Saúde

A meditação ajuda a dormir melhor? Veja os benefícios dessa técnica para o sono

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Depois de um dia exaustivo você finalmente cai na cama e… Sua mente fica lá, totalmente desperta, vagando pelos mais diversos pensamentos. Se identificou?

Pois é, essa bagunça mental é bastante comum graças à vida agitada, estressante e cheia de compromissos que levamos, principalmente nas grandes cidades.

Se você sofre de insônia ou tem dificuldade para pegar no sono, temos uma boa notícia! A meditação pode te ajudar a enfrentar esse problema e proporcionar um sono mais leve, relaxante e renovador.

Confira neste post como a meditação ajuda a dormir melhor e como trazer essa técnica para sua vida.

O que é meditação?

Muita gente associa erroneamente a meditação com uma religião ou algo que somente mestres zen e pessoas iluminadas estão aptos a praticar.

Mas na verdade, a meditação é uma forma de silenciar e acalmar a mente, nos desligando dos estímulos externos e proporcionando o contato com nosso mundo interior.

A meditação é primordial para qualquer ser humano que queira sair do piloto automático, aquele estado mental perigoso, em que desempenhamos nossas tarefas como máquinas, totalmente submersos na rotina estressante do dia a dia.

E ao contrário do que muita gente pensa, a meditação pode ser praticada por qualquer pessoa, e alguns poucos minutos diários já são suficientes para uma sensível melhora na qualidade de vida. Veja aqui nosso post falando sobre os tipos de meditação.

meditacao-para-dormir

Artigos relacionados:

Quais as causas dos problemas relacionados ao sono?

A dificuldade de dormir pode ser ocasionada por diversos fatores, como excesso de estímulos visuais, sonoros e eletrônicos antes de deitar, má alimentação e estresse emocional, como brigas e discussões.

Também é influenciada por outros aspectos mais profundos, como insatisfação com a vida e problemas emocionais como culpa, tristeza, arrependimento, entre outros.

Tudo isso somado à rotina pesada e estressante provoca cansaço mental, físico e psicológico que desequilibra nosso corpo energético, prejudicando nosso sono.

Como a meditação ajuda a dormir melhor?

Quando desenvolvemos distúrbios do sono ou outros problemas como ansiedade e depressão, isso significa que estamos nos distanciando do nosso eu interior e do nosso estado meditativo.

Esse distanciamento ocorre devido a todos os fatores que já citamos acima e a meditação aparece como uma ferramenta que nos desconecta das preocupações e estímulos externos deixando nossa mente livre para o relaxamento e descanso.

Imagine da seguinte forma: você é convidado para dar um mergulho em uma piscina. Porém, está segurando muitas sacolas. Se você mergulhar imediatamente, não conseguirá nadar, pois as sacolas estarão limitando ou impedindo seu movimento. Você deverá primeiro largar as sacolas, para aí sim mergulhar e nadar livremente.

O mesmo acontece com o sono. Para dormir plenamente, você deve primeiro se libertar de todos os pensamentos, sentimentos e preocupações que te prendem e é dessa forma que a meditação ajuda a dormir melhor.

Passo a passo da meditação para dormir

A meditação deve ser treinada como qualquer outro exercício de resistência: todos os dias, com disciplina e foco.

Antes da meditação é importante finalizar o seu dia de forma positiva.

Sente-se na cama com as costas eretas e faça um pequeno resumo mental do seu dia. Agradeça as coisas boas que aconteceram, transforme as ruins em aprendizado, aceite-o como ele foi e prepare-se para recarregar as energias para o próximo dia. Então comece a técnica da meditação:

  1. Ainda sentado com as costas eretas respire profundamente inspirando e expirando pelo nariz sem imaginar nada, qualquer estímulo pode alimentar sua mente;
  2. Estabeleça um “foco” abaixo do nariz por onde o ar passa e o sinta entrando e saindo do seu corpo;
  3. Permaneça assim, exercitando a sua respiração e totalmente absorto e concentrado nela;
  4. Neste momento, muitos pensamentos virão lhe visitar, porém você não deve dialogar com eles. Note sua presença e deixe-os passar como nuvens;
  5. A concentração deve estar toda na respiração, sentindo o ar entrando e saindo do corpo;
  6. Permaneça neste exercício por no mínimo cinco minutos. Com o passar do tempo e o aumento do seu poder de concentração, você pode estender o tempo de meditação;
  7. Ao finalizar o exercício, alongue-se, e deite-se.

Para uma boa noite de sono, é importante deixar o quarto totalmente escuro, desligando inclusive luzes de eletrônicos que estiverem no ambiente, pois eles podem alterar a qualidade e profundidade do sono.

É fato que a meditação ajuda a dormir melhor. Mas além de meditar, é necessário repensar seu estilo de vida. Desacelere, você não é e nem deve ser multitarefas. Comece a viver de forma mais presente, afinal, nenhum exercício será realmente efetivo se não mudarmos a essência da nossa forma de viver.

Você já praticou meditação antes de dormir? Conseguiu dormir mais rápido ou melhorou a qualidade do sono? Compartilhe sua experiência nos comentários.

 

2 comentários

Comentar

/* ]]> */