Nutrição Plantas Medicinais Saúde

Óleo de Eucalipto: Saiba tudo sobre ele!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O óleo de eucalipto é a essência pura em óleo da planta, que possui uso prático em indústrias e produtos terapêuticos. O eucalipto é uma árvore de crescimento rápido, nativa da Austrália, que rapidamente espalhou-se para resto do planeta.

Saiba tudo sobre o óle de eucalipto e seus diversos usos terapêuticos e cosméticos:

O que é o óleo de eucalipto?

O óleo de eucalipto é o óleo proveniente das folhas secas de eucalipto, formando um líquido incolor com um aroma doce e amadeirado. Há mais de 700 espécies diferentes de eucalipto ao redor do mundo, e cerca de 70% delas podem produzir o óleo.

Geralmente, o óleo recebe um tratamento para aumentar seus ingredientes ativos mais relevantes. A primeira vez que o produto foi registrado comercialmente foi em 1948, no EUA, para ser utilizado como inseticida. Desde então, seus usos modificaram-se bastante.

Usos do óleo de eucalipto

Há diversos usos benéficos atribuídos ao óleo de eucalipto, que vão desde o tratamento de inflamações respiratórias, até o uso como repelente e cosmético para o tratamento de queimaduras.

Um de seus usos mais populares é o da recuperação de membranas mucosas em casos de alergias e asma. O óleo de eucalipto também possui uma função cosmética bastante ampla. Ele é utilizado como fragrância em diversos produtos, das mais variadas linhas.

Esta vasta utilização ocorre em função da rápida absorção do óleo na pele. Por isso, é utilizado para hidratar a pele e carregar nutrientes essenciais.

Benefícios do óleo de eucalipto no corpo

Entre os principais usos do óleo de eucalipto para o corpo, estão suas propriedades antibactericidas, e analgésicas, que funciona especialmente bem na pele. Além disso, possui uma ótima utilização na saúde dental e no estímulo para respostas do sistema imunológico.

Seu efeito de frescor e resfriamento também é utilizado como um estimulante. Esta característica ajuda a diminuir a exaustão muscular e mental e cria um efeito psicológico de recuperação de vigor.

Além do efeito psicológico, a reação química causada pelo óleo de eucalipto ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro. Um maior fluxo sanguíneo representa uma atividade cerebral maior. Por isso, a aromaterapia com o produto é utilizada em aulas e momentos de estudo.

Como o óleo de eucalipto é utilizado?

oleo-de-eucalipto

Há formas diferentes de aproveitar-se dos benefícios do produto. Pode-se utilizá-lo através de de seu vapor – como no caso de nebulização para quem possui problemas respiratórios, ou para quem busca concentrar-se. O vapor e a fumaça do óleo de eucalipto também funcionam como repelentes naturais contra insetos.

Muitos profissionais utilizam o óleo de eucalipto para fazer massagem, ou preparar banhos relaxantes. Além dos benefícios para o organismo, a sensação de relaxamento do produto torna-o ideal para essas situações.

Muitos cremes e loções para a redução da dor possuem, em seus ingredientes principais, o óleo. Eles funcionam tanto em dores internas (pois podem ser facilmente absorvidos), quanto em picadas de insetos e pequenos machucados.

Algumas culturas utilizam, ainda, uma solução altamente diluída do óleo  para fazer gargarejos. Teoricamente, a prática ajuda a curar dores de garganta. Não recomenda-se, no entanto, que quem não conhece a prática o faça, pois a ingestão oral pode ser prejudicial.

Comentar

/* ]]> */