Beleza Pele

Mitos e verdades sobre Espinhas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Os produtos voltados ao tratamento de espinhas são variados, e por isso, é comum ocorrer bastante confusão em relação aos mitos e verdades sobre o assunto. Aqui você confere os principais questionamentos relacionados a eles e pode tirar suas dúvidas. Mas primeiro, o que são espinhas? O que é a Acne?

Primeiramente é importante saber que espinhas são aquelas que surgem de vez em quando no rosto ou pelo corpo, mas quando elas começam a surgir de maneira demasiada, o quadro já pode ser considerado como acne. A acne nada mais é do que uma inflamação das glândulas sebáceas, que causa uma maior quantidade de espinhas que acabam infeccionadas e obstruídas, trazendo manchas e pequenas bolinhas vermelhas sob a pele. Sendo assim, o cuidado tanto em um caso, como no outro é bastante necessário.

Sabendo disso, vamos aos mitos e verdades sobre as espinhas:

Usar produtos diariamente é necessário?

Verdade. É importante limpar a pele diariamente para evitar as espinhas e um possível quadro de acne. Nesse sentido, é importante lembrar que cada tipo de pele possui um tratamento específico, e que por isso, é importante consultar um dermatologista para saber qual produto utilizar. Porém, normalmente, os primeiros passos consistem em utilizar sabonete neutro para a limpeza da pele, utilizar o adstringente e o hidratante para reduzir a oleosidade.

A acne ocorre em qualquer idade?

Verdade. Porém, com “qualquer idade” queremos dizer que é mais possível que ela ocorra entre a adolescência e ao 40 anos, uma vez que durante todo esse período de tempo as glândulas sebáceas registram grande atividade.

O clima quente piora a situação e faz com que mais espinhas apareçam?

Verdade. Uma vez que quanto mais quente o clima, mais oleosa a pele.

E lavar o rosto com água quente? Piora?

Verdade. Mas pelo motivo contrário. O clima mais quente aumenta a oleosidade da pele, porém, lavar o rosto com água quente tira bruscamente a oleosidade da pele, fazendo com que as glândulas tentem produzir ainda mais essa substância, deixando a pele ainda mais oleosa, e podendo causar mais espinhas.

Comer chocolate dá espinha?

Mito. Essa fama do chocolate se dá muitas vezes ao fato de que as mulheres comem mais chocolate durante a TPM, porém, o que causa o aumento das espinhas são os hormônios e não o chocolate, porém, é bom que o excesso de chocolate seja evitado.

espremer-acne

Espremer as espinhas é ruim?

Verdade. Espremer as espinhas é ruim pois a contaminação poderá acontecer mais facilmente, ou seja, o risco de que essa espinha fique inflamada é ainda maior, causando manchas e cicatrizes que serão muito mais difíceis de tirar futuramente.

Mas e os alimentos gordurosos? Pioram a acne?

Verdade. O excesso de alimentos gordurosos, poderá influenciar no aumento de glândulas sebáceas, o que acabará por piorar o quadro de acne.

Tomar sol faz bem pra pele?

Verdade. Mas o sol deve ser aquele antes das 10h da manhã e após as 16h da tarde. O sol faz bem pra pele porque tem ação anti-inflamatória e ajuda a renovar as células, porém, é preciso utilizar também produtos para a saúde da mesma.

Muito stress dá espinha?

Verdade. Isso acontece porque quando há situações de stress, ocorre o aumento do ACTH, um hormônio que desestabiliza a situação hormonal do corpo, causando espinhas.

É hereditário?

Verdade. Porém, você pode ter mais ou menos espinhas que seus pais, apenas lembre-se que cuidar da pele o quanto antes é essencial.

Comentar

/* ]]> */