Maternidade

Nidação: confira aqui 13 perguntas e tire suas dúvidas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O famoso corrimento igual à borra de café pode deixar a mulher num estado de ansiedade tremendo: será que é nidação? Será que estou grávida?

Neste artigo, preparamos 13 perguntas e respostas sobre a nidação. Confira!

Veja também este infográfico: 10 mitos e verdades sobre a menstruação

1. Como acontece a nidação?

A nidação acontece quando o zigoto, produto da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, chega até o útero e se fixa no endométrio. A nidação ou implantação do embrião é uma das fases de desenvolvimento da gravidez e ocorre em todas elas.

2. Quando a nidação ocorre?

A nidação se dá cerca de 1 a 2 semanas após o período fértil  ou após a relação sexual, e é sinal de que a gravidez já está em curso.

3. Sempre ocorre sangramento de nidação?

O sangramento, muito conhecido como um sinal de nidação, ocorre em algumas mulheres apenas.

4. Por que acontece o sangramento de nidação?

Quando ocorre o sangramento na nidação, ele se dá porque, ao se fixar no endométrio, o zigoto acaba soltando resíduos da parede do útero. O sangramento da nidação significa que o zigoto está bem fixo, evitando possíveis abortamentos por um eventual descolamento.

5. Quais são os outros sinais de nidação?

Além do sangramento, outros sinais de nidação são cólicas leves, semelhantes às cólicas menstruais e dor leve no baixo ventre.

Mas atenção: nem sempre esses sinais são muito evidentes, por isso, sempre é bom fazer um teste de gravidez para acabar com a incerteza.

6. Quando fazer o teste de gravidez?

Geralmente, um dia após a nidação o corpo já começa a produzir o hormônio HCG, que é o hormônio que os testes de gravidez costumam detectar.

Entretanto, esse tempo pode variar de uma mulher para outra. Então, espere pelo menos 3 dias para realizar um teste de gravidez.

7. Qual a diferença entre sangramento de nidação e a menstruação?

O sangramento de nidação é um muco marrom ou rosado. Também é comum que ele apresente pequenos filetes de sangue. Ele costuma ser em pequena quantidade, suficiente apenas para sujar a calcinha, ou só sai um pouco no papel higiênico.

O que diferencia a menstruação do sangramento de nidação é a quantidade de sangue, que na menstruação vai aumentando e é vermelho vivo. Outra diferença é que a menstruação costuma durar mais tempo.

8. Quanto tempo dura o sangramento de nidação?

Costuma durar até 3 dias e em quantidade pequena. Ao contrário da menstruação, que tende a aumentar o fluxo e permanecer por mais tempo, dependendo da mulher.

9. O sangramento de nidação oferece risco para o sucesso da gestação?

Não. Na verdade, a nidação, com sangramento ou sem, é sinal de que o zigoto conseguiu se fixar na parede uterina e está se multiplicando constantemente e tende a se desenvolver.

10. O que fazer para ajudar no processo de nidação?

Para as mulheres que querem engravidar, podem ajudar no processo de nidação tomando ácido fólico.

O ácido fólico auxilia na multiplicação celular que ocorre após a fecundação até as 12 semanas de gestação. Com uma multiplicação celular saudável, as chances da gestação ocorrer com sucesso são muito maiores.

Existem outros fatores importantes para engravidar. Confira: Como engravidar rápido? Veja 20 perguntas e respostas.

11. Como é a nidação de gêmeos?

A nidação de uma gestação de gêmeos é idêntica a uma nidação de feto único.

12. Como fica o colo do útero na nidação?

O colo do útero deve estar em seu estado normal: alto, fechado e com uma espessura mais grossa. No entanto, é possível que este estado varie de uma mulher para outra.

13. Quais fatores prejudicam a nidação?

Alguns fatores podem prejudicar o processo de nidação: multiplicação mal realizada das células do embrião, endométrio com falhas em sua estrutura, como a endometriose; útero bicorno, septado ou com outros problemas. Para mais informações é importante sempre consultar um médico.

Quer saber mais? Escreva suas dúvidas nos comentários!

/* ]]> */