerca de 10 minutos. Espere atingir a cor desejada, mas nunca ultrapasse os 40 minutos.

Se não sentir ou observar qualquer reação, aí sim você poderá começar a preparar os cabelos para a descoloração.

Como fazer:

Passo 1: Depois de fazer a mistura da água oxigenada com pó descolorante, divida os cabelos em três partes, sendo uma na parte de trás (nuca) e outras duas na parte da frente da cabeça.

Passo 2: Agora, separe mechas finas ou grossas (dependendo do efeito que deseja dar ao visual), sempre alternadas, com a ajuda do cabo de um pente fino.

Passo 3: Em seguida, coloque as mechas sobre a plaqueta e aplique a mistura descolorante. Aplique o produto em todo o cabelo, cuidando apenas para não tocar no couro cabeludo.

Passo 4: Espere clarear as mechas e vá enxaguando bem, em água abundante, até retirar todo o descolorante.

Passo 5: Agora, é hora de tonalizar as mechas. Para isso, basta utilizar um tonalizante como o 8.66, por exemplo, para dar o toque acobreado.

Passo 6: Aplique-o nos cabelos e deixe-o agir por cerca de 15 a 20 minutos.

Passo 7: Depois, lave bem as madeixas, com shampoo e condicionador específicos, e finalize como de costume.

Cuidados após fazer mechas californianas nos cabelos

Como você já deve saber, o procedimento de descoloração e/ou coloração pode causar alguns danos aos cabelos se não forem tomados cuidados previamente, como os que mostramos nos parágrafos anteriores, e depois da aplicação da técnica. Portanto, se você quer manter o visual bonito e a cor das suas mechas californianas acobreadas bem viva, fique atenta às seguintes dicas:

Invista em hidratações semanais

Hidrate o cabelo pelo menos uma vez por semana para ajudar a repor a umidade (água) perdida pelos fios e combater o ressecamento causado pela descoloração e/ou coloração. Para isso, a dica é usar uma máscara de hidratação específica para cabelos quimicamente tratados.

Use produtos específicos

O processo de descoloração pode trazer danos aos fios e causar vários problemas. Portanto, a dica é para que você use sempre produtos específicos para cabelos quimicamente tratados, como shampoo, condicionador, leave-in, protetor térmico e máscara, para evitar todos eles.

Evite técnicas de alisamento

Não é recomendado fazer técnicas de alisamento depois de apostar nas mechas californianas, sejam eles por meios mecânicos ou químicos. Sendo assim, procure passar bem longe do secador, chapinha ou escovas progressivas.

Faça manutenções

As mechas californianas são bem práticas e, por isso, não necessitam que as manutenções ou retoques sejam feitos de forma frequente. Se você aderiu à tendência de visual praiano, o retoque poderá ser feito a cada 3 meses, de preferência, em um salão de beleza (mesmo que você tenha feito em casa) para evitar danos aos fios já sensíveis.

Fotos de mechas californianas acobreadas

Gostou de saber tudo sobre as mechas californianas acobreadas? Então, chegou a hora de ver algumas fotos para se inspirar e começar a pensar no visual para o próximo verão. Confira!

/* ]]> */