Beleza Cabelos

Mechas californianas em cabelos pretos: passo a passo e dicas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Qual é a primeira coisa que você pensa ao ver alguém de cabelos pretos? Apesar de lindos e capazes de oferecer um ar de mais seriedade e segurança à mulher, em alguns momentos, os fios escuros podem resultar em um visual um tanto pesado e sóbrio, deixando as expressões faciais mais carregadas e, inclusive, trazendo a sensação de uma aparência envelhecida na frente do espelho.

Podemos observar essa sobriedade, por exemplo, em personagens marcantes do cinema, como é o caso da Malévola, interpretada por Angelina Jolie no longa de mesmo nome, e da Mortícia Addams, do filme Família Addams, interpretada por Anjelica Huston (em uma de suas versões). Nas produções, é fácil perceber que, ao mesmo tempo em que as personagens transmitem bastante segurança e firmeza em sua personalidade, também se apresentam uma aparência sóbria e fria, o que pode acabar não conferindo um look muito bacana se os trouxermos para a vida real.

Por isso, a ideia de abandonar o look de madeixas monocromáticas está sendo bastante cogitada nos últimos tempos, ainda mais depois do sucesso das mechas californianas no Brasil e no mundo todo. Agora, além das vaidosas loiras, a mulherada de cabelos negros também pode aderir ao famoso visual praiano, inspirado nas surfistas das praias da Califórnia, nos Estados Unidos, e iluminar os fios de forma sutil através do efeito “queimado do sol” nas pontinhas, sem causar um choque na aparência na frente do espelho.

Quer saber mais dicas e aprender o passo a passo de como fazer mechas californianas em cabelos pretos? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra como mudar o visual sem radicalizar demais usando a técnica de clareamento capilar mais pedida nos salões de beleza. Vem comigo!

Mechas californianas discretas ou destacadas?

A maioria das brasileiras possui fios escuros por naturalidade. No entanto, algumas preferem manter o visual monocromático com seus fios pretos, enquanto outras, aproveitando o clima tropical por aqui, especialmente no verão, optam por mudar o visual e deixar as madeixas mais claras e iluminadas, o que é possível conseguir facilmente com as mechas californianas.

E a técnica em cabelos pretos é maravilhosa e perfeita, o que significa que você não tem com o que se preocupar. Ao mesmo tempo em que ela oferece um alto contraste entre os fios naturais e iluminados, você ainda pode optar por tipos diferentes de mechas, sejam estas mais discretas, no caso de quem não gosta muito de radicalizar no look, ou mais destacadas, que combinam bastante com mulheres mais ousadas.

Portanto, na hora de fazer o processo, você pode escolher por menos ou mais mechas (com maior ou menos quantidade de fios), desde que estejam a seu gosto e trazendo o visual que você deseja. As mechas finas e marcadas são boas para dar ilusão de profundidade, além de deixarem o visual discreto e com aparência mais natural. Já que as madeixas são escuras, a impressão é de que os fios são mais volumosos, tirando um pouco daquele efeito “emagrecedor” do escuro.

Sabendo disso, independente se você é uma mulher mais moderna, despojada ou até mais discreta, clássica ou romântica, o mais legal é que as mechas californianas em cabelos pretos são indicadas para todos os estilos e personalidades. Então, fique tranquila, ok?!

Além de trazerem uma mudança sofisticada ao visual, as mechas californianas em cabelos pretos poderão ajudar a suavizar as expressões através das luzes nos fios, mantendo a seriedade e segurança que eles passam, mas com um pouco de leveza. Assim, você poderá ficar mais jovem, moderna e elegante sem precisar ousar demais no clareamento capilar.

Quais as tonalidades mais indicadas?

As mechas californianas em cabelos pretos ou escuros não precisam ser bastante claras, já que isso vai depender muito da imagem que você deseja transmitir: mais destacada ou mais discreta. Se quiser chamar mais a atenção, pode apostar nos tons claros, mas se for apenas para suavizar o preto e eliminar um pouco da sobriedade da cor, pode tentar com tons mais abaixo da cor natural dos seus fios.

Enfim, é possível criar uma transição suave entre a tonalidade da raiz e das pontas tranquilamente. Para mulheres com fios castanhos escuros, a dica é apostar em californianas os tons chocolate ou avermelhados. Para quem tem cabelos castanhos claros, as tonalidades mais indicadas são o caramelo, mel, acobreado ou canela.

Veja também:

Por outro lado, é preciso ficar atenta! A escolha de onde os fios mais claros vão começar (se mais próximos ou distantes da raiz) é um cuidado que deve ser tomado de acordo com o resultado que você deseja. Uma dica importante para o degradê não ficar tão artificial, mesmo que as mechas sejam mais marcadas, é intercalar as mechas.

Como assim? Por exemplo, se uma das mechas começar com quatro centímetros distantes da raiz do cabelo, a próxima mecha pode ser feita com a distância a partir de três centímetros. Essa opção deixa a transição mais suave, além de deixar o visual bem moderno.

No caso das mulheres de cabelos pretos mais ousadas e que adoram cabelos coloridos, uma ótima dica são as mechas californianas azuis, que caem super bem em fios escurecidos. O visual divertido e cheio de estilo e atitude foi adotado por celebridades de madeixas negras, como Demi Lovato e Katy Perry. Experimente!

Cuidados antes de fazer mechas californianas

Antes de fazer as mechas californianas em cabelos pretos, é essencial ficar atenta a alguns cuidados para realizar o procedimento de forma saudável, sem agredir os seus fios. Para isso, o ideal é que você:

  • Mantenha o cabelo em um tom único: Para evitar que os seus cabelos pretos ou escuros fiquem manchados após fazer as mechas californianas ou que elas não clareiem da maneira desejada, é preciso cuidar para que os seus fios estejam em um tom único na hora de aplicar a técnica. Se você já estiver com alguma coloração, procure um profissional de beleza antes para achar uma forma de criar uma base para as madeixas para receber a descoloração.
  • Esteja com o cabelo saudável: O processo para fazer as mechas californianas em cabelos pretos é bastante agressivo, sendo capaz de ocasionar danos graves e até irreversíveis às suas madeixas, caso não haja o cuidado recomendado. Portanto, o ideal é consultar um profissional de beleza especializado para avaliar a saúde dos seus fios e, em caso de algum problema, iniciar um tratamento antes da realização do procedimento.
  • Invista em produtos confiáveis: Opte por usar sempre que puder produtos profissionais e confiáveis, evitando aqueles mais baratos e que podem danificar os seus fios. Afinal, às vezes, o barato pode sair mais caro no fim das contas, ok?
  • Respeite o tempo de descoloração: Alguns tipos capilares aceitam bem procedimentos de descoloração, enquanto outros não conseguem abrir o tom desejado apenas com essa técnica. Se este for o seu caso, respeite o limite e o tempo de descoloração que os seus fios aguentam, pois, se você forçar, o processo poderá ressecar as madeixas de forma profunda.

Como fazer mechas californianas em cabelos pretos?

Você pode optar por fazer as suas mechas californianas em um cabeleireiro de sua confiança ou em casa, dependendo da sua experiência e prática com o procedimento de descoloração/coloração. Para fazer em casa, você precisa seguir o passo a passo a seguir!

Você vai precisar de:

  • Pente;
  • Água oxigenada (30 volumes abre até 3 tons e é indicada para cabelos castanhos, enquanto a de 40 volumes abre até 4 tons e é recomendada para cabelos escuros);
  • Prendedores;
  • Papel laminado;
  • Pó descolorante.

Como fazer:

Passo 1: Primeiro, prepare a mistura para descolorir os fios. Coloque em um recipiente de plástico 2 medidas de pó descolorante para 1 medida de água oxigenada, mexendo bem até obter um creme homogêneo. A quantidade deve ser de acordo com o comprimento e volume dos seus fios (lisos, cacheados ou crespos).

Passo 2: Em seguida, divida o cabelo em 5 partes, sendo 1 no topo da cabeça, 2 em cada lateral da parte da frente e 2 na parte de trás, próximas à nuca. Use um prendedor para separar e firmar cada mecha.

Passo 3: Agora, pode aplicar a mistura que você preparou anteriormente no cabelo. Comece pelas mechas da nuca, soltando uma de cada vez e usando um pincel para aplicar o produto. Calcule 4 ou 5 dedos de distância da raiz, se o seu cabelo for longo, e apenas 2 dedos, no caso de quem tem as madeixas curtinhas.

Passo 4: Aplique a mistura e todo o cabelo, passando o pincel mais levemente no começo da mecha, cuidando para que a pincelada fique mais alta nas extremidades, e alternando com uma mais abaixo da mecha. Repita uma pincelada mais abaixo e outra mais alta e assim sucessivamente. Lembre-se sempre de concentrar a aplicação nas pontas para ficarem bem claras.

Passo 5: A dica para evitar o efeito marcado entre a cor natural do cabelo e a cor das mechas é pincelar a mistura de forma desigual. Desta forma, mas mechas ficarão com um efeito bem mais natural.

Passo 6: Depois de terminar de aplicar o produto nas mechas próximas à nuca, envolva-as com papel alumínio.

Passo 7: Em seguida, solte as mechas laterais e repita o mesmo passo a passo anterior e envolva-as com papel alumínio. Faça isso em todo o cabelo até chegar às mechas do topo da cabeça.

Passo 8:  Após terminar a aplicação em todas as mechas, espere um tempo de aproximadamente 15 minutos e abra o papel alumínio para verificar se as mechas atingiram o tom desejado. Se sim, siga o próximo passo abaixo. Se não, vá fazendo intervalos de tempo até conseguir a tonalidade desejada.

Passo 9: Quando atingir o tom desejado, retire o produto das madeixas, lavando bem os fios com um shampoo e condicionador próprios para cabelos quimicamente tratados.

Passo 10: A dica é fazer uma hidratação capilar logo após o procedimento para evitar o ressecamento comum causado pelo uso de produtos químicos. Prontinho! Finalize como de costume.

Cuidados após fazer a aplicação

A primeira coisa que você precisar saber é que, depois de apostar nas mechas californianas em cabelos pretos é que cabelos quimicamente tratados, de qualquer que seja a cor, necessitam de cuidados especiais e redobrados.

Portanto, depois de seguir o passo a passo que ensinamos anteriormente, a dica é para que você invista em hidratações, nutriçõesreconstruções (etapas do cronograma capilar) para recuperar os danos causados pelo excesso de produtos oxidantes que foram usados para descolorir os fios.

Se você usa secador e chapinha ou, pior que isso, algum tipo de alisamento químico, também é preciso prestar bastante atenção! Quando somados ao processo para fazer mechas californianas, as consequências podem ser de quebra, elasticidade ou até mesmo a queda dos fios.

Para evitar esses danos, alterne o retoque da tinta com tratamentos profundos, como cauterização capilar, por exemplo, com produtos específicos para fios quimicamente tratados. Feito tudo isso, é só curtir o seu novo visual iluminado sem deixar de ser morena!

Fotos de mechas californianas em cabelos pretos

Gostou de saber tudo sobre as mechas californianas em cabelos pretos? Então, chegou a hora de ver algumas fotos para se inspirar e começar a pensar no visual para o próximo verão. Confira!

/* ]]> */