Beleza Cabelos Pele

Óleo de amêndoas: saiba como usar esse cosmético natural

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

De longe, os óleos naturais estão entre os produtos de beleza mais utilizados pelas mulheres em quase todas as áreas de cuidados com o corpo. Muito conhecidos por suas propriedades hidratantes e antioxidantes, os óleos são uma alternativa não industrializada e mais barata para diversos cosméticos para pele e cabelos.

Dentre os óleos queridinhos pelas mulheres, o de amêndoas ocupa uma das primeiras posições, juntamente com o óleo de coco. Disponível em dois tipos (óleo de amêndoas doces e amargas), o aroma adocicado característico desse óleo é apenas um dos motivos que o tornam parte essencial da prateleira de produtos de beleza de qualquer mulher.

Óleo de amêndoas e seus usos

O óleo de amêndoas doce é o mais utilizado quando falamos em cosméticos naturais e massagens. Sua composição é uma das mais ricas, o que o torna um excelente aliado nos cuidados com o corpo.

Ele é rico nas vitaminas A, B2, B6 e B1, mas o grande destaque nutritivo desse óleo vai para a vitamina E, que o transforma em um dos melhores e mais potentes antioxidantes disponíveis no mercado de cosméticos.

Ainda que muitos acreditem que o óleo de amêndoas serve apenas como um hidratante excelente para prevenir o aparecimento de estrias durante a gravidez, esse produto possui muitos outros usos, que vão desde cuidados com a pele, como um bom removedor de maquiagem, até definidor de cachos.

Cuidando dos cabelos com o óleo de amêndoas

oleo-de-amendoas-cabelos

Se você é fã de substituir produtos de farmácia por receitas caseiras, o óleo de amêndoas se tornará um dos seus melhores amigos, devido à grande versatilidade de usos para um único produto.

Nos cabelos, o óleo pode ser utilizado como hidratante, redutor de frizz, para diminuir o volume, recuperar fios do ressecamento e devolver a maciez e brilho a fios muito maltratados.

Por mais que a aplicação direta do óleo seja muito utilizada como rotina de beleza, não é recomendado realizá-la em todo o comprimento e não enxaguar em seguida. Óleo de amêndoas em excesso nos fios pode deixá-los com um aspecto gorduroso e duro.

A umectação é uma das rotinas de beleza que mais utilizam o óleo de amêndoas. Para fazê-la em casa, aplique o produto em todo o cabelo antes de lavar, dividindo os fios em mechas.

Deixe agindo por meia hora e retire no banho com seu shampoo e condicionador convencionais. Isso ajudará a devolver a hidratação dos fios sem que eles fiquem com um aspecto muito pesado.

Você também pode utilizar o óleo de amêndoas para potencializar seus produtos favoritos para cabelos, como aquele condicionador que você não troca por nada. Adicione uma colher de chá de óleo de amêndoas a ele para que seus fios fiquem ainda mais brilhantes e hidratados após cada lavagem.

Se a sua luta diária é contra queda excessiva de cabelos ou caspa e dermatites no couro cabeludo, o óleo de amêndoas também pode ser usado para solucionar o problema.

A aplicação deve ser realizada diretamente na raiz, através de uma massagem suave, em movimentos circulares. Deixe o óleo agir por cinco minutos e depois, utilizando um pente fino, penteie os cabelos para espalhar o óleo pelo comprimento dos fios. Enxágue durante o banho.

Para combater o ressecamento que acaba acometendo quase todos os tipos de cabelo em algum período, você pode utilizar o óleo de amêndoas durante a noite. Aplique algumas gotas do produto nas pontas do cabelo, massageando para que ele penetre nas cutículas.

Óleo de amêndoas para a sua pele

oleo-amendoas-pele

 

E mais uma vez a sabedoria popular se mostrou correta com os usos ideais para o óleo de amêndoas. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, seu uso devolve nutrientes e hidrata a pele.

Por conta desse grande poder de hidratação, ele é frequentemente recomendado à mulheres grávidas que desejam manter a elasticidade da pele e evitar o aparecimento de estrias durante a gestação.

E mesmo mulheres que não estão esperando um bebê podem se beneficiar dessa propriedade do óleo e evitar o aparecimento de estrias em todo o corpo, em especial se estiverem passando por um período de emagrecimento.

Diferentemente de quando é aplicado nos cabelos, o óleo de amêndoas em geral é utilizado puro para tratamentos na pele. Ele funciona como um excelente preventivo para o surgimento de rugas, por aumentar a elasticidade natural dos tecidos.

Em caso de queimaduras de sol e até mesmo de cera depilatória, ele pode ser utilizado como um anti-inflamatório e relaxante para a região afetada.

Caso você queira utilizar o óleo sem nenhum intuito específico, apenas para cuidar da hidratação da pele, o melhor momento para aplicação do produto é depois do banho. Isso porque, graças à água quente, os poros ficam mais abertos, o que possibilita que a pele absorva o óleo de maneira mais eficiente.

Se você possui regiões no corpo que estejam muito ressecadas, como as mãos, pés, cotovelos e joelhos, a aplicação do óleo de amêndoas pode ajudá-las a recuperar a maciez e a saúde. Para isso, basta aplicá-lo puro, diretamente na região que necessita de cuidados.

O óleo de amêndoas também pode servir como complemento para os seus cremes hidratantes, tanto de corpo como de rosto. Misture algumas gotas do produto no hidratante de sua preferência para torná-lo ainda mais eficiente na missão de cuidar da sua pele.

Se as suas cutículas estão sempre incomodando, é importante mantê-las hidratadas. Caso você não queria adquirir um hidratante para isso, o óleo de amêndoas é um excelente substituto. Aplique-o nas cutículas, massageie para espalhá-lo bem, de preferência antes de ir para cama.

Os removedores de maquiagem podem causar desconforto e alergias em algumas mulheres de pele mais sensível, em especial na região dos olhos. Se esse é o seu caso, o óleo de amêndoas pode ajudar você a não dormir mais usando maquiagem.

Basta aplicar um pouco do produto no rosto e massageá-lo. Retire o óleo com um papel toalha ou gaze e lave o rosto com o sabonete de sua preferência.

Veja também:

/* ]]> */