Saúde

Metabolismo: como funciona? O que o afeta?

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O metabolismo é definido como o conjunto de processos do organismo necessários para manter a vida. No entanto, quando você houve falar em “metabolismo” atualmente, geralmente trata-se de algo relacionado ao peso. Muitas pessoas podem dizer, por exemplo, que possuem dificuldade de emagrecer por terem um metabolismo lento.

Isso pode ser, na prática, uma afirmação verdadeira. Por outro lado, há diversos outros fatores  – como alimentação e exercícios praticados – que influenciam de forma mais relevante no peso do que o metabolismo.

Muito além das questões relacionadas ao peso e à queima de calorias, o metabolismo possui funções fundamentais no corpo humano. Entenda quais são estas funções, e como seu metabolismo influencia o seu organismo:

O que é

metabolismo-lento

A definição mais abrangente de metabolismo é, também, bastante simples. Resume ao processo do corpo de poder converter a comida ingerida na energia necessária para sobreviver.

O metabolismo é parte fundamental da manutenção da vida em todos os seres vivos, não apenas humanos. No caso dos humanos, o metabolismo divide-se em dois tipos de processos distintos.

Catabolismo e anabolismo

metabolismo-catabolismo

Há dois tipos de processos – ou dois tipos de canais através dos quais o metabolismo ocorre em nosso corpo.

O primeiro deles é o catabolismo. Refere-se  à atividade de “quebrar” os componentes que formam os alimentos em moléculas menores. O corpo precisa destas moléculas menores para poder criar energia, pois não consegue absorver grandes componentes químicos.

Por isso, o catabolismo pode ser interpretado como a parte “destrutiva” do metabolismo, produzindo a energia necessária para as células manterem-se ativas. Neste processo, as células utilizam os carboidratos e gorduras para liberar energia, alimentando todas as reações anabólicas do corpo.

Isso inclui aumentar a temperatura corporal, construir músculos, gerar força para contraí-los e mover o corpo, por exemplo. À medica que estes componentes químicos são quebrados em substâncias mais simples, as sobras deste processo são removidas do corpo através dos rins, da pele, dos pulmões e dos intestinos.

O anabolismo, por sua vez, é o chamado “metabolismo construtor”. Ele é o responsável por construir e armazenar tecidos e nutrientes no corpo. Todos os processos anabólicos favorecem e crescimento de novas células, manutenção de tecidos do corpo e armazenamento de energia para o uso futuro.

Este processo é controlado pelo sistema nervoso e pelos hormônios do corpo. Estes dois sistemas atuam de maneira conjunta para garantir o desenvolvimento celular do organismo.

O que pode afetar o metabolismo?

medicamentos-para-depressao

Alguns medicamentos podem afetar o metabolismo. Eles podem acelerar ou diminuir a velocidade de seu funcionamento. Embora isso seja um efeito desejado, em alguns casos, é importante dar atenção para os casos nos quais trata-se de um efeito colateral.

A alimentação também é importante no que diz respeito ao funcionamento e à velocidade destes processos no corpo. Alguns alimentos possuem efeitos diferentes no corpo, e uma dieta equilibrada é essencial para um metabolismo saudável.

A idade é outro fator sabidamente responsável por tornar os processos mais lentos. Em geral, à medida que o tempo passa, as pessoas ganham gordura e perdem massa muscular. Algumas pessoas tornam-se, também, menos ativas. Este fator, no entanto, pode ser revertido, ao praticar mais exercícios e exigir aceleração dos processo do seu corpo.

Veja também:

Comentar

/* ]]> */