Infográficos Saúde

Está naqueles dias? Veja 10 mitos e verdades sobre a menstruação [Infográfico]

Mitos verdades sobre a menstruação

Você já ouviu dizer que andar descalço pode dar cólica quando está naqueles dias? Ou, ainda, que comer chocolate ajuda a acabar com os sintomas da TPM? Toda mulher que é deste planeta com certeza já ouviu alguns desses boatos e, certamente, não hesitou em seguir qualquer um deles alguma vez na vida.

Muitas vezes, parece que o ciclo menstrual não é um mistério só para os homens, já que costuma deixar a mulherada sempre muito confusa sobre como se comportar quando estão na chamada “semana-problema” do mês. No entanto, este período não deve ser um assunto desconhecido entre nós mulheres, uma vez que ele é fundamental para manter a saúde em dia.

Além disso, levando-se em conta que uma mulher deve menstruar, em média, 400 vezes na vida, contando dos 12 aos 50 anos, aproximadamente, o que de maneira alguma pode faltar é informação sobre o que pode ou não afetar a sua saúde durante a menstruação, concorda?

Fique de olho nos 10 mitos e verdades abaixo e descubra o segredo para ficar de bem com a vida quando estiver naqueles dias!

1. Mulheres que convivem juntas menstruam na mesma época: VERDADE

Considerando que a menstruação é uma alteração hormonal no nosso corpo, é válido dizer que ela pode ser influenciada por fatores externos, como estresse, ansiedade, alimentação ou qualquer outra situação relacionada à rotina.

É por este motivo que mulheres que dividem o mesmo ambiente, com as mesmas condições, podem sim menstruar juntas, uma vez que os hormônios vão se regular e entrar todos no mesmo ciclo.

2. Andar descalço dá cólica: MITO

Muitas mulheres acreditam que andar sem sapatos em um chão frio pode provocar cólicas menstruais, mas a crença não passa de um boato. A cólica é resultado da contração do útero e pisar descalço em um chão frio ou quente não deve causar esse tipo de dor quando se está naqueles dias.

3. A menstruação favorece o aparecimento de acnes: VERDADE

Qualquer alteração hormonal, como é o caso da menstruação, realmente favorece o aumento de espinhas na pele, uma vez que aumenta a produção de oleosidade. É por isso que cuidar da alimentação nesse período é de extrema importância para não piorar o quadro de acnes.

4. Mulher engorda quando está menstruada: MITO

Muitas mulheres afirmam que aumentam alguns quilinhos na balança quando estão menstruadas, mas não é exatamente isso o que acontece. Na verdade, o ciclo menstrual causa um inchaço no abdômen, e não um aumento de gorduras. Esse inchaço é causado pelas alterações hormonais comuns neste período.

5. Transar durante o período menstrual é mais prazeroso: VERDADE

Realmente, essa pode ser uma sensação verdadeira que muitas mulheres sentem quando estão menstruadas. O maior apetite sexual neste período se deve devido à maior irrigação de sangue na região pélvica, o que facilita a lubrificação da vagina e aumenta a sensibilidade para atingir o orgasmo.

6. Suspender a menstruação faz mal à saúde: MITO

Algumas mulheres buscam métodos para suspender a menstruação. Apesar de parecer estranho, isso não traz nenhum risco à saúde. O ciclo menstrual é resultado da não fecundação do óvulo, que se desintegra e causa uma descamação no útero. Portanto, não faz mal suspendê-lo, se for da vontade da mulher.

Especialistas só alertam para uma maior dificuldade de diagnosticar problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal, uma vez que apenas um ciclo menstrual normal poderia denunciá-los.

7. Transar menstruada pode aumentar os riscos de contrair DSTs: VERDADE

Se você e o seu (sua) parceiro (a) mantiverem relações sexuais sem camisinha durante o seu período menstrual, realmente pode aumentar as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Isso porque o sangue é, na linguagem dos especialistas, um meio de cultura, o que significa que ele pode favorecer o crescimento de microrganismos, como fungos, bactérias e vírus.

8. TPM não existe: MITO

Toda mulher já ouviu alguma vez na vida uma piada que dizia que “TPM é uma coisa psicológica”, não é verdade? Mas, segundo especialistas, ela existe sim e acontece devido às alterações hormonais pelas quais o organismo passa nos 10 dias que antecedem a menstruação. Inclusive, ela possui mais de 200 sintomas associados e acomete pelo menos 50% das mulheres.

9. O sangue eliminado na menstruação é inútil: MITO

De acordo com especialistas, não existe nenhum sangue que não seja útil ao corpo. Aquele que é expelido durante o período menstrual é usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível gestação. Quando a mulher não fica grávida, o que acontece é apenas a sua liberação pelo corpo.

10. Comer chocolate melhora a TPM: VERDADE

Quem nunca correu que nem uma louca atrás de um bombom quando estava naqueles dias, que atire a primeira pedra!Se você achava que era só gula, fique tranquila… Comer chocolate realmente melhora os terríveis sintomas da TPM.

Isso porque essa sobremesa deliciosa contém substâncias que melhoram o humor e promovem a sensação de felicidade, como a endorfina e a serotonina. Estes hormônios ajudam a combater a depressão, sintoma bastante comum quando estamos no período menstrual.

Mitos e verdades sobre a menstruação

/* ]]> */