Beleza Cabelos

Óleo de Argan para o cabelo: saiba os benefícios e como usar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O óleo de Argan – também conhecido como Marrocan Oil, devido à sua origem marroquina – tem se tornando nos últimos tempos o queridinho das mulheres na lista de cuidados com a saúde e a estética, principalmente entre as celebridades. Como você já leu aqui no blog, esse poderoso óleo vegetal é mesmo um grande aliado quando se fala nos cuidados com a pele e os cabelos.

Especialmente em relação a esse último, parte do corpo com a qual nós mulheres mais nosso preocupamos, o óleo de Argan pode trazer um tratamento profundo, já que ele é rico em ácidos graxos (oleico e linoleico), além de vitamina E, fundamentais para deixar o cabelo sedoso e com mais vida.

Para quem não sabe, os ácidos graxos e a vitamina E são substâncias capazes de repor a proteína capilar perdida com o uso de produtos químicos e causada por outros agentes externos (como poluição, exposição solar, umidade, calor, vento, ar-condicionado, etc.), deixando a fibra dos fios menos compactada e, portanto, mais macia, jovem e brilhante.

Não é à toa que, com o uso constante do óleo de Argan, as madeixas podem ficar longe do efeito frizz e sem as incômodas pontas duplas, o que dá aos fios mais disciplina e movimento, aumentando a sensação de saúde capilar.

Além disso, o seu cabelo também pode ficar livre da queda e da quebra, problemas encontrados principalmente em cabelos ressecados, danificados ou que receberam algum tipo de química. Não é uma maravilha?!

Se você ainda não conhece os benefícios do óleo de Argan para os cabelos e quer saber como inseri-lo na sua rotina de cuidados diários com as madeixas, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Benefícios

melho-oleo-para-cabelo

Como falamos acima, o óleo de Argan pode ser de grande ajuda para tratar de forma profunda cada um dos nossos fios, dando mais hidratação e nutrição a eles e prolongando a sua vida útil. Por isso é que a sua utilização regular pode dar um aspecto mais saudável aos fios, com mais movimentação e livre de problemas comuns hoje em dia, como pontas duplas, frizz, queda e quebra.

Graças a todos esses efeitos benéficos nos cabelos, o poderoso produto é indicado para quem tem cabelos secos, muito danificados ou quimicamente tratados, uma vez que ele ajuda a recuperar a saúde dos fios de maneira eficiente, dando mais vitalidade a eles.

Confira, a seguir, os principais benefícios do óleo de Argan para os cabelos:

  • Hidrata profundamente os fios;
  • Combate a queda;
  • Ajuda no crescimento;
  • Protege os fios;
  • Melhora a saúde do couro cabeludo;
  • Previne as pontas duplas;
  • Ajuda na reparação de cabelos tingidos e com química;
  • Melhora a elasticidade.

Como usar?

como-usar-oleo-de-argan-no-cabelo

Além de super benéfico para os cabelos, o óleo de Argan também é bem versátil, podendo ser utilizado em qualquer etapa de cuidados com os fios, desde a pré-lavagem até a finalização. Isso porque ele é rico em propriedades emolientes e reparadoras que são necessárias aos cabelos em todas as fases de cuidados diários.

Sabendo disso, a dica principal para inserir o óleo em sua rotina de beleza é apenas entender como utilizá-lo de acordo com a necessidade real das suas madeixas no momento. Observe bem os seus fios e escolha a melhor forma de aplicar o produto nos seus cabelos.

Veja abaixo algumas dicas:

Antes do shampoo

Neste caso, o óleo de Argan atuará como uma espécie de pré-shampoo, sendo aplicado nos cabelos antes da lavagem normal com shampoo e condicionador. Basta aplicar uma colher (sobremesa) nos cabelos, massageando com os dedos mecha por mecha.

Depois, é só deixar o produto agir por, aproximadamente, uma hora e, posteriormente, lavar os cabelos como de costume.

Com a máscara de tratamento

O óleo de Argan, devido às suas ações hidratantes e nutritivas, também pode se misturado à sua máscara de tratamento para potencializar a hidratação dos cabelos. Para isso, basta adicionar de quatro a cinco gotas do produto à máscara (dependendo do tamanho do cabelo e da quantidade de máscara que vai usar) e misturar bem.

Em seguida, aplique nos cabelos limpos e úmidos, mas evitando sempre a raiz capilar. Coloque uma touca térmica e deixe agir por, pelo menos, 30 minutos. Enxágue e finalize os cabelos como de costume.

Como leave-in

Principalmente para quem tem cabelos cacheados e afros, o óleo de Argan também pode servir como um leave-in, sendo aplicado puro nos cabelos depois da lavagem. Para utilizá-lo dessa forma, basta aplicar nas madeixas ainda úmidas o equivalente à duas ou cinco gotas do produto (dependendo do comprimento dos fios) e finalizar como de costume.

Como reparador de pontas

Como falamos no decorrer desse post, o óleo de Argan também pode ser um grande aliado no combate às horríveis pontas duplas. Para tal, ele também pode ser utilizado como um reparador. Basta colocar duas gotas na palma da mão, esfregar uma na outra e aplicar nas pontas dos cabelos, massageando bem para espalhar o produto.

Na coloração

Se você está pensando em tingir os cabelos, uma dica é acrescentar o óleo de Argan junto à pasta de tintura antes da aplicação. Isso servirá para amenizar os danos causados pela química do produto nos cabelos.

Como modelador de cachos

Se você tem cabelos cacheados, uma boa ideia é acrescentar de três à cinco gotas do óleo de Argan (dependendo do comprimento e volume dos fios) ao seu creme de pentear. Em seguida, aplique nos cabelos e amasse mecha por mecha. O resultado será de cachos mais bonitos e definidos.

Antes da praia ou clube

Um dos maiores benefícios do óleo de Argan é o seu poder de proteção dos fios contra agentes externos prejudiciais aos cabelos. Por isso, antes de entrar no mar ou na piscina, aplique um colher (chá) do produto nos cabelos secos para livrar as suas madeixas dos danos causados pelo cloro e pelo sal.

Como escolher o melhor produto?

como-usar-oleo-de-argan

Com a fama do óleo de Argan crescendo, é comum que surjam cada dia mais novos produtos compostos pelo ativo em sua composição. No entanto, a maioria costuma ter origem duvidosa, uma vez que o poderoso óleo vegetal é uma raridade no restante do globo.

Isso porque são necessários 30 quilos da semente da árvore Argania Spinosaque é encontrada apenas no Marrocos – para fazer 1 litro do produto que encontramos pronto nas lojas de cosméticos. Portanto, duvide das marcas antes de comprar o seu óleo de Argan.

Verifique no rótulo se o produto contém pelo menos 10% do ativo – escrito como Argania Spinosa Kernel Oil – e também silicone em sua composição. Se sim, pode comprar o produto tranquilamente e utilizar nos cabelos sem medo.

Melhores marcas

Existem algumas marcas que ganharam a confiança do público consumidor feminino e dos especialistas pelo mundo. Dentre elas estão: Óleo de Argan Moroccanoil, Óleo de Argan Inoar, Óleo de Argan Novex e Óleo de Argan Orofluido. Você pode saber mais informações sobre cada uma delas no nosso post “Óleo de Argan: conheça os seus benefícios e usos”.

Onde comprar?

O óleo de Argan pode ser comprado em lojas de produtos naturais, supermercados e lojas de cosméticos por todo o país, inclusive pela internet. O preço varia de acordo com a marca, quantidade da embalagem e concentração de óleo no produto. Quanto mais puro for, maior será o valor do produto.

Comentar

/* ]]> */