Beleza Cabelos

Mechas loiras: saiba como fazer e confira dicas + 70 fotos

O loiro é o tom de cabelo mais desejado pela maioria das mulheres no mundo todo. Especialmente no Brasil, onde o clima é tropical e abençoado com a luz solar por quase todos os dias do ano, é bem comum a preferência de mulheres por madeixas claras.

Afinal, os fios loiros deixam a cabeleira com efeito mais brilhoso e natural, combinando com cada estação do ano, além de deixar um certo tom de jovialidade, elegância e sofisticação por parte de quem adere à tonalidade. Não é à toa que elas são as preferidas também entre os homens, que são super chegados em uma bela loira, principalmente se for daquela de parar o trânsito.

Atualmente, existe uma gama enorme de técnicas de clareamento de cabelos com diferentes objetivos e tonalidades e que costuma deixar as candidatas aos fios loiros confusas na hora de escolher a melhor ou ideal para clarear os seus. Há aquelas que clareiam o cabelo totalmente – o que costuma ser uma atitude radical para entrar no universo das loiras – e aquelas que dão apenas luzes ou reflexos claros nos fios de forma que eles pareçam mais naturais.

São as chamadas mechas loiras, que são o assunto do nosso artigo de hoje. Elas podem variar desde mechas californianas, luzes, reflexos, ombré hair, sombré, baby lights e toda uma infinidade de técnicas utilizadas nos salões de beleza para clarear os fios de acordo com a época do ano e gosto de cada pessoa.

Elas trazem consigo estilos e tonalidades restritas à cada uma, sendo uma ótima ideia para quem está em busca de repaginar o visual sem causar um “choque” muito radical.

Se você quer caprichar no look com as mechas loiras, mas não sabe o tom certo para o seu cabelo, como fazer e nem como cuidar, continue lendo esse artigo até o final que eu te conto tudo isso e muito mais. Vem comigo!

Técnicas

Luzes

É o modelo mais clássico de clareamento dos cabelos. Consistem em mechas loiras bem finas feitas a partir da raiz até o comprimento dos fios e pontas. As luzes são mais indicadas para mulheres que querem mudar o look, mas sem causar um estranhamento repentino e desagradável ao olhar no espelho.

Por fazer sucesso durante tantos anos nos salões de beleza pelo mundo, elas podem ser feitas em qualquer período do ano, nunca sendo considerada uma técnica fora de moda. Veja, a seguir, algumas fotos para se inspirar!

mechas-loiras-luzes-6

mechas-loiras-luzes

mechas-loiras-luzes-4

mechas-loiras-luzes-2

luzes-carameladas

Ombré Hair

Também é uma das técnicas mais pedidas nos salões de beleza. O Ombré Hair nada mais é do que um modelo de clarear os fios a partir da cor natural da raiz. A ideia é dar um efeito ensolarado aos fios, em forma de degradê, na qual a tonalidade vai ficando mais clara à medida que chega às pontas dos cabelos.

É ideal para quem quer dar um up no visual, mas sem fazer uma transformação muito radical. Ainda, o mais interessante é que a técnica pode ser utilizada em todos os tipos e cores de cabelo, já que é bem versátil em relação aos tons que podem ser empregados de acordo com a cor natural de cada um.

Confira abaixo algumas fotos para se inspirar!

ombre-hair-3

ombre-hair-5

ombre-hair-4

ombre-hair

ombre-hair-2

Mechas californianas

Para quem gosta do famoso efeito “queimado do sol”, as mechas californianas são as ideais. São nada mais do que o clareamento das pontas dos cabelos inspirada nas surfistas da Califórnia, que exibem as suas pontinhas mais claras devido ao contato excessivo com o sol.

Muito versáteis, elas podem ser feitas em diferentes tonalidades, o que permite que sejam feitas em qualquer mulher, independente do tipo de cabelo e cor de pele. Veja algumas lindas fotos para correr e fazer as suas!

mechas-californianas

mechas-californianas-1

mechas-californianas-3

mechas-californianas-2

mechas-californianas-4

BabyLights

É uma técnica bastante parecida com as luzes, já que o clareamento também é feito a partir de mechas finas de cabelo. A única diferença é que a Babylights tende a deixar essas mechas mais claras ainda, em tons semelhantes aos cabelos de bebês loiros, o que a torna ainda mais natural. Daí, o seu nome, que em tradução livre para o português significa “Luzes de Bebê”.

Confira algumas fotos para saber qual é o resultado da técnica de clareamento de fios:

babylights-5

Babylights-1

babylights-3

babylights-2

babylights-4

Reflexos

É uma das técnicas mais empregadas no caso de quem deseja um cabelo praticamente todo loiro, mas sem pintá-lo na íntegra. Trata-se de mechas bem largas, feitas da raiz às pontas do cabelo, com a ajuda de um papel alumínio.

O efeito é de um loiro mais marcado, ideal para quem gosta de chamar a atenção e não tem medo de ousar com uma mudança de look bem radical. Veja algumas fotos para se inspirar!

reflexos-3

Reflexo

reflexos-7

reflexos-2

reflexos

Efeito tartaruga

Como o nome já diz, trata-se de uma técnica que utiliza alguns tons mais escuros de loiro – como marrom, mel e dourado – para dar um efeito nos cabelos bem parecido ao de um casco de tartaruga. É ideal para quem quer ficar loira, mas sem radicalizar demais no visual.

Confira algumas fotos e veja como a técnica deixa os fios lindos e brilhosos!

mechas-loiras-efeito-tartaruga

mechas-tartaruga-4

mechas-tartaruga-3

mechas-tartaruga

mechas-tartaruga-1

Sunkiss

Trata-se de uma técnica ideal para morenas e que costuma ser bastante utilizada principalmente no verão. O objetivo é dar um efeito mais natural, utilizando tonalidades mais escuras de loiro em vez de tons claros ou platinados.

O resultado final é de um look bem praiano, levando à impressão de que o cabelo foi queimado levemente pelo sol e ficou um pouco mais claro. Confira, a seguir, algumas fotos para entender como funciona a técnica.

sunkiss

sunkiss-4

sunkiss-3

sunkiss-1

sunkiss-2

Invisible lights

Também é um modelo de luzes bem finas no cabelo, mas sem deixar os fios loiros. A diferença entre a Invisible Lights, as luzes tradicionais e a BabyLights é que esta primeira é feita com mechas tão finas que ficam praticamente imperceptíveis nos cabelo, sendo confundidas com a cor natural dos fios.

Daí, o seu nome, que em tradução livre para o português significa “Luzes Invisíveis”. Apesar de parecerem sem graça em um primeiro momento, elas são lindas e podem ser feitas tanto em loiras quanto em morenas.

Veja algumas fotos para se inspirar!

Highlights-Invisible

mechas-invisible-light-1

mechas-invisible-lights-2

mechas-invisible-lights

mechas-invisible-lights-3

Sombré Hair

Apesar de bem parecida com o Ombré Hair, a técnica do Sombré Hair consiste em um clareamento dos fios também em degradê, só que possibilitando um contraste menor entre a raiz e o comprimento do cabelo, o que torna o efeito mais natural do que o Ombré Hair.

Confira abaixo algumas fotos para entender a técnica do Sombré!

sombre-hair

sombre-hair-3

sombre-hair-5

sombre-hair-1

sombre-hair-2

Balayage

Trata-se de uma técnica de clareamento dos cabelos feita à mão livre e em várias tonalidades de loiro. O cabeleireiro escolhe as mechas e tons que serão aplicadas no seu cabelo de forma aleatória, proporcionando um efeito natural de mechas loiras.

Veja algumas fotos para se inspirar!

balayage-5

balayage-3

balayage-2

balayage

balayage-4

Bronde

Trata-se de uma técnica que utiliza a união do marrom e do loiro para dar um tom mais natural às madeixas. Por isso, ele é ideal para morenas, uma vez que deixa os fios em uma cor mais quente e menos radicalizada.

A ideia é deixar o tom amarronzado como base no cabelo para que o loiro dê nuances douradas aos fios, deixando o look mais iluminado. Confira abaixo algumas fotos para entender como funciona essa técnica.

bronde-hair

bronde-hair-2

bronde-hair-5

bronde-hair-3

bronde-hair-4

Mechas 3D

Esse modelo de clareamento dos fios aposta em mechas loiras feitas a partir da cor natural do cabelo, intercalada com nuances mais claras, médias e escuras para criar um efeito de luz e sombra, provocando a ilusão de mais movimento e volume.

A ideia principal é dar mais volume aos cabelos, principalmente no caso daquelas mulheres que não têm muito cabelo e querem dar um up no visual.

Veja algumas fotos para se inspirar!

mechas-3d

mechas-3d-1

mechas-3d-4

mechas-3d-5

Program: P3 Live Motiv: Joss Stone Foto: David Goldman

Mechas marmorizadas

São mechas loiras que seguem o corte e movimento do cabelo para dar um tom mais natural aos fios. O objetivo principal é criar pontos de luz nos fios, iluminando e valorizando mais o rosto da mulher.

A técnica colore e descolore os cabelos ao mesmo tempo, com um efeito de tom sobre tom, o que deixa o look ainda mais natural. Um dos focos é deixar a parte da frente do cabelo bem claro, o que define ainda mais os traços do rosto.

Confira, a seguir, algumas fotos para se inspirar!

mechas-marmorizadas

mechas-marmorizadas-2

mechas-marmorizadas-3

mechas-marmorizadas-4

mechas-marmorizadas-5

Mechas texanas

São conhecidas como um novo modo de fazer o Ombré Hair. No entanto, o que as diferencia deste último é que, apesar de também ser feita em degradê, a técnica é executada por baixo das madeixas, e não no lado externo, como o Ombré.

Além disso, as mechas texanas começam já a partir da altura do nariz, enquanto o degradê do Ombré Hair se inicia bem próximo da raiz, a cerca de quatro centímetros. A técnica para fazer as texanas utiliza até quatro tons abaixo da cor natural dos fios para dar um efeito ainda mais natural ao visual.

Veja algumas fotos para se inspirar!

mechas-texanas-1

NEW YORK - SEPTEMBER 10: Ashlee Simpson poses backstage at the BCBG Max Azria Spring 2011 fashion show during Mercedes-Benz Fashion Week at The Theater at Lincoln Center on September 10, 2010 in New York City. (Photo by Jason Kempin/Getty Images)

mechas-texanas-2

mechas-texanas-3

mechas-texanas-7

Como fazer mechas loiras?

mechas-loiras-1

A forma de fazer as mechas loiras vai depender da técnica que você escolher para clarear o cabelo. Em geral, as toucas com furinhos servem para fazer as mechas mais finas, como as luzes, BabyLights e Invisible Lights, por exemplo.

Já para fazer os demais estilos de mechas loiras, podem ser utilizadas várias técnicas, dentre elas a descoloração ou coloração com papel alumínio, na qual são colocados papelotes envolvendo cada mecha. Ou, ainda, aquela em que o cabeleireiro escolhe aleatoriamente as mechas à mão livre, a fim de resultar em um efeito bem natural nos fios loiros, como a balayage, por exemplo.

Enfim, o modo de fazer cada um dos tipos de mechas loiras vai depender do estilo que você escolher. A dica é conversar com o seu cabeleireiro de confiança para uma orientação melhor sobre o melhor procedimento para o seu cabelo alcançar o tão sonhado tom de loiro.

Como escolher o tom ideal para o meu cabelo?

mechas-loiras

Depois de escolher qual será a técnica utilizada para fazer as suas mechas loiras, a dica é escolher o tom ideal para o seu cabelo e cor de pele. A ideia é deixar o look o mais natural possível, tornando o cabelo e a pele sempre harmônicos.

Apesar de ser uma questão de gosto, os maiores especialistas de todo o mundo apostam em algumas dicas essenciais para alcançar um visual bonito. Veja algumas delas:

Pele clara

De acordo com especialistas, mulheres com a pele clara devem optar por tons de loiro acinzentado, uma vez que essa costuma ser a tonalidade da raiz capilar de quem nasce com fios claros de verdade. Se quiser fugir do padrão, a dica é investir em tons de dourado, caramelo e mel para dar maior efeito de cabelo queimado do sol.

Pele morena

Nada melhor do que um tom de loiro dourado para combinar com mulheres com pele morena ou até mesmo orientais. Isso porque a tonalidade ilumina o visual e deixa o cabelo e pele harmônicos, de forma mais natural.

Combinado com a cor dos cabelos escuros, as mechas de loiro dourado fornecem nuances aos fios, deixando as madeixas iluminadas e naturais.

Pele negra

Para especialistas, o tom de loiro ideal para mulheres com a pele negra é o mel. Isso porque ele harmoniza bem com a tonalidade da pele e dos cabelos castanhos e pretos – cores comuns de cabelo dessas mulheres – deixa o look mais natural. Mas, é claro que, se a ideia for ousar no estilo com as mechas loiras, como já fez a diva pop Beyoncé, abuse dos tons claros à vontade.

Cuidados

mehcas-loiras-2

Todo mundo sabe que cabelos descoloridos ou tingidos tendem a ser mais danificados do que os cabelos virgens. Isso por causa da agressão das substâncias químicas presentes nos produtos descolorantes, que fragilizam a fibra capilar e deixam os fios com aspecto ressecado e quebradiço.

Por este motivo, os cuidados diários com as mechas loiras devem ser redobrados, de modo a cuidar da saúde dos cabelos e, é claro, manter a cor por mais tempo. Veja alguns deles:

  • Lave os cabelos com produtos específicos para cabelos descoloridos (shampoos, condicionadores, leave-in, creme para pentear, etc.);
  • Hidrate os cabelos semanalmente ou, pelo menos, a cada 15 dias;
  • Evite lavar os cabelos em água quente;
  • Faça umectações (nutrições) semanalmente com óleos capilares nos cabelos;
  • Evite usar com frequência secador, chapinha ou babyliss;
  • Evite mar ou piscina com freqüência;
  • Evite exposição solar excessiva.

Gostou das dicas? Que tal deixar um comentário aqui embaixo contando a sua experiência com as mechas loiras?

Até a próxima!

1 comentário

Comentar

/* ]]> */