Beleza Cabelos Infográficos Pele Saúde Unhas

Óleo de Argan: Conheça os seus benefícios e usos

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Muito se tem falado ultimamente dos benefícios que os óleos vegetais podem trazer à saúde e à beleza. Não é à toa que muitos deles têm se tornado os queridinhos das mulheres quando se fala nos cuidados com a pele e os cabelos, como o óleo de coco – que você já conheceu aqui no blog – e o óleo de Argan, conhecidos por possuírem em sua composição nutricional grande quantidade de nutrientes essenciais ao nosso corpo.

Este último, proveniente de uma árvore presente apenas no Marrocos, chamada Argania Spinosa, é considerado um dos melhores do mundo por seus efeitos positivos no organismo humano e, também, por sua raridade nas demais regiões do globo. Por este motivo, ele é amplamente comercializado e o seu uso almejado por várias pessoas, principalmente pelo público feminino.

Leia também:

O óleo de Argan nada mais é do que um extrato retirado das nozes da árvore marroquina, que contêm uma variedade enorme de nutrientes benéficos para a saúde de uma forma geral, cabelos, pele, lábios e unhas. Rico em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes, há relatos de que ele já era utilizado pelos povos do Marrocos para cuidar dessas partes do corpo há milhares de anos.

Além de muito benéfico, o óleo de Argan também é muito versátil, podendo ser utilizado tanto na alimentação quanto para fins cosméticos para cuidar dos cabelos, pele e unhas. Não é muito interessante?

Se você gostou do assunto do post de hoje, continue lendo esse texto até o final e saiba como inserir o óleo de Argan no seu dia a dia e desfrutar de todos os seus benefícios.

Benefícios do óleo de Argan

Óleo de Argan infográfico com benefícios para pele, cabelos e unhas

Como falamos acima, o óleo de Argan é capaz de trazer inúmeros benefícios com o seu uso humano, sejam eles estéticos ou relacionados à saúde como um todo. Os principais deles estão ligados aos cabelos, unhas e pele, sendo uma ótima opção para quem gosta de cuidar dessas partes de corpo, em especial, e ainda manter a saúde em dia. É isso mesmo! O óleo de Argan pode também prevenir e tratar uma série de doenças, ao mesmo tempo em que cuida da beleza.

Confira, a seguir, os principais deles:

Para o cabelo

oleo-de-argan-para-o-cabelo

Hidrata profundamente

Devido ao seu poder altamente hidratante e nutritivo, o óleo de Argan pode hidratar os cabelos de maneira profunda, agindo no interior dos fios e no couro cabeludo, dando mais vida às madeixas, tornando-as mais sedosas e brilhosas.

Combate a queda

Ao hidratar bem os fios, fechando bem as cutículas, o óleo de Argan pode acabar com o efeito frizz e, também, prevenir a queda e quebra dos cabelos, deixando os fios inteiros e mais resistentes.

Ajuda no crescimento

Ao utilizar o produto de forma regular, é possível verificar o surgimento de novos fios e, também, o crescimento daqueles já existentes no bulbo capilar, devido ao alto teor de nutrientes presentes no óleo de Argan.

Protege os fios

O óleo de Argan também é reconhecido por sua proteção aos fios capilares, que ficam livres da ação e dos danos causados por agentes externos, como exposição aos raios ultravioletas, poluição, ar-condicionado, cloro e sal, no caso daquelas mulheres que frequentam piscinas e praias.

Melhora o couro cabeludo

O óleo de Argan também é reconhecido por seus efeitos benéficos nos cuidados com o couro cabeludo. Ao massagear bem a região com o produto, é possível melhorar a circulação sanguínea – o que também auxilia no crescimento capilar – combater inflamações, a caspa e outras irritações causadas pelo ressecamento da raiz.

Previne pontas duplas

Boa parte da população feminina sofre com as indesejáveis pontas duplas. Graças às suas propriedades nutritivas e hidratantes, o óleo de Argan é capaz de fechar as cutículas dos cabelos e mantendo uma película hidratante que combate a quebra dos fios e, também, a formação das pontas duplas.

Trata fios tingidos

Cabelos que passaram por algum tipo de procedimento químico, como a coloração, costumam ficar mais ressecados e quebradiços com o tempo. Neste caso, o óleo de Argan pode ajudar de maneira eficaz a melhorar o aspecto dos fios, dando mais brilho e hidratação às madeixas, além de manter a cor do novo visual.

Melhora a elasticidade

O óleo de Argan é rico em vitaminas e antioxidantes e, por isso, também pode ajudar a melhorar a elasticidade dos fios capilares. Por este motivo, inclusive, ele é indicado para cabelos que passam por escovação com secador frequentemente ou chapinha.

Para a pele

Beautiful young woman applying organic cosmetics to her skin

Assim como os seus efeitos positivos para os cabelos, o óleo de Argan também é reconhecido por seus benefícios para a pele, sendo um dos favoritos da mulherada que ama cuidar do maior órgão do seu corpo.

Rico em ácidos graxos, vitamina E, caroteno, fenois e outros antioxidantes, ele pode ajudar a combater inflamações, cicatrizar feridas e, ainda, prevenir o envelhecimento precoce. Não é uma maravilha?!

Veja abaixo detalhadamente os principais benefícios do óleo de Argan para a pele:

Hidrata profundamente

O óleo de Argan possui em sua composição nutricional uma substância chamada esqualeno, um composto orgânico com ações umectantes e emolientes que atua na hidratação profunda da pele, dando mais maciez e suavidade por mais tempo. Por isso, uma boa dica é aplicar um pouco do óleo nos lábios, que sofrem frequentemente com o frio ou calor.

Previne o envelhecimento

Com alta concentração de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, o óleo de Argan também é capaz de nutrir a pele de maneira eficiente, aumentando a produção de colágeno e combatendo os radicais livres, deixando a pele com aspecto mais jovem e sem sinais do envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Combate cravos e espinhas

Graças às suas propriedades esfoliantes, o óleo de Argan também pode tratar e prevenir o surgimento de cravos e espinhas na pele, dando à ela uma aparência mais limpa e menos oleosa.

Cicatriza feridas e inflamações

Devido à presença de triterpenóides em sua composição, combinada a outros agentes orgânicos, o óleo de Argan também ajudar na cicatrização rápida e eficiente de feridas, inflamações e irritações na pele, como queimaduras e eczemas.

Previne estrias

Por atuar na hidratação e proteção da pele, o óleo de Argan também pode atuar na prevenção das temidas estrias, presentes principalmente na gravidez, quando há o estiramento da pele da barriga. Por isso, é indicado para ser usado antes ou durante a gestação.

Protege a pele

Por ser rico em polifenóis, o óleo de Argan pode ser um grande aliado para proteger a nossa derma dos efeitos dos raios ultravioletas e de outros agentes externos, como poluição, cloro, sal, entre outros.

Para as unhas

oleo-de-argan-para-as-unhas

Para quem achava que os benefícios do óleo de Argan se restringiam à saúde dos cabelos e pele, aqui vai mais uma novidade. Por ser rico em vitamina E, o produto também é indicado para melhorar o aspecto das unhas, principalmente aquelas mais frágeis e ressecadas.

Fortalece as unhas

Devido aos seus nutrientes essenciais ao nosso corpo, como a vitamina E, o óleo de Argan também pode ajudar a melhorar a resistência das unhas, tornando-as mais fortes e resistentes à ação do tempo e de outros fatores externos, como a poluição, mudanças climáticas, além do uso de produtos químicos para lavar louças e roupas, por exemplo.

Amolece as cutículas:

Apesar de ser recomendado por médicos e especialistas que não se remova as cutículas na hora de fazer as unhas, há algumas mulheres que optam por retirá-las por questões estéticas. Neste caso, o óleo de Argan também pode ser utilizado para amolecê-las e, portanto, facilitar a remoção.

Para a saúde

Apesar de ser mais utilizado para fins cosméticos, o óleo de Argan também pode ser utilizado na alimentação para cuidar da saúde. E os benefícios são muitos, como a prevenção e tratamento de algumas doenças. Veja a seguir alguns deles:

Previne o câncer

Devido à presença de antioxidantes e triterpenoides em sua composição nutricional, o óleo de Argan pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres, entre eles o de próstata e de bexiga. Isso porque essas substâncias atuam no combate aos radicais livres, responsáveis pela mutação de células saudáveis e transformação destas em células tumorosas.

Melhora a digestão

Por aumentar de forma considerável os níveis de pepsina no estômago e de sucos gástricos, o óleo de Argan também pode auxiliar na melhora do sistema digestivo, facilitando a digestão e melhorando a absorção de nutrientes pelo organismo. Além disso, também é possível prevenir constipações e outros problemas digestivos.

Fortalece o fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, uma vez que ele auxilia na eliminação de toxinas e radicais livres do organismo através da urina. Por isso, com o tempo, para que ele continue funcionando melhor, é preciso dar uma forcinha a ele.

Rico em propriedades hepatoprotetoras, o óleo de Argan pode ajudar nesta função, melhorando a saúde do fígado e deixando-o mais forte para cumprir adequadamente com as suas funções.

Como usar o óleo de Argan?

como-usar-oleo-de-argan

No cabelo

O óleo de Argan pode ser utilizado de diferentes formas para cuidar dos cabelos: puro, misturado a shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento e até mesmo adicionado à tinturas, com o intuito de proteger os fios durante a coloração.

No caso de quem usa secador e chapinha com frequência, a dica é aplicar o produto nos cabelos antes de fazer a escova, pois ele atuará como um protetor térmico para amenizar os efeitos negativos da alta temperatura sobre os fios.

Se você sofre com pontas duplas, o ideal é passar o óleo puro nas pontas dos cabelos e enxaguar após 10 ou 15 minutos. Por fim, se o seu objetivo é de hidratar e nutrir as madeixas, coloque algumas gotas do produto na máscara de tratamento, shampoo ou condicionador, deixando agir por 20 a 30 minutos até enxaguar. O efeito será de cabelos mais maleáveis, sedosos e brilhosos.

A recomendação é não utilizar o óleo de Argan com frequência nos cabelos, mas apenas a cada dois ou três dias para não deixar os fios muito oleosos.

Na pele

Da mesma forma que nos cabelos, o óleo de Argan também pode ser usado de várias, seja aplicado em sua forma pura diretamente na pele ou misturado a cremes hidratantes e soluções anti-idade.

Se o seu objetivo é combater o envelhecimento precoce, a dica é adicionar de três a cinco gotas do produto na sua solução anti-idade ou até mesmo no creme comum de pele. Já no caso de queimaduras ou feridas na pele, o ideal é aplicar o óleo puro sobre a área afetada.

Em todos os casos, o óleo de Argan puro só deve ser utilizado a cada dois ou três dias na pele. Se estiver adicionado a outros cremes, pode ser usado diariamente na rotina de beleza.

Nas unhas

Para se beneficiar dos efeitos do óleo de Argan nas unhas, a forma de usar é bem simples. Basta aplicar algumas gotas do produto diretamente sobre as unhas e massagear por alguns minutos para facilitar a absorção. Depois, é só enxaguar e fazer as unhas normalmente.

Contraindicações

O óleo de Argan não deve ser utilizado por pessoas com cabelos muito oleosos, uma vez que o excesso de oleosidade pode causar inflamações no couro cabeludo e a queda dos fios, além de deixá-los mais pesados e sem volume.

Pessoas que sofrem com a pele oleosa também deve ter cuidado com o excesso do produto, uma vez que pode causar o entupimento dos poros e ocasionar o surgimento de cravos e espinhas.

Também não é indicado utilizar o óleo de Argan antes do secador ou chapinha, pois o produto exposto à alta temperatura pode fritar e danificar os fios. A recomendação é aplicá-lo nos cabelos apenas após o processo de escovação para proteger os fios dos possíveis danos. Por este mesmo motivo, é preciso evitar exposição solar excessiva.

Produtos recomendados

oleo-de-argan-beneficios

Óleo de Argan Inoar

É uma das marcas mais conhecidas quando se fala em cuidados com os cabelos com óleo de Argan. Ela possui uma linha extensa de produtos para profissionais e amadores, ricos em propriedades nutricionais essenciais para a saúde capilar, que deixam os cabelos macios, sedosos e com brilho.

Óleo de Argan Moroccanoil

É o queridinho nos cuidados com os cabelos. Os produtos desta marca são enriquecidos com queratina e outras proteínas essenciais aos cabelos, que melhoram a saúde dos fios, reduzem o tempo de secagem e mantêm a vitalidade e o brilho.

Óleo de Argan Orofluido

É um produto que combina três óleos naturais (óleo de argan, óleo de linho e óleo de cípero) para dar mais saúde aos cabelos. Além de uma rápida abosorção, que impede o acúmulo de resíduos nos fios, ele é indicado para todos os tipos de cabelo, trazendo mais brilho, maciez e vitalidade aos fios.

Óleo de Argan Novex

A Novex, uma marca já reconhecida nos tratamentos capilares, também possui uma linha de óleo de Argan para cuidar dos cabelos. É indicada principalmente para madeixas com frizz, pontas duplas e super ressecadas.

Onde comprar

O óleo de Argan pode ser comprado em lojas de produtos naturais, supermercados e lojas de cosméticos por todo o país, inclusive pela internet. O preço varia de acordo com a marca, quantidade da embalagem e concentração de óleo no produto. Quanto mais puro for, maior será o valor investido.

Comentar

/* ]]> */