Exercícios Saúde

Meditação: conheça 5 técnicas para relaxar a mente e o corpo

Com a correria do dia a dia, sempre pautada nos estudos e trabalho, é comum estarmos sempre com a mente e o ritmo do corpo acelerados, como um relógio que nunca para.

Muitas vezes, tomar aquele cafezinho ou um copo d’água para acalmar os ânimos já não está mais fazendo efeito, uma vez que, com o passar do tempo, o corpo e a mente começaram a se adaptar ao ritmo da rotina e, inclusive, aos mais variados truques para driblar o cansaço.

O fato é que há um excesso de informações armazenadas no cérebro e uma carga de pressão alta dentro do corpo, que fazem com que continuemos apressados e ansiosos o tempo inteiro, mesmo quando chegamos em casa para descansar.

É por isso que, em diversos momentos, percebemos que não estamos dando conta de todas as atividades diárias, evidenciando um corpo sem energia ou qualquer disposição para seguir as próximas etapas.

É a hora que você se pergunta: “O que fazer quando se chega a esse nível? O que fazer para conseguir prosseguir com os hábitos diários sem se sentir desgastada e sem energia?”. Essas são questões comuns de virem à tona na cabeça de muitas de nós, principalmente quando bate o cansaço mental e físico de uma só vez.

As respostas dos médicos e especialistas no assunto também variam bastante, desde a melhora da alimentação, a prática regular de exercícios físicos e readaptação das tarefas rotineiras. Todas elas contribuem para certa melhora no cansaço, mas será que realmente acabam com ele?

Pode ser que sim, pode ser que não. E é por isso que muitas pessoas estão em busca de outros meios para se sentirem relaxadas e descansadas tanto fisicamente quanto mentalmente. Uma delas é a meditação. É isso mesmo! Aquela que você já viu em filmes chineses e que sempre achou impossível de fazer.

A prática é milenar e tem ganhado muito adeptos nos últimos tempos, prometendo uma série de benefícios à saúde. Se você está se sentindo estressada e quer saber como relaxar de maneira fácil e simples, continue lendo esse artigo até o final e entenda como a meditação pode te ajudar a resolver o problema.

Benefícios

tecnicas-de-meditacao

A meditação tem sido uma prática muito adotada ultimamente no país, especialmente por aquelas pessoas que estão se sentindo desconfortáveis com a sua rotina de vida. Isso porque os seus benefícios são inúmeros e ilimitados, capazes até mesmo de tratar e prevenir doenças.

Isso porque a prática pode aumentar a produção de óxido nítrico e de endorfinas no corpo, que funcionam como um antídoto contra o estresse e, ainda, previnem a perda de neurônios, fatores prejudiciais ao corpo e causadores de várias doenças, como a hipertensão e o Mal de Alzheimer.

Confira, a seguir, os principais deles e entenda porque você deve inserir a meditação nos seus hábitos diários a partir de hoje:

  • Fornece mais energia ao corpo;
  • Previne o estresse;
  • Reduz a ansiedade;
  • Abaixa a pressão sanguínea;
  • Alivia dores no corpo e no cérebro;
  • Melhora a imunidade;
  • Melhora o equilíbrio emocional;
  • Aumenta a fertilidade;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Combate a depressão;
  • Aumenta a capacidade de concentração;
  • Melhora o sono;
  • Aumenta a criatividade.

Meditação para iniciantes

meditar mulher

Você já deve ter ouvido falar por aí que meditar é uma prática muito difícil, uma vez que “pensar em nada” é uma tarefa quase impossível para um cérebro que está sempre a mil por hora. Pode até parecer, mas não há uma verdade total aí… pode acreditar.

Basta alguns minutos do seu dia para fazer a meditação e torná-la um hábito comum e simples para eliminar o cansaço e estresse da rotina. Independe da técnica que você vá utilizar – que mostraremos mais à frente – e da postura e lugar onde vai praticar, meditar é uma atividade como qualquer outra, que basta um pouco de prática para se tornar algo fácil.

Por isso, para te ajudar, nós mostraremos a seguir algumas dicas simples para você começar a inserir a meditação no seu dia a dia. Vamos lá?

Dica 1: Escolha um lugar ideal

O lugar onde você vai começar a sua meditação precisa ser silencioso, bem arejado e limpo. Esses fatores vão ajudar a trazer uma melhor sensação de paz e tranquilidade. Uma boa ideia é o quarto de dormir, que costuma ser individual e mais silencioso.

Dica 2: Procure uma posição confortável para o corpo

Esse é o segundo passo para uma boa meditação. A mais comum é a de pernas cruzadas (lótus), aquela que nós vemos nos filmes. No entanto, você não precisa ficar nesta mesma posição se não se sentir confortável.

Deite na cama, com os pés juntos e mãos esticadas do lado do corpo ou procure uma outra posição que a deixe mais confortável.

Dica 3: Coloque roupas confortáveis

Roupas muito justas ou que restrinjam a circulação sanguínea, além de acessórios como relógios, cintos, óculos, jóias, devem ser retirados do corpo antes de iniciar a meditação. Isso porque eles podem causar distrações ou movimentação demais e atrapalhar o relaxamento do corpo e da mente.

Dica 4: Fixe os olhos em um ponto imaginário

Na meditação mais avançada, é comum os adeptos estarem com os olhos fechados para aumentar a concentração. No entanto, para iniciantes, fechar os olhos pode causar sonolência.

Por isso, a dica é ficar com os olhos abertos e fixados em um ponto imaginário bem à frente, há pelo menos um metro de distância. Isso evitará distrações e aumentará a concentração para meditar.

Dica 5: Sorria sutilmente

Para meditar, o seu rosto deve estar livre de expressões e movimentos muito severos.  A dica é buscar um sorriso leve, com lábios e maxilares delicadamente cerrados e a língua posicionada levemente atrás dos dentes superiores.

Dica 6: Respire lentamente

Pratique o seguinte exercício durante a meditação: inspire pelo nariz e expire pela boca, bem lentamente. A respiração será a responsável por eliminar as toxinas e “impurezas” do seu corpo e mente. Repita o exercício até se sentir totalmente relaxada.

Dica 7: Controle os seus pensamentos

Esse é o passo tido como mais difícil para a maioria das pessoas. A dica é se desligar totalmente do mundo e dos pensamentos relacionados à rotina.

Tente ouvir apenas o barulho da sua respiração e pensar em coisas positivas e tranquilas, como, por exemplo, as folhas de uma árvore balançando lentamente ou em pássaros voando. Enfim, procure um pensamento que te relaxe e faça você esquecer dos problemas.

Dica 8: Programe um alarme

É comum que iniciantes da meditação se preocupem em olhar a hora de minuto em minuto. Isso pode atrapalhar a concentração e relaxamento do corpo. Por isso, a dica é colocar o alarme para despertar com o período que tiver escolhido para praticar.

Técnicas

mulher-meditando-2

Existem várias técnicas de meditação muito famosas e reconhecidas por sua eficiência em relação ao relaxamento mental e físico. Algumas delas você vai conhecer agora para escolher a que mais combina com você.

1 – Meditação Matinal

Essa técnica é ideal para combater o chamado mau humor da manhã e promover boas vibrações para o decorrer do dia. Com ela, você pode eliminar a irritações ao longo das tarefas da rotina e desenvolvê-la de uma melhor forma. Não é à toa que dizem por aí que a melhor meditação diária é aquela que fazemos ao acordar.

Para fazê-la, basta alongar o corpo ainda na cama, assim que abrir os olhos, esticando bem as pernas e abraçando-as sobre o corpo. Depois toque todas as partes do seu corpo, massageando os pés, pernas, braços… Enfim, tudo o que sentir necessidade de tocar no momento para se sentir relaxada.

Essa é uma maneira de dizer ao seu corpo que você está despertando. Depois, procure uma posição confortável, respire e siga as dicas que falamos anteriormente para fazer a meditação. Sintonize bons pensamentos e agradeça por mais um dia em que acordou bem e com saúde.

O resultado será de um dia mais alegre e produtivo, sem estresse ou problemas que possam te irritar. Apesar de serem exercícios para fazer ao acordar, você também pode fazer essa mesma meditação para dormir. Experimente e tenha noites de sono mais tranquilas.

2 – Meditação Transcendental

Essa técnica é bem simples e fácil de praticar. Para isso, basta seguir as dicas que falamos no decorrer desse artigo (ambiente, postura, respiração, etc.) e repetir por diversas vezes um som particular (mantra) que preferir.

Que tal aproveitar para mentalizar algo que deseja e repeti-lo por diversas vezes durante a sua meditação. Isso servirá para trazer boas vibrações e fazer com que você consiga realizar o seu objetivo.

3 – Meditação Cristã

Como o nome já diz, trata-se de um tipo de meditação que se baseia em divindades textos e orações sagradas. Para praticá-la, basta repetir durante toda a meditação mantras (sons) de palavras sagradas, que podem ser até em outras línguas.

Uma boa dica para começar é repetir a palavra “Maranatha”, que traduzindo do aramaico para o português significa “Venha, Senhor. Venha, Senhor Jesus”.

4 – Meditação budista

Dentro da tradição budista, existem várias formas de meditação e que têm diferentes finalidades. Algumas são voltadas à atenção apenas na respiração, outras nos movimentos ao redor, enfim. Porém, uma simples e fácil de fazer, inclusive na volta do trabalho ou da faculdade, é contar os passos enquanto caminha, sincronizando-os com a sua respiração.

Essa é uma forma de melhorar a concentração e, ao mesmo, nos livrar dos pensamentos ruins, ocasionando um melhor relaxamento mental e físico ao mesmo tempo.

5 – Meditação Mindfulness

Em tradução livre, Mindfulness significa “atenção plena”. Ou seja, trata-se de uma maneira de meditar que procurar manter o foco ou a atenção em algum pensamento. A ideia é aprender a ver o outro lado de algumas coisas. Por exemplo, em vez de pensar apenas em gabaritar um teste, que tal pensar em aprender o assunto que vai cair de verdade?

Ainda, que tal parar para perceber um tijolo para além de um simples objeto de construção e passar a vê-lo também como um possível suporte para livros ou um enfeite na sua casa? Essas e outras questões são possíveis com a meditação Mindfulness, que te ajuda a ampliar os horizontes da vida.

Gostou das dicas? Que tal começar a praticar as técnicas acima e ter mais qualidade de vida? É uma boa ideia para relaxar a mente e corpo e melhorar a sua rotina. Pense nisso!

Até a próxima!

Comentar