Turismo

Milhas: conheça mais sobre o segredo para viajar de graça

Milha ou milhagem é um tipo de premiação por bonificação na empresa aérea. Vem comigo que eu conto os detalhes sobre este segredo para viajar de graça!

Geralmente, o passageiro da classe econômica recebe a milha-prêmio a cada 1 milha voada. Já na classe executiva, existe ainda um bônus sobre as milhas voadas (25%); na primeira classe, a bonificação é de 50%.

Lembrando que é preciso estar inscrito previamente no programa, ou seja, fazer um cadastro em uma plataforma de fidelidade. É uma maneira de conquistar e manter os clientes.

Há também os chamados cartões prateados e dourados, disponibilizados para aqueles que acumulam grande quantidade de milhas. Mas as regras para obter estes cartões diferenciados mudam de uma companhia aérea para outra.

O fato é que quanto mais status no cartão, mais vantagens e bônus sobre as milhas voadas. Nada mal, hein?

Para acumular milhas, além das voadas, você pode aproveitar os cartões de créditos associados, as locadoras de veículos, os postos de gasolina, restaurantes e hotéis. Todos eles podem reverter em milhas aéreas o que você utilizar em seus diversos serviços.

Você tem acesso a esta vantagem dando uma olhada no manual de seu programa de viagem e conferindo os cartões e empresas conveniados.

Normalmente, o benefício mais procurado em relação às milhas é trocá-las por bilhetes aéreos gratuitos.

Porém, você ainda pode recorrer a elas para subir de classe no serviço do avião, por exemplo, passando de econômica para executiva. Certos hotéis também aceitam milhas como pagamento de diárias.

O segredo para viajar de graça com milhas depende não somente de sua própria compra de passagens, mas de saber aproveitar inclusive doações de milhas por outras pessoas.

Um participante de programa de milhagem pode comprar um bilhete para você, desde que autorize a doação de parte ou totalidade do bônus via carta ou formulário apropriado.

O que não é possível fazer até o momento é juntar milhas de cartões de pessoas diferentes para adquirir uma passagem, não importando quem irá utilizar o recurso.

Saiba o que são milhas e como voar de graça com elas

Você pode creditar suas milhas voadas informando o número do cartão de milhagem logo ao fazer sua reserva. Mesmo assim, tenha sempre em mãos o cartão durante o check-in, junto com a passagem.

Esqueceu de informar durante a reserva ou depois? Não tem problema. Outro segredo para viajar de graça utilizando milhas é, ao esquecer o cartão, encaminhar à empresa aérea uma cópia da passagem e do cartão de embarque.

No entanto, é preciso ficar de olho no prazo: até seis meses depois da viagem. Caso contrário, as milhas não poderão ser creditadas.

Por falar em prazo, uma das maiores dúvidas quando o tema é milhagem diz respeito à validade dos pontos. Só que não existe uma regra única. O tempo varia de companhia para companhia. É preciso ler com atenção o que seu programa de milhas determina, e cada um tem um prazo.

Quanto ao período do ano para aproveitar as milhas, isso também depende da empresa de aviação, sendo que, geralmente, existem alguns períodos de embargo – muitas vezes coincidindo com a alta temporada. Em outros casos, há possibilidade de pagar um extra para resolver o impedimento.

O truque para viajar de graça usando milhas em qualquer época é, sem dúvida, fazer reserva com muita antecedência. Os assentos destinados aos bilhetes-prêmio são poucos nos aviões.

Além de permitir trocar os pontos das milhas por novos bilhetes aéreos, as companhias ainda possibilitam a troca por produtos. Para não perder pontos e aproveitar as vantagens deles, observe sempre a validade das suas milhas.

Com as milhas, você pode viajar de graça e muito mais…

Boa viagem! Até o próximo post!

/* ]]> */