Beleza Cabelos

Óleo de coco para cabelo: saiba como deixá-lo mais hidratado

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A inclusão de produtos naturais na rotina de beleza das mulheres está sendo cada vez adotada atualmente. Afinal, a maioria deles é mesmo potencial e eficiente para os cuidados com a pele, cabelos e unhas, deixando-os ainda mais bonitos, macios e saudáveis de uma forma surpreendente.

Neste sentido, com certeza, você já deve ter ouvido falar dos benefícios do óleo de coco para os cabelos. O produto ganhou fama e ficou na “moda” entre a mulherada, se tornando o queridinho dos cuidados com as madeixas, inclusive, entre celebridades, como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow e Gisele Bündchen, que assumiram contar com o óleo de coco para realçar ainda mais a beleza.

Leia também: Como usar o óleo de coco para cozinhar? Confira dicas

Mas, você já se perguntou por que ele realmente faz bem aos nossos fios? A resposta para essa pergunta é bem fácil. Rico em vitamina K e E, além de alta concentração de ácidos graxos em sua composição, o óleo de coco pode mesmo hidratar e dar mais vida aos nossos cabelos.

O produto atua de forma profunda na camada dos fios capilares, fornecendo uma maior hidratação e combatendo alguns dos problemas que mais reclamamos diariamente, como pontas duplas e frizz.

Além disso, o produto é capaz de promover toda uma reestruturação capilar, eliminando o aspecto ressecado dos cabelos e auxiliando de maneira eficaz no tratamento dos fios quebradiços e sem vida. Não é uma maravilha?

Mas, como eu devo usá-lo no cabelo? Posso aplicar puro nos fios? Se você ainda não sabe como utilizar o óleo de coco para usufruir dos seus benefícios, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Benefícios

oleo-de-coco-no-cabelo

Como falamos acima, o óleo de coco pode trazer inúmeros benefícios para a saúde dos cabelos, desde uma hidratação e nutrição profunda até um crescimento de fios fortes e saudáveis. Veja, a seguir, os principais deles:

  •  Hidrata profundamente os cabelos;
  •  Age na camada interna dos fios, nutrindo-os e deixando-os mais fortes e resistentes;
  • Deixa o cabelo mais brilhoso e macio;
  • Melhora a saúde do couro cabeludo;
  • Auxilia no crescimento capilar;
  • Melhora o aspecto de cabelos secos e quebradiços;
  • Protege os fios dos danos causados por fatores externos (clima, poluição, exposição solar, cloro, sal, etc.);
  • Ameniza o efeito frizzado dos fios;
  • Reduz as pontas duplas;
  • Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo;
  • Aumenta a oferta de oxigênio e nutrientes essenciais ao cabelo;
  • Possui propriedades antifúngicas e antibacterianas;
  • Ajuda a amenizar a caspa;
  • Elimina a proliferação de piolhos;
  • Fornece mais proteínas ao cabelo.

Indicações

O óleo de coco pode ser utilizado em todos os tipos de cabelos, já que é um produto natural com inúmeros nutrientes essenciais à saúde dos fios. No entanto, se você tem cabelos mais secos e quebradiços, o óleo pode ser o seu maior aliado para melhorar o aspecto das madeixas.

Isso porque ele tem o poder de fornecer mais umidade aos fios, aumentando a sua hidratação, além de penetrar na sua camada interna e reconstruí-los de fortalecê-los de forma surpreendente.

Para você que tem cabelos ressecados, a dica é fazer hidratações e nutrições (umectações) semanalmente com o produto. O resultado será de fios mais brilhosos, macios e saudáveis e menos frizz ou efeito “espiga de milho” nas pontas.

Como usar o óleo de coco no cabelo – Passo a passo

como-usar-oleo-de-coco-nos-cabelos

É muito simples incluir o óleo de coco nos cuidados diários com os seus cabelos. A principal dica é misturá-lo a uma máscara de hidratação para potencializar os efeitos hidratantes, como um “acessório”.

Isso porque alguns médicos dermatologistas recomendam que o óleo de coco não seja aplicado puro nos cabelos, já que, segundo eles, nenhum óleo de origem vegetal possui aderência e, portanto, podem fazer mal aos fios se aplicados sozinhos.

Sabendo disso, nós vamos te ensinar a seguir um passo a passo simples e fácil de como usar o óleo de coco nos cabelos. Vamos lá?

  • Passo 1: Coloque uma colher (sopa) de óleo de coco – ou uma quantidade ideal para o comprimento e volume dos seus cabelos – em um potinho ou recipiente que possa ir ao microondas.
  • Passo 2: Leve-o ao microondas por 2 minutos ou o tempo necessário para derreter a pasta do óleo de coco.
  • Passo 3: Em outro potinho, disponha a quantidade da máscara de hidratação que você for usar, de acordo com o comprimento e volume dos seus cabelos.
  • Passo 4: Despeje o óleo de coco na máscara e misture bem até ficar uma mistura homogênea.
  • Passo 5: Divida o cabelo em mechas e comece a aplicar a mistura em cada uma delas, massageando bem com os dedos para que os nutrientes penetrem bem nos fios;
  • Passo 6: Espere o produto agir por, pelo menos, 20 minutos no cabelo.
  • Passo 7: Em seguida, lave os cabelos normalmente, de preferência com um  shampoo sem sal. Se for preciso, aplique-o duas ou três vezes para retirar todo o óleo dos fios.

Como retirar o excesso do cabelo?

Essa é uma das principais dúvidas de quem já experimentou usar o óleo de coco nas madeixas. O fato é que o produto é mesmo mais difícil de ser retirado totalmente dos cabelos e, por isso, são necessários alguns truques e produtos essenciais.

A primeira dica é sempre usar shampoos sem sal para fazer a lavagem dos fios após a hidratação ou nutrição (umectação) dos cabelos. A segunda é aplicar, antes do shampoo, um condicionador com pH baixo (entre 4 e 4,5) e deixar agir por cerca de 2 a 3 minutos.

Feito isso, aplique o shampoo e aguarde mais 1 minuto. Se for necessário, aplique mais uma vez e enxágüe em seguida. Depois, é só aplicar o condicionador e finalizar a lavagem como de costume.

Com essas dicas, será muito mais fácil retirar o excesso do óleo de coco nos cabelos sem arruinar a sua hidratação ou nutrição.

Quantas vezes posso usá-lo na semana?

oleo-de-coco-para-cabelo

Isso vai depender do estado de cabelo para cabelo. Se você não sofre com fios muito danificados, a dica é fazer hidratações ou umectações a cada 15 dias nos cabelo.

No caso de quem tem cabelo bem danificado e ressecado, pode utilizar o óleo de coco pelo menos uma vez na semana. Já no caso de mulheres com as madeixas altamente porosas, super ressecadas e danificadas, pode-se usar o produto duas vezes na semana.

Efeitos colaterais e contraindicações

Por ser um produto natural, o óleo de coco não possui contraindicações. No entanto, o seu uso excessivo pode causar o efeito “rebote” no cabelo, causando o ressecamento e quebra em vez de hidratação, brilho e maciez.

Por isso, é preciso seguir o passo a passo que ensinamos acima religiosamente na hora de utilizar o produto nos cabelos. Como dito anteriormente, o óleo de coco é capaz de penetrar de forma profunda nos fios, mas, por não ter aderência, não tem a mesma facilidade para sair. Fique atenta!

Onde comprar?

O óleo de coco pode ser encontrado em lojas e mercados de produtos naturais. Ele é disponibilizado em várias versões, como orgânica, extra virgem, hidrogenados e até com outros óleos misturados.

Neste caso, a melhor opção para os seus cabelos é óleo de coco extra virgem, que possui mais propriedades benéficas aos fios por ser natural. As duas últimas versões mencionadas acima devem ser evitadas, pois não fazem bem aos cabelos.

Preço

O óleo de coco pode ser comprado por valores bem diferenciados, a depender da marca e quantidade das embalagens. Um óleo de coco extravirgem da Copra, por exemplo, o mais famoso entre as mulheres, custa, em média, R$ 45 a embalagem com 500 ml e R$ 25 a embalagem com 200 ml.

Vale a pena dar uma pesquisada para encontrar marcas e preços mais acessíveis, inclusive, na internet. Boa sorte!

Comentar

/* ]]> */