Beleza Cabelos

Mechas californianas em cabelos curtos: passo a passo e fotos para se inspirar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Está procurando uma desculpa para mudar o visual, mas sem radicalizar demais? Pois bem! A onda de cabelos curtinhos com mechas californianas pode ser uma boa pedida para você que cansou do look clássico de cabelão na cintura e fios castanhos escuros, mas que não quer causar um “choque” na aparência na frente do espelho.

As mechas californianas em cabelos curtos viraram tendência este ano e prometem estar na cabeça da mulherada também no verão de 2018, com um toque iluminado e bem sutil. Nos dias mais quentes do ano, você pode ostentar um short hair iluminado de dar inveja, combinado com aquele bronzeado e, de quebra, ainda aliviar um pouco o calor comum nesta época.

Entre as famosas que adotaram ao visual estão Katherine Mcphee, atriz e cantora americana, e a apresentadora Alexa Chung, que escolheu as mechas californianas para mudar a cara de sua marca registrada, o corte curto com franja.

Quer saber como fazer mechas californianas em cabelos curtos? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira o passo a passo com dicas fáceis de como aderir à tendência de visual praiano nas suas madeixas. Vem comigo!

Cortes curtos que mais combinam com mechas californianas

Nos dias atuais, onde cabelos longos e pretos são tendência entre a maioria das mulheres, ter cabelos curtos com mechas californianas pode ser sinônimo de personalidade forte e muito estilo. Os fios curtinhos representam o poder e ousadia da mulher que os têm, o que intimida alguns e chama a atenção de outros por onde passam.

No entanto, para que o visual fique atraente e cheio de atitude, é preciso ficar por dentro das tonalidades que combinam com a sua pele e cor de cabelo, estilo das mechas (que podem ser mais grossas ou mais finas) e, é claro, dos cortes e penteados que mais combinam com as mechas californianas em cabelos curtos para não fazer feio na frente do espelho.

Cabelos curtos iluminados são um charme, mas nem todos os cortes são ideais para fazer mechas californianas. O sucesso no resultado ao sair do salão de beleza vai depender do comprimento das madeixas, que vão precisar de alguns centímetros de extensão para conseguir a transformação de cor.

Sendo assim, cortes como Pixie e “Joãozinho”, que são muito juntos à raiz capilar, não são recomendados para aderir às mechas californianas. Já as mulheres adeptas aos cortes Bob, Long Bob, Chanel e Chanel de Bico, por exemplo, podem se aventurar sem medo no visual praiano. Depois, é só acertar na escolha do tom ideal, de acordo com a sua pele e cor dos fios, como vamos mostrar a seguir…

Qual tom escolher para o meu cabelo curto?

A boa notícia é que as mechas californianas podem ser feitas em qualquer cabelo curto, lisos, cacheados ou crespos, de qualquer tonalidade, sejam eles mais claros ou mais escuros, não importa.

No entanto, a dica é para que as loiras apostem nos tons mais claros de loiro e até platinados. Já no caso das morenas, os hairstylists do momento recomendam que elas invistam nas mechas californianas mel, acobreadas ou em tons de chocolate ou vermelho, que deverão garantir um visual charmoso e cheio de atitude.

Veja também:

A diferença entre californianas feitas em cabelos longos e curtos é que, nestes últimos, as pontas vão ganhar bem mais destaque, deixando o visual mais ousado. Então, lembre-se: caso você não queira um visual muito carregado, procure apostar em mechas menores e mais finas, que proporcionarão um visual mais discreto e o mais natural possível aos seus curtinhos.

Outro fator importante que diferencia mechas californianas em cabelos curtos é que elas começam em um ponto bem mais próximo da raiz do que em cabelos longos (nestes, elas começam cerca de quatro a cinco dedos de distância da raiz). Além disso, quando a transformação de cor começa na altura dos olhos, o efeito é ainda mais bonito, criando um visual com uma luminosidade incrível.

Ou, então, se você prefere mechas mais discretas, a dica é descolorir somente as pontas. As opções são muitas, mas vai da sua escolha, ok?! Se você ainda não descobriu o visual com mechas californianas que mais combina com seus cabelos curtinhos, procure um profissional de beleza especializado em coloração e descoloração para uma melhor orientação.

Cuidados antes de fazer mechas californianas

Assim como nos demais tipos e comprimentos de cabelo, as mechas californianas em cabelos curtos devem ser feitas apenas com alguns cuidados anteriores ao processo de descoloração e/ou coloração. Alguns deles exigem que você:

  • Esteja com o cabelo saudável: O processo de para fazer as mechas californianas é bastante agressivo, o que pode ocasionar danos graves e até irreversíveis às suas madeixas se estiverem com algum problema anterior. Por isso, a dica é consultar um profissional de beleza especializado para que avalie como anda a saúde dos seus fios e, em caso de algum problema, indicar o melhor tratamento antes da realização do procedimento.
  • Respeite o tempo de descoloração: Alguns tipos de cabelo aceitam bem procedimentos de descoloração, enquanto outros não conseguem abrir o tom desejado apenas com essa técnica. Se este for o seu caso, respeite o limite e o tempo de descoloração que os seus fios aguentam, pois, se você forçar, o processo poderá ressecar as madeixas de forma profunda, causando ressecamento excessivo, quebra, elasticidade, queda e outros problemas.
  • Mantenha o cabelo em um tom único: Para evitar que os seus cabelos fiquem manchados após a aplicação das mechas californianas ou que elas não clareiem da maneira desejada, é preciso cuidar para que os seus fios estejam em um só tom na hora de fazer a técnica. Se você já estiver com alguma coloração, procure um profissional de beleza antes para achar uma forma de criar uma base para as madeixas para receber a descoloração.
  • Invista em produtos confiáveis: Use sempre produtos profissionais e confiáveis, evitando aqueles mais baratos e que podem danificar os seus fios. Afinal, muitas vezes, o barato pode sair mais caro no fim das contas, certo?

Como fazer mechas californianas em cabelos curtos? Veja passo a passo

Agora que você já entendeu quais são as tonalidades e cortes que mais combinam com a tendência praiana em madeixas curtinhas, além dos cuidados que se deve tomar antes de apostar nela, chegou a hora de aprender como fazer mechas californianas em cabelos curtos passo a passo. Confira!

Você vai precisar de:

  • Pente ou agulha própria para fazer mechas;
  • Água oxigenada (20 volume abre até 2 tons e é indicada para cabelos loiros; 30 volumes abre até 3 tons e é indicada para cabelos castanhos, enquanto a de 40 volumes abre até 4 tons e é recomendada para cabelos escuros);
  • Prendedores;
  • Papel laminado;
  • Luvas;
  • Pó descolorante.

Como fazer:

A primeira coisa que você precisa saber antes de fazer as mechas californianas é que os seus cabelos precisam estar secos e bem penteados e, de preferência, sujos para ajudar na melhor fixação da cor. Em seguida, coloque as luvas e separe, com a ajuda de um pente, as madeixas em cinco mechas, sendo duas na parte de trás da cabeça (nuca), duas em cada uma das laterais da cabeça e outra no topo.

Agora, em um recipiente de plástico, misture o pó descolorante com a água oxigenada (na volumagem que você escolheu) até obter um creme homogêneo. Comece pegando pequenas mechinhas de cabelo e penteie ao contrário, desfiando-as. Faça isso em cada mecha e, em seguida, aplique a mistura seguindo das pontas para a raiz. Deixe grande parte do produto nas pontas para que estas fiquem mais clarinhas.

Após terminar a aplicação em todas as cinco mechas, coloque o papel laminado e espere cerca de 15 minutos. Verifique se as mechas atingiram o tom que deseja e, em caso contrário, espere mais 15 ou 30 minutos.

Caso elas estejam na tonalidade que você quer, basta enxaguar bem em água abundante. Se preferir, pode aplicar um tonalizante. Prontinho! Basta lavar as madeixas com shampoo e condicionador específicos para cabelos quimicamente tratados, hidratar com uma máscara de sua preferência, e finalizar como de costume (secador, chapinha ou deixar secar naturalmente).

Cuidados após fazer as mechas californianas

É claro que você gostou muito do resultado das mechas californianas nas suas madeixas curtinhas! No entanto, para manter o visual em dia, é preciso tomar alguns cuidados posteriores ao procedimento que ajudarão a deixar os fios saudáveis e a cor fixa e ainda mais viva. Veja, a seguir, quais são os principais deles:

Aposte em hidratações semanais

Fazer hidratações pelo menos uma vez por semana poderá ajudar a repor a umidade (água) perdida pelos fios e combater o ressecamento causado pela descoloração e/ou coloração. Para isso, a dica é usar uma máscara de hidratação específica para cabelos quimicamente tratados.

Evite técnicas de alisamento

Seja por meios mecânicos ou químicos, não é recomendado fazer técnicas de alisamento depois de apostar nas mechas californianas. Procure passar bem longe do secador, chapinha ou escovas progressivas. Eles só ajudarão a ressecar ainda mais os seus fios e, com isso, causar problemas como elasticidade, queda e quebra.

Use produtos específicos

Descolorir e colorir o cabelo pode trazer danos aos fios e causar vários problemas, como queda e quebra, por exemplo. Por isso, o ideal é que você utilize sempre produtos específicos para cabelos quimicamente tratados, como shampoo, condicionador, leave-in, protetor térmico e máscara, para evitar todos eles.

Faça manutenções

As mechas californianas são bem práticas e, por isso, não necessitam que as manutenções ou retoques sejam feitos de forma frequente, como acontece com a maioria das demais técnicas de clareamento capilar. Se você aderiu à tendência de visual praiano, o retoque poderá ser feito a cada 3 meses, de preferência, em um salão de beleza (mesmo que você tenha feito em casa) para evitar danos aos fios já sensibilizados.

Fotos de mechas californianas em cabelos curtos

Gostou de saber tudo sobre as mechas californianas em cabelos curtos? Então, chegou a hora de ver algumas fotos para se inspirar e começar a pensar no visual para o próximo verão. Confira!

/* ]]> */