Beleza Pele

Vitaminas para acne: As 4 melhores para eliminar lesões na pele

Vitaminas para acne
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Quem sofre de acne sabe que nem sempre os produtos de uso tópico resolvem o problema e por isso, buscam novas alternativas de tratamento.

Mas o que muita gente não sabe é que o consumo de algumas vitaminas – seja na forma de alimentos ou suplementos – pode ser eficaz no tratamento da acne, atuando na prevenção, redução e até tratamento de inflamações já existentes.

Neste post, selecionamos as melhores vitaminas para acne, sua ação no organismo e os principais alimentos que as contém.

1. Vitamina A

A vitamina A – também conhecida como beta-caroteno e retinol – é uma das melhores vitaminas para acne, atuando na sua prevenção e controle.

Ela reduz a produção de sebo pelas glândulas sebáceas tornando a pele menos oleosa, desobstruindo os poros e diminuindo a susceptibilidade à acne.

Além disso, possui substâncias chamadas rodoxinas, que tem ação antioxidante, que promovem a renovação celular e participam do processo de recomposição da pele, combatendo o envelhecimento precoce.

Esta vitamina está presente em diversos cosméticos retinoides de uso tópico, frequentemente indicados por dermatologistas para tratamento da pele acneica.

No entanto, seu consumo através da ingestão de alimentos também contribui para uma pele mais saudável, conforme um estudo da Vitamins-Nutrition Center, que sugere que a deficiência de vitamina A pode causar acne.

Salmão, cenoura, espinafre e brócolis são exemplos de alimentos ricos em vitamina A.

2. Vitaminas do complexo B

Todas as vitaminas do complexo B desempenham um papel importante na saúde e beleza da pele.

Elas são antioxidantes, ajudam a desintoxicar e eliminar as impurezas da pele, impedindo o crescimento de bactérias e surtos de acne. Além disso, uma dieta rica nestas vitaminas garante um tom de pele mais saudável e uniforme.

A vitamina B2 (riboflavina) reduz os níveis de estresse e ansiedade, fatores que levam à erupção de acnes. Sua deficiência está associada a pele, unhas e cabelos secos, quebradiços e sem viço.

Já a vitamina B3 (niacina) está associada a um aumento da circulação sanguínea da pele, acelerando a eliminação de toxinas e evitando a acne, enquanto a B12 é útil no controle da pigmentação da pele. Manter um bom aporte de vitamina B6 (piridoxina) ajuda no combate a inflamações cutâneas, inclusive acnes.

Algumas fontes de vitaminas do complexo B são carne de porco, peixe, fígado, folhas verdes, cereais integrais, frango, amendoim, ovo, frutas cítricas, entre outros.

3. Vitamina C

A vitamina C – mais conhecida como ácido ascórbico quando utilizado em tratamentos estéticos – é uma das melhores vitaminas para acne existentes, por atuar de diferentes formas na pele.

Tem um efeito calmante, anti-inflamatório, anti-infeccioso e antibactericida que ajuda no tratamento, cicatrização e prevenção da acne.

Além disso, essa vitamina participa de maneira ativa na produção de fibras de colágeno – proteína responsável pela sustentação da pele – conferindo mais firmeza e elasticidade e contribuindo para a recuperação da pele danificada.

É um potente antioxidante, atuando na reparação e renovação celular e recuperando a pele dos danos solares.

A vitamina C não está presente naturalmente no organismo, por isso, é essencial manter uma dieta rica nesta vitamina para que o corpo não sofra com sua deficiência.

Está presente em uma gama de produtos cosméticos de uso tópico e, principalmente, em diversos alimentos como frutas cítricas (laranja, limão acerola), couve, pimentão amarelo, mamão, entre outros.

No combate a acne, a vitamina C pode ser ingerida por suplementação, na concentração de 1000 miligramas três vezes ao dia.

4. Vitamina E

Conhecida como potente antioxidante, a vitamina E combate os radicais livres prejudiciais para a pele, evitando o envelhecimento precoce.

No tratamento de acnes, atua melhorando a cicatrização tecidual das lesões e estimulando a renovação celular da pele.

Além disso, a vitamina E atua na regulação hormonal, evitando a erupção de acnes e espinhas, visto que as alterações hormonais são um fator desencadeante para o surgimento dessas lesões.

A vitamina E pode ser consumida através da ingestão de alimentos como amendoins, amêndoas, sementes de girassol, germe de trigo, brócolis, folhas verde-escuras, entre outros.

Para tratamento da acne, pode ser ingerida na forma de suplemento, na concentração diária de 400 UI.

Além das vitaminas para acne, é importante salientar que existem outros nutrientes que desempenham papel importante no tratamento dessas lesões. Alguns minerais, como o zinco, cromo e selênio ajudam na absorção das vitaminas e reduzem a alteração hormonal, diminuindo a incidência de acnes ocasionadas por esse problema. Além disso, fortalecem o sistema imunológico aumentando o combate às bactérias que causam acne.

Além disso, para que as vitaminas para acne tragam resultados na melhora da pele acneica, é importante que elas estejam associadas a uma alimentação equilibrada. Beber água e ingerir menos açúcares simples e gorduras saturadas também são hábitos que melhoram consideravelmente o problema na pele.

Você sabia que vitaminas podiam ajudar no controle e prevenção da acne? Já fez suplementação ou tratamento com alguma dessas vitaminas? Conta pra gente nos comentários!

/* ]]> */