Saúde

Como melhorar a imunidade? Métodos simples melhoram a saúde

O que muitas pessoas não sabem é que o estilo de vida pode influenciar diretamente na sua capacidade de proteção de doenças, podendo piorar ou melhorar a imunidade. Isso depende dos hábitos que você possui, e como trata sua saúde.

Substituir os maus hábitos de saúde pelos bons, pode ajudar a melhorar a imunidade rapidamente. Confira algumas formas simples de  garantir estas melhorias, sem precisar realizar grandes mudanças em sua vida:

Durma melhor

dormindo em paz

Talvez você já tenha percebido que está mais disposta a pegar um resfriado ou outra infecção quando não está dormindo direito. Diversos estudos comprovam que pessoas descansadas são capazes de fortalecer o sistema imunológico com maior facilidade.

Não dormir o suficiente pode aumentar os níveis hormonais que levam ao estresse. Isso estimula inflamações no corpo e, até mesmo, problemas cardíacos.

Sabe-se que dormir entre sete e nove horas por noite é essencial para melhorar a imunidade.

Pratique exercícios

exercicios-fisicos-no-inverno-materia

Não precisa ser o suficiente para entrar nas próximas olimpíadas. Basta praticar algum tipo de exercício moderado regularmente. Até mesmo uma caminhada diária de 30 minutos auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Se você não se exercitar regularmente, fica mais disposta a contrair resfriados do que outras pessoas. Além de melhorar a imunidade, a prática de exercícios libera componentes químicos que ajudam você a dormir melhor. Isso gera uma espécie de “combo” do fortalecimento da saúde.

Coma de maneira  equilibrada

salad-791891_960_720

Consumir açúcar de maneira excessiva diminui a capacidade do sistema imunológico de atacar bactérias. Este efeito pode durar até algumas horas após o consumo de alimentos açucarados.

Além disso, é essencial consumir frutas e vegetais, ricos em nutrientes como vitaminas, zinco e beta-carotenos. Escolha variedades de frutas e vegetais de cores diferentes, variando o máximo possível nos tipos consumidos, para absorver nutrientes diversos.

Dê atenção ao estresse

estresse-1024x600

Atualmente, é praticamente impossível viver sem nenhum tipo de estresse. É parte da rotina de quase todas as pessoas. No entanto, se o estresse ocorrer por um longo período de tempo, torna você mais vulnerável a doenças, desde resfriados, até condições graves.

O estresse crônico expõe seu corpo a uma série de hormônios que suprimem seus sistema imunológico. Por isso, diminuir estes níveis garante, além de uma melhor qualidade de vida, uma forma de melhorar a imunidade.

Há diversas técnicas que auxiliam a controlar o estresse, mesmo que livrar-se totalmente dele seja utópico:

  • Praticar a meditação;
  • Diminuir o ritmo de compromissos;
  • Conectar-se mais a outras pessoas;
  • Controlar a respiração;
  • Procurar por auxílio psicológico, se necessário;

Diminuir os níveis hormonais do estresse auxilia, também, a dormir melhor. Isso significa que o benefício é duplo. Sabe-se que pessoas que meditam regularmente possuem uma ação imunológica mais saudável do que aquelas que não meditam. Por isso, tentar a prática é uma ótima opção para quem sofre do problema.

Tente isolar-se menos

women-1586480_960_720

Muitas pessoas não percebem, mas suas rotinas acabam isolando-as de amizades e novas pessoas. Isso é um problema, pois ter relacionamentos é bom pra a mente para melhorar a imunidade.

Pessoas que possuem conexões mais fortes com amigos – seja uma única pessoa, ou um grupo grande – possuem uma imunidade mais avançada do que aqueles que sentem-se sozinhos, segundo estudos.

Por isso, aquela saída ocasional para colocar o papo em dia pode ser uma questão de saúde!

Dê atenção ao seu humor

amigas-se-divertindo

Muitas pessoas esquecem de cuidar do próprio humor e da capacidade de rir. É importante saber que rir é benéfico para o seu corpo. O riso diminui os níveis de estresse, e estimula a produção de células brancas que combatem infecções.

Mesmo que você se sinta um pouco triste, faça algum esforço para comparecer em ocasiões que podem gerar boas risadas para você. Alguns estudos indicam que o simples fato de você marcar eventos divertidos já diminui os níveis de estresse – apenas pela expectativa de comparecer.

Veja também:

Comentar

/* ]]> */