Nutrição

Óleo de gergelim: saiba para que serve e como utilizá-lo

Quando pensamos em óleos, estamos normalmente condicionados a imaginar o óleo de cozinha e associá-lo a algo que não faz muito bem à saúde. O que tem acontecido nos últimos tempos é que os óleos começaram a ficar muito mais populares, não só aqueles que servem para cozinhar como aqueles que servem para fins estéticos, em que, muitas vezes, podemos encontrar aqueles que servem para os dois objetivos.

Entre esses óleos temos o óleo de gergelim como representante, que é utilizado e conhecido há muito tempo como óleo de cozinha, mas que tem sido apresentado também como um produto com muitas outras funções e que pode trazer benefícios à nossa saúde.

Para que serve o óleo de gergelim?

oleo-de-gergelim-620x330

Para entender melhor os benefícios e a nova popularidade do óleo de gergelim, devemos conhecer o próprio gergelim mais a fundo. O gergelim é uma semente cultivada há milhares de anos pelo homem e muito se sabe que essa semente é uma ótima fonte de fibras, proteínas e de gorduras do bem, como o Ômega 3, saudáveis ao nosso organismo.

O ser humano já vinha utilizando o gergelim para fins medicinais, como no tratamento de doenças e para fins estéticos, utilizando a semente nos cabelos e pele e esse uso já era bastante popular em muitos locais da Ásia, e o óleo de gergelim é extraído a partir dessa rica semente.

Com o mundo todo a cada dia mais interessado em produtos naturais e que podem fazer bem ao nosso corpo, seja por motivos estéticos ou medicinais, o óleo de gergelim começou a ficar cada vez mais popular também no Ocidente, principalmente em decorrência de sua boa fama nutricional e do fato de que pode ser um bom aliado na perda de peso.

Quanto à perda de peso, o óleo de gergelim pode ajudar, uma vez que quando a semente do gergelim é prensada, ela dá origem a esse óleo cheio de nutrientes, contribuindo assim para um emagrecimento saudável.

Rico em proteínas, cálcio, ferro, ômega 3 e vitaminas como a E, B1 e B2,o óleo de gergelim pode ainda trazer diversos benefícios à saúde sendo utilizado como suplemento.

O óleo de gergelim, então, serve para diversos fins, sendo muito utilizado na culinária (principalmente asiática) para auxiliar em dietas e manter a boa forma, traz benefícios à saúde através de proteínas e vitaminas e, ainda, pode servir para manter pele e cabelos hidratados.

Benefícios do óleo de gergelim

Podendo ser usado para diversos fins, o óleo de gergelim reúne benefícios muito interessantes, são eles:

  • Pode ser uma ótima alternativa ao azeite ou a outros óleos de cozinha por poder ser aquecido sem perder seus nutrientes ou liberar toxinas.
  • Reduz dores na articulação e dores crônicas, como a artrite, podendo ser usado em tratamentos através de massagens feitas com o óleo ou através de sua ingestão.
  • Controla a pressão arterial, ajudando a combater a hipertensão.
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue, ajudando a controlar o diabetes.
  • Possui bom poder anti-inflamatório e anti-bactericida, combatendo infecções.
  • Ajuda na digestão ao facilitar o metabolismo de gorduras.
  • Ajuda no crescimento e fortalecimento dos ossos por conter em sua composição minerais, como cálcio, zinco e cobre.
  • Pode ser usado como enxaguante bucal na prevenção de gengivite e outras infecções.
  • Auxilia no controle da ansiedade e da depressão.
  • Mantém a saúde da pele, ajudando a mantê-la hidratada e combatendo o ressecamento, sendo muito indicado para pessoas que possuem o cólon e os olhos muito ressecados, por exemplo.
  • Mantém a saúde do cabelo: Por possuir efeito antibacteriano também pode ajudar muito no combate a doenças que atacam o couro cabeludo.

Como usar o Óleo de Gergelim?

tirinhas-de-carne-com-brócolis-e-óleo-de-gergelim-torrado02

Por ser bastante nutritivo, poder ser aquecido e, por causa de todos os outros benefícios citados acima, o óleo de gergelim pode ser um ótimo substituto na cozinha, mas alguns cuidados devem ser tomados principalmente em relação ao paladar.

O óleo de gergelim possui um gosto bastante forte e, por isso, é preciso que seja usado com cautela, ainda mais nos primeiros momentos. Por isso, é importante lembrar que o óleo de gergelim talvez não seja a melhor escolha para frituras, por exemplo, mas pode ser uma boa ideia na hora de refogar legumes, verduras, cebolas e olho que serão usados em outras receitas, etc.

Vá experimentando o óleo de gergelim e veja se o gosto lhe agrada e de que maneira você prefere utilizá-lo. A partir daí, é só começar a procurar novas receitas e incrementar antigas.

Outra forma de uso do óleo de gergelim é em forma de cápsulas, onde você poderá utilizá-lo como suplemento alimentar, aproveitando todos os benefícios que seus nutrientes podem trazer ao nosso organismo.

Ainda é possível utilizar o óleo de gergelim para a pele e cabelos através de produtos que o usem como base ou o próprio óleo de gergelim vegetal, vendido em farmácias.

Óleo de Gergelim x Azeite

Em comparação, o óleo de gergelim e o azeite podem trazer benefícios parecidos. Porém, o óleo de gergelim consegue sair ganhando por não liberar toxinas quando aquecido.

Quanto às calorias, tanto o óleo de gergelim quanto o azeite possuem a mesma quantidade, sendo 40 calorias por colher de chá dos dois óleos. Ambos ainda são ricos em gorduras saudáveis.

Quando falamos em sabor, o óleo de gergelim tem sabor mais forte e amendoado, enquanto o azeite possui um sabor mais amanteigado.

De maneira resumida, é possível afirmar que ambos óleos trazem benefícios e podem ser utilizados como alternativa ao óleo de soja e outras gorduras menos saudáveis.

Contraindicações

A única contraindicação relacionada ao óleo de gergelim se faz em relação à pessoas que estejam utilizando anticoagulantes ou que estejam fazendo quaisquer tratamentos para afinar o sangue. Nesses casos, o óleo de gergelim pode ser prejudicial, uma vez que reduz a pressão arterial e deixa o sangue menos viscoso.

Com uma enorme gama de benefícios a seu favor, o óleo de gergelim é uma ótima opção estética, medicinal e culinária. Experimente acrescentar esse novo óleo aos seus hábitos diários e melhore sua saúde.

Veja também:

Comentar