Casamento

Mini wedding: veja aqui dicas de como planejar o seu

Subir ao altar e oficializar o amor é o sonho de muitos casais, porém nem sempre uma superprodução está nos planos. É aí que surge esse novo estilo de casamento, o mini wedding.

Cada vez mais adotado tanto no Brasil como no exterior, o mini wedding é procurado por casais que querem uma cerimônia mais intimista e pessoal, vivenciando esse momento especial com pessoas que realmente foram importantes na vida dos noivos.

Se você simpatiza com esta ideia e pensa em ter um casamento deste tipo, veja neste post algumas dicas para planejar seu mini casamento e torna-lo um momento inesquecível!

Onde fazer um mini wedding?

O mais interessante de um mini wedding é que, com poucos convidados, fica mais fácil acomodar todo mundo em lugares mais inusitados e menos comuns para a realização da cerimônia.

Isso possibilita a escolha de um lugar que tenha a ver com a personalidade dos noivos, tornando o clima ainda mais intimista.

Gosta de comida italiana? Que tal casar em uma cantina? Se o casal aprecia vinhos, cerimônias lindas são feitas em vinícolas no sul do Brasil ou em outros países, como Argentina e Chile.

Outras ideias: casar em restaurante (que tal aquele em que vocês se conheceram e que faz parte da história de vocês?), em uma fazenda ou sítio (que tal um tema country?), museus e até mesmo na praia. Mini weddings podem inclusive ser feitos em casa, no salão de festas do condomínio e até na igreja.

Um “destination” também é uma opção divertida para quem vai fazer um mini wedding. Trata-se de um casamento combinado com uma viagem e é perfeito para esse tipo de casamento, pois com um número menor de convidados, é mais fácil planejar tudo.

A lista de convidados

Um mini wedding tem, em sua maioria, um número de convidados que varia entre 10 e no máximo 100 pessoas.

E pode não parecer, mas fazer a lista de convidados do casamento pode ser uma tarefa bastante árdua. É difícil selecionar os amigos e familiares mais próximos e muitos cortes tem que ser feitos. A dica é priorizar pessoas que acompanharam o relacionamento.

Um bom guia para começar a sua lista é pelos familiares mais próximos (pais, irmãos e respectivos cônjuges, avós paternos e maternos, tios e primos de primeiro grau).

Depois, vem a parte mais difícil, os amigos dos noivos. Nesta hora, priorize amigos de longa data que continuam presentes na vida do casal e pessoas que acompanharam o relacionamento de vocês.

O charme está nos mínimos detalhes

country-wedding-annie-lynn

A decoração de um mini wedding deve refletir a personalidade dos noivos.

Geralmente, o espaço é dividido em dois, um para a cerimônia, com um pequeno altar e cadeiras para os convidados; e um lounge, para a confraternização e festa.

Uma retrospectiva com fotos analógicas, flores mais coloridas e despojadas, assim como outros mimos manuais são característicos desse tipo de casamento. E podem ser feitos pelos próprios noivos visto que o envolvimento deles na decoração deste tipo de cerimônia é muito maior.

É só soltar a criatividade, origamis, porta-retratos, luminárias e varais com luzes são outros exemplos de itens utilizados na decoração.

E esse cuidado deve refletir também em outros detalhes do mini wedding: guardanapos, cardápios, convites, e lembrancinhas. Tudo deve ter a “cara” dos noivos.

Álbum de casamento

wedding_album002

Como toda cerimônia, o mini wedding também deve ter seu álbum de casamento, afinal as fotografias são a lembrança física deste momento tão especial e serão guardadas para sempre.

A diferença é que nos mini casamentos, o fotógrafo consegue capturar detalhes mais íntimos do casal. Geralmente há uma maior aproximação dos noivos e tudo é mais informal e descontraído. O resultado são fotos cheias de personalidade que contam a história do casal de forma despojada e divertida.

É mais barato fazer um mini wedding?

Se comparado a um casamento tradicional, o mini wedding tem um orçamento menor e pode ser uma alternativa para quem quer economizar.

No entanto, esse tipo de casamento não deve ser escolhido somente pensando na economia. Mesmo sendo uma festa mais restrita, com menos convidados, deve-se manter um bom padrão de qualidade e isso pode custar caro.

O mini wedding é uma alternativa para noivos que querem uma festa mais intimista e personalizada. Pode ser mais simples, se unir à uma viagem, ser rústica e charmosa e até chique e luxuosa.

O que caracteriza esse tipo de cerimônia é, principalmente, a vontade de dividir o seu casamento com os parentes e amigos mais próximos, vivenciando de forma intensa cada momento!

Gostou do artigo? Inspire-se e planeje seu mini wedding!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */