Maternidade

Nascimento dos dentes: saiba identificar e aliviar o desconforto do bebê

O nascimento dos primeiros dentinhos do bebê são um marco importante no desenvolvimento da criança. Como identificar se são mesmo os dentes ou se é algum outro incômodo?

Veja aqui como identificar os sinais de nascimento dos dentes e também aprenda a aliviar os incômodos do bebê.

Veja também: Introdução alimentar: quando começar e como fazer 

Quando nascem os primeiros dentes?

Os dentes do bebê começam a se formar ainda dentro da barriga da mãe. São os chamados botões dentários, que serão o alicerce para a formação e crescimento completo dos primeiros dentes.

Os primeiros dentes geralmente nascem entre os 6 e 8 meses de vida do bebê.

Meu bebê está com muita saliva aos 4 meses, são os dentes nascendo?

Aos 4 meses é muito comum que cresça a quantidade de saliva produzida pelo bebê. Isso pode causar desconforto e até engasgos. No entanto, este fato não costuma estar ligado ao nascimento dos dentes do bebê.

Quais dentes nascem primeiro?

Os dentes que nascem primeiro costumam ser os dois dentes da frente da parte de baixo. Depois nascem os dois da frente da parte de cima.

Qual a ordem de nascimento dos dentes?

Depois do nascimento dos quatro primeiros dentes, nascem mais dois dentes da parte superior, os incisivos superiores. Em seguida os incisivos inferiores. Os laterais inferiores e superiores nascem por último neste período. Estes são os dentes que nascem até o 12º mês de vida do bebê.

Dentes do bebê: ordem de nascimento

A partir do primeiro ano de vida, nascem os primeiros molares inferiores e superiores. Os caninos inferiores e superiores vêm em seguida. E por fim, os segundos molares inferiores e superiores. Por volta dos 2 anos e meio a criança já apresenta todos os dentes de leite.

Como identificar os sinais de que os dentes estão nascendo?

É comum que o bebê tenha uma pequena queda na imunidade durante o nascimento dos primeiros dentes. Por isso, eles podem ficar mais irritados, ter febre, uma leve diarreia ou até mesmo um resfriado.

Também é comum que apresentem problemas no sono e na alimentação.

Porém, tais sintomas costumam ser leves, caso a criança apresente sintomas mais intensos, procure auxílio médico.

Outra evidência do nascimento dos dentes é o inchaço e vermelhidão na gengiva, que fica mais sensível. O bebê tenta coçar e aliviar a irritação na região com qualquer coisa que tiver ao alcance da mão.

Providencie mordedores macios e dê preferência aos modelos com água dentro.

Como aliviar os desconfortos?

Os mordedores são as opções mais tradicionais para o alívio dos desconfortos causados pelo nascimento dos primeiros dentes.

Mas também há algumas alternativas. No caso de mordedores com água dentro, você pode deixá-los no congelador e entregá-los mais frescos à criança para ajudar a amortecer o local.

Você também pode drenar leite materno e fazer um picolé bem nutritivo para o pequeno esfregar na gengiva. Eles costumam gostar muito!

Outra opção é administrar um medicamento chamado Camomilina C, que possui extrato de camomila e alcaçuz, além das vitaminas D e C. A camomila e o alcaçuz agem como sedativo e anti-inflamatórios suaves. Já as vitaminas D e C procuram reforçar o sistema imunológico do bebê.

Sempre consulte seu pediatra antes de dar um novo medicamento ao seu filho.

Quais são os cuidados que devo ter com os primeiros dentes?

Após o nascimento dos primeiros dentes, é preciso fazer a higienização com uma escova específica para essa fase.

Escove os dentes após cada refeição, utilizando água e a escova. Não é necessário utilizar creme dental.

Á noite e o período em que é necessário escovar os dentes com mais atenção, pois a produção de saliva diminui, o que favorece a proliferação de placas bacterianas, que causam cáries e infecções na gengiva.

 

Os primeiros dentes são um marco inesquecível do desenvolvimento da criança. Eles sofrem um pouco com as irritações da gengiva, mas é possível aliviar os sintomas.

Existem mais formas de acalmar seu bebê no dia-a-dia. Para saber leia também: Teoria da extero gestação: 10 dicas essenciais para acalmar seu bebê nos primeiros meses.

/* ]]> */