Nutrição Saúde

Óleo de Krill: conheça os seus benefícios para a saúde

Como novos produtos queridinhos no mercado, os óleos têm sido muito utilizados para diversas funções, que vão dos cuidados com a beleza aos cuidados com a saúde. O óleo de krill é mais uma das novidades nesse sentido e promete trazer muitos benefícios a quem faz uso do produto.

Meganyctiphanes_norvegica2

O krill é um crustáceo muito parecido com o camarão e que, normalmente, serve de alimento para baleias e peixes maiores. Sendo um animal que se alimenta apenas de espécies de plâncton, ele consegue, por isso, captar bastante energia desses alimentos. Nesse sentido, o krill parou de ser utilizado apenas como matéria-prima para ração e iscas e começou a chamar a atenção para o consumo humano, uma vez que foram comprovados alguns fatos sobre ele.

Na estrutura do óleo extraído do krill, é possível encontrar uma grande quantidade de ômega 3, os ácidos DHA e EPA e fosfolipídios, atuando na prevenção de doenças respiratórias, controle da glicemia e do colesterol, por exemplo.

O ômega 3 é, mais uma vez, a grande estrela encontrada em peixes e frutos do mar e, no óleo de krill, sua presença é importante por esse ser o principal elemento a atuar na redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), mantendo um bom equilíbrio na taxa de triglicerídeos.

O óleo de krill não conta apenas com o ômega 3, facilmente encontrado em outros alimentos, mas possui ainda outros elementos importantes, como a astaxantina, que tem função antioxidante, prevenindo doenças inflamatórias e degenerativas, o que tem chamado bastante atenção.

A astaxantina previne doenças como o Alzheimer, a reumatose e artrite e, ainda, tem uma importante capacidade de melhorar as taxas de colesterol e função antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e prevenindo o câncer, o que faz do óleo de krill uma arma realmente poderosa.

Já o EPA e DHA são importantes ácidos graxos essenciais, ou seja, eles são elementos que nosso corpo não consegue produzir e que precisam ser obtidos através do consumo de alimentos. Sendo assim, o óleo de krill já garante a absorção desses ácidos que ajudam no funcionamento do cérebro e do nosso organismo em geral.

Todos esses elementos que fazem parte do óleo de krill ainda são de muito fácil absorção pelo organismo, fazendo com que a pessoa que deseja utilizá-lo consiga fazer isso de forma confortável, com seu corpo absorvendo livremente todos os componentes naturais e que farão bem ao organismo.

Como o Krill é um crustáceo, muitas pessoas ainda se perguntam sobre o sabor desse óleo, imaginando que o gosto de peixe e o odor sejam muito fortes. Porém, mais uma vez, o óleo de krill surpreende e o seu uso pode ser feito sem medo, uma vez que não há gosto e nem odores fortes. Aquelas pessoas com o paladar mais sensível a diversos alimentos podem ficar tranquilas.

Conheça os benefícios do óleo de krill

O óleo de Krill tem sido bastante estudado pela indústria farmacêutica e seus efeitos têm sido comprovados em relação a diversos quesitos. As vantagens à saúde proporcionadas pelo óleo de krill vão desde efeitos anti-inflamatórios a efeitos que reduzem doenças relacionadas à esclerose. Entre seus principais benefícios, podemos destacar:

  • Anti-inflamatório: O óleo de krill possui um poderoso efeito anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças do tipo. Entre elas podemos citar a reumatoide e a artrite;
  • Antioxidante: A ação antioxidante também é bastante presente no óleo de krill e, aqui, ela faz um ótimo trabalho, principalmente relacionado ao envelhecimento das células do nosso organismo, prevenindo que isso aconteça e impedindo o aparecimento de outras doenças.
  • Melhora a saúde do coração: O óleo de krill também age protegendo nosso coração, uma vez que favorece nossa saúde cardiovascular através da combinação de seus componentes;
  • Melhora a saúde do cérebro: Com os ácidos graxos presentes no óleo de krill, melhoramos nosso desenvolvimento cerebral;
  • Melhora a visão: Os mesmos ácidos graxos que melhoram nosso desenvolvimento cerebral também atuam em outro campo muito importante do nosso organismo: a visão;

Leia também: 8 alimentos essenciais para manter a saúde dos olhos

  • Auxilia no tratamento de doenças do fígado: Doenças do fígado, muitas vezes, estão relacionadas ao acúmulo de gordura nesse órgão. Aqui, o óleo de krill atua no tratamento dessas doenças, como a esteatose hepática;
  • Tem ação anti-hiperlipidêmica e anti-hiperglicêmica: Atua mantendo os níveis de lipídios e de glicemia saudáveis;
  • Melhora os sintomas da TPM: O óleo de krill pode se tornar um valioso aliado às mulheres que sofrem com os sintomas da TPM;
  • Melhora o colesterol: O óleo de krill também é ótimo para diminuir os níveis de colesterol em nosso sangue, sendo esse um de seus atributos mais importantes para a nossa saúde em geral;
  • Melhora a saúde de ossos e articulações permitindo que nosso corpo se fortaleça mais rapidamente;
  • Auxilia na prevenção de doenças neurológicas e degenerativas: Um ótimo exemplo aqui é o temido Alzheimer, que pode ser melhor prevenido com o óleo de krill.

Apesar de todos esses benefícios relacionados ao óleo de krill, é importante lembrar que apenas fazer uso desse óleo não será o suficiente para manter a sua saúde realmente intacta. Afinal, sozinho nenhum medicamento consegue atuar. É necessário aliar o consumo do óleo de krill a exercícios físicos e uma boa alimentação, além de outros hábitos saudáveis, potencializando seus efeitos.

Consumindo o óleo de krill

krill-oil-capsules-krill-oil-softgel-wholesale

Como a maioria dos óleos do tipo, o óleo de krill tem sido bastante encontrado em forma de cápsulas que podem ser adquiridas em farmácias e locais que vendem produtos naturais. A quantidade normalmente indicada pelos médicos fica entre os 500 mg e 3 gramas diários. Porém, é sempre melhor conversar primeiro com o seu médico para ter certeza sobre a quantidade de óleo que o seu organismo precisa.

Efeitos Colaterais

Até hoje, não foram registrados efeitos colaterais relacionados ao óleo de krill. Porém, pessoas que possuem alergias a crustáceos e peixes devem evitar seu consumo.

O óleo de krill tem se mostrado um ótimo suplemento, carregado de componentes necessários ao nosso organismo e melhorando a nossa saúde em muitos aspectos. O seu uso é altamente recomendado para aqueles que procuram uma vida mais saudável. No entanto, é importante não esquecer os exercícios físicos e a alimentação balanceada para potencializar os efeitos do óleo.

Veja também:

Comentar

/* ]]> */