Beleza Cabelos

Mechas Contour: conheça a técnica de coloração que contorna o rosto

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Com certeza, você já ouviu falar da técnica contouring, aquele truque poderoso de maquiagem que contorna o rosto, realçando alguns traços e afinando outros que gostamos menos, estou certa? Afinal, esse é segredinho revelado pelas celebridades para deixar as selfies mais bonitas, como é o caso da glamourosa socialite Kim Kardashian, que não economiza no iluminador nas têmporas e no bronzer para diminuir as bochechas.

Pois bem! A novidade que você vai descobrir no nosso artigo de hoje é que a técnica de contorno também já foi levada aos cabelos, sendo capaz de usar diferentes nuances para iluminar o visual: são as chamadas mechas contour. Criadas por Marc Trinder, o diretor artístico do salão londrino Charles Worthington, que despontou o estilo hair contour na Europa no ano passado.

Agora, elas também chegaram ao Brasil e prometem continuar como tendência por um bom tempo, especialmente no verão, quando nós estamos buscando iluminar ainda mais as madeixas. Com a nova técnica, é possível suavizar e até valorizar alguns formatos de rosto, o que a torna ideal para quem quer mudar radicalmente o visual.

Quer saber mais sobre as mechas contour? Então, vem comigo!

O que são as mechas contour?

As mechas contour são uma técnica de coloração capilar que utiliza tons claros e escuros para criar sombras e luz em pontos-chave do rosto, evidenciando alguns traços e escondendo outros. Para isso, ela personaliza as mechas de acordo com o formato de cada rosto e, é claro, de acordo com as imperfeições ou traços que a pessoa pretende mostrar ou disfarçar.

Segundo os maiores hairstylists do mundo, as mechas contour servem não apenas para contornar o rosto, o que já é um ponto positivo para quem já aproveita o truque na make up, mas também para a mulherada que adora uma praticidade, por não precisarem ser feitas na cabeça inteira, o que dispensa maiores cuidados se comparadas aos demais tipos de mechas loiras.

Muita gente confunde as mechas contour com o ombré hair, que você já conheceu em outro post aqui no blog, mas, apesar da semelhança, as mechas contour são feitas na parte da frente do cabelo, enquanto este segundo é feito em todo ele.

Quem pode fazer?

A boa notícia é que, diferente dos diversos tipos de mechas, as contour podem ser feitas em qualquer tipo e cor de cabelo, e não somente nas loiras. Elas podem ser usadas em qualquer altura de tom, do castanho ao loiro claríssimo, desde que seja feita a escolha certa da nuance para cada base e, é claro, do tom de pele. Cabelos lisos aos crespos, curtos ou longos, também pode aderir à novidade.

Além disso, se você está a fim de mudar o visual, mas tem receio de o resultado ficar muito artificial e muito mais claro que o tom original dos fios, pode ficar tranquila!

As mechas contour são ideais para clarear o cabelo de uma maneira bem sutil, iluminando apenas alguns pontos de luz para oferecer o contorno desejado ao rosto, usando tons personalizados. E por falar em rosto, o formato é muito importante na realização do procedimento, já que disposição das luzes das mechas vai variar conforme cada um.

O contour certo para cada formato de rosto

É claro que as mechas contour combinam com qualquer mulher e tipo de cabelo. Mas, para caírem bem de verdade e deixarem o visual moderno e bonito, é preciso que o profissional saiba a melhor maneira de aplicá-las para valorizar as características de cada formato de rosto e pele e, é claro, o seu estilo e personalidade.

Ao definir os pontos de luz das mechas, é importante que ele conheça quais traços devem ser acentuados ou suavizados, buscando harmonia e beleza. Confira, a seguir, dicas para arrasar com essa técnica de acordo com o formato do seu rosto.

Rosto quadrado

Esse tipo de rosto tem como característica principal um maxilar mais largo. Por isso, a dica dos especialistas para usar as mechas contour e suavizar essa característica e realçar outras é criar diferentes camadas em tons claros e escuros, com o intuito de criar profundidade ao redor do maxilar e têmporas.

Para suavizar as linhas do rosto da atriz e criar profundidade, o melhor é criar diferentes camadas em tons que variam entre o claro e o escuro e aplica-las principalmente ao redor do maxilar e das têmporas.

Rosto redondo

Quem tem rosto redondo possui bochechas marcadas. Por isso, para diminuir esse impacto, o ideal é fazer as mechas contour com partes escuras ao longo da raiz por toda a cabeça. Os fios claros só devem aparecer na altura das orelhas até as extremidades ao redor do rosto, de modo a afinar a parte inferior.

Rosto coração

As mechas contour também combinam super bem com rostos em formato de coração, desde que a raiz seja mantida mais escura e algumas mechas finas e misturadas sejam feitas acompanhando o comprimento do rosto. A ideia é criar o formato oval, aplicando o contorno especialmente na região das orelhas e ao redor da linha do maxilar.

Rosto longo

Já a mulherada de rosto longo que quer aderir às mechas contour podem investir em um contorno com nuances mais escuras na raiz, seguindo o repartido do cabelo até que ele se junte às microluzes acima das orelhas. A divisão de cores deverá “dividir” o rosto e diminuir seu comprimento.

Como cuidar das mechas contour?

Depois de fazer as suas tão sonhadas mechas contour, a boa notícia é que elas são mais práticas e versáteis e, portanto, exigem menos cuidados em relação à manutenção e tratamentos diários.

No entanto, por se tratar de um procedimento químico, após serem feitas no cabelo, é necessário ficar atenta à hidratação, nutrição e reconstrução (etapas do cronograma capilar) para repor os nutrientes e a água (umidade) perdidos pelos fios durante a aplicação. Utilize sempre bons produtos para a recuperação capilar, principalmente aqueles específicos para fios quimicamente tratados, e invista em cauterizações.

Também é recomendado que a manutenção seja feita a cada 3 meses para cobrir a raiz que vai aparecendo conforme o crescimento do cabelo. No caso de quem fez as mechas usando a técnica de esfumação, o ideal é estender esse período para 6 em 6 meses. Converse com o seu cabeleireiro! Só ele poderá orientá-la melhor sobre como cuidar do seu cabelo e fazer as manutenções de acordo com o que ele usou para fazer o procedimento nos fios.

Mechas Contour – Fotos

Agora que você já sabe tudo sobre as mechas contour, chegou a hora de ver algumas fotos para se inspirar! Confira!

/* ]]> */