Beleza Pele

Microagulhamento: funcionamento e benefícios

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Se você já viu aparelhos de microagulhamento, com dezenas de agulhas cirúrgicas alinhadas, pode ter levado um susto. Para quem não sabe sua utilidade, o equipamento parece um daqueles instrumentos de tortura medievais em um releitura moderna e dolorosa.

A ideia de rodar uma série de agulhas sobre a pele do rosto para criar dezenas de pequenos buracos pode parecer absurda. Na prática, possui uma grande utilidade e qualidade estética.

O processo de microagulhamento permite que ingredientes de cremes penetrem melhor na pele, além de melhorar sua aparência e textura. Mais do que seu valor estético, a técnica que já aplicada por diversos dermatologistas, o que a torna bastante segura e confiável.

Saiba tudo sobre o microagulhamento, seus efeitos e tipos:

O que é o microagulhamento?

O termo microagulhamento é utilizado para caracterizar o processo que envolve o uso de pequenas agulhas acopladas em série em um único dispositivo. Há diferentes modelos e tipos de dispositivos de micro-agulhamento – cada um com seu método.

Há versões manuais e motorizadas dos dispositivos. Na prática, todos os dispositivos baseiam-se no mesmo princípio científico: um cilindro com as agulhas alinhas que é passado sobre a pele, gerando micro lesões imperceptíveis.

Tipos de microagulhamento

estrias

Há diversos tipos de dispositivos de microagulhamento, que podem ser utilizados de acordo com o resultado desejado.

O mais conhecido entre estes tipos são chamados de Dermarollers. O dermaroller parece um pequeno rolo de pintura. Possui um cilindro rotativo, coberto com centenas de agulhas minúsculas virada para o lado externo do cilindro. Para manusear o dispositivo, há um cabo – semelhante a qualquer dispositivo de rolo.

Segurando o cabo, basta rolar o cilindro com as agulhas sobre a pele do rosto, fazendo um pouco de pressão. Assim, gera-se centenas, ou milhares de micro furos pelo caminho, facilitando a aplicação de cremes e medicamentos.

Outro dispositivo conhecido são as chamadas Dermapens. Como o próprio nome indica, estes dispositivos parecem canetas comuns. A diferença é que, na ponta, há uma cabeça circular, onde estão dispostas as agulhas. As agulhas e a esfera são motorizadas. Ao invés de funcionar através de um movimento circular, a dermapen utiliza a ação motorizada para empurrar e retrair as agulhas.

As Dermastamps, por sua vez, são menos populares, mas bastante eficientes. Elas podem ser manuais ou motorizadas, e mesclam o movimento de incisão e retração das dermapens com o alcance de uma área menor por vez.

Ela funciona com um movimento mecânica semelhante ao de um carimbo. Isso quer dizer que deve-se posicionar o dispositivo e aplicar a pressão (caso seja manual), para que haja a perfuração de grandes áreas por aplicação.

Benefícios do microagulhamento

maquiagem-mulheres-maduras

Há, basicamente, três tipos de usos principais com benefícios comprovados do microagulhamento. Estes benefícios são a diminuição de cicatrizes, o estímulo de produção de colágeno e o aumento da absorção de produtos para a pele.

No que diz respeito à redução de cicatrizes na pele, já há um grande consenso de que o microagulhamento funciona adequadamente. Os resultados já são confirmados para os três tipos de dispositivos. Por isso, o tratamento costuma ser aplicado até mesmo em clínicas de dermatologia.

Há, ainda, estudos recentes que indicam o funcionamento do microagulhamento no combate à celulite. Neste sentido, é difícil demonstrar algum resultado que realmente comprove sua eficiência, considerando a pequena quantidade de pesquisas desenvolvidas a respeito do assunto.

As maiores dúvidas dizem respeito ao local da formação da celulite. O microagulhamento atinge áreas extremamente superficiais da pele, não atingindo o ponto de formação da celulite. Por isso, desconfie sempre que o microagulhamento for prometido como solução para estas marcas na perna.

Quanto aos outros dois usos – estímulo de produção de colágeno e maior absorção de nutrientes pela pele – os resultados são bastante seguros. Embora a qualidade do benefício possa variar de pessoa para pessoa, o microagulhamento tende a ser um procedimento barato e simples, o que o torna uma ótima opção em relação ao custo-benefício.

Veja também:

Comentar

/* ]]> */