Beleza Cabelos

Óleo de Amla ajuda no crescimento do cabelo; saiba como usar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Pode admitir! Pelo menos uma vez na vida, você já pensou em qual deve ser o segredo das mulheres indianas para manter os cabelos longos e maravilhosos, não é verdade? Pois bem! Quase que exclusivamente lisos, escuros e sedosos, os fios das belas passaram a ser uma característica singular de beleza que as tornam reconhecíveis em qualquer parte do mundo, inclusive por aqui…

Afinal, o que elas usam no cabelo para deixá-lo tão bonito? Será que existe algum tratamento especial? A verdade é que a cultura indiana é rica em produtos naturais, dentre eles ervas medicinais e óleos vegetais, que ajudam a cuidar das madeixas de forma natural e promover o seu crescimento rápido e saudável, como é o caso do Óleo de Amla.

Extraído da amla (Emblica offcinalis), ou groselha indiana, uma fruta nascida na Índia e bastante utilizada na medicina Ayurvédica, o produtinho é considerado um condicionador natural para acelerar o crescimento dos fios, além de torná-los fortes e saudáveis. Além disso, o seu uso previne inflamações do couro cabeludo, graças às suas propriedades antioxidante, adstringente, anti-inflamatória, antibacteriana, anti-cancerígena, fungicida e cicatrizante, sendo capaz de combater até mesmo problemas como a caspa.

Quer saber quais são os seus benefícios, propriedades e como usar o óleo de amla no cabelo? Então, continue lendo esse artigo e descubra como ele pode te ajudar a acelerar o crescimento dos seus fios!

Veja também:

Óleos para passar no cabelo: conheça os 15 melhores

Propriedades do óleo de amla

O óleo de amla é um produto natural e faz parte dos óleos essenciais que ajudam a cuidar da saúde e da beleza como um todo. Em geral, a sua cor é verde-amarelada, quando extraído diretamente da fruta, ou na cor marrom, caso tenha sido feito a partir do pó da amla.

Além da sua textura super leve, podemos destacar entre as suas propriedades nutricionais a presença das vitaminas A, do complexo B e C, ácido gálico, ácido elágico, polifenois, ácido ascórbico, taninos, além de minerais, como ferro, fósforo e cálcio, e também algumas proteínas.

Por conter todos esses nutrientes, o óleo de amla tem sido amplamente utilizado, especialmente entre as indianas, para nutrir, fortalecer e escurecer os fios (no caso de quem está querendo cobrir o cabelo branco), além de tratar e prevenir problemas no couro cabeludo, como coceira, caspa e secura, que podem ocasionar a queda do cabelo.

Veja também: Como escurecer o cabelo naturalmente? Veja 7 receitas fáceis

A seguir, você vai conhecer os principais benefícios do óleo de amla para o cabelo e descobrir porque ele não pode faltar na sua rotina de tratamento capilar a partir de agora!

Benefícios

Agora, você vai conhecer o segredo das indianas para manter os seus cabelos tão saudáveis e bonitos. Isso porque o óleo de amla no cabelo pode:

  • Hidratar e nutrir os fios, deixando-os mais macios e brilhosos;
  • Estimular o seu crescimento;
  • Fortalecer os fios da raiz às pontas;
  • Tratar e recuperar fios danificados e secos;
  • Reduzir a queda e quebra;
  • Escurecer os fios, já que evita a perda de melanina (sendo, por isso, bastante incorporado à fórmula de tinturas e ideal para cobrir cabelos brancos);
  • Combater o frizz;
  • Tratar a caspa, coceiras, secura e outros problemas no couro cabeludo;
  • Definir os cachos (no caso de cabelos cacheados);
  • Encorpar os fios (engrossar).

Como usar óleo de amla no cabelo?

Além de benéfico à saúde e beleza capilar, a boa notícia é que o óleo de amla pode ser utilizado de diferentes maneiras no cabelo para conseguir todos os efeitos desejados que nós citamos anteriormente. Veja:

Umectação

Para fazer uma umectação (nutrição) nos fios, basta aplicar o óleo de amla diretamente neles e deixá-lo repousar nos cabelos por cerca de duas horas. Passado esse tempo, é só fazer a lavagem e finalização normalmente.

Hidratação

Você pode potencializar a hidratação do seu cabelo misturando um pouco do óleo de amla à sua máscara capilar e aplicá-la normalmente nos fios. O resultado é de fios mais brilhosos e macios.

Condicionamento

O óleo de amla também pode ser misturado ao seu condicionador para encorpar os fios e deixá-los ainda mais saudáveis. Depois, é só utilizar o condicionador normalmente após a lavagem com o shampoo.

Massagem no couro cabeludo

Se o seu couro cabeludo estiver com problemas como coceiras, secura ou caspa, você pode usar o óleo de amla diretamente nele ou misturado a um creme de massagem para massageá-lo, tratar esses problemas, e estimular o crescimento dos fios.

Onde comprar?

O óleo de amla pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou que vendem produtos indianos, inclusive pela internet. Aqui no Brasil, infelizmente, não é tão fácil de encontrar o produto, sendo mais recomendado a sua compra pela internet.

Gostou do artigo? Já usou o óleo de amla no cabelo? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando o que achou!

Até a próxima!

/* ]]> */