Beleza Cabelos

Óleo de linhaça para o cabelo: conheça os benefícios e como usar

Alguns produtos presentes na própria natureza, além de mais baratos, são capazes de oferecer inúmeros benefícios para a saúde e beleza. Por isso, muitos deles estão sendo inseridos na rotina diária das vaidosas de plantão para cuidar dos cabelos, podendo melhorar o visual na frente do espelho de forma surpreendente, como é o caso dos óleos essenciais.

De coco, amla, argan, semente de uva, amêndoas, rícino, macadâmia, enfim… Esses produtos naturais podem ser cruciais nos cuidados com as madeixas para manter os fios sempre hidratados e brilhosos, além de protegê-los dos danos causados pelo uso de químicas ou pela ação de fatores ambientais, como exposição solar, umidade do ar, ao calor, ao frio, poeira, poluição, entre outros agentes externos aos quais estamos sujeitas diariamente.

Veja também: 15 melhores óleos para passar no cabelo

Por isso, no artigo de hoje, você vai conhecer mais um deles: o óleo de linhaça. Que a linhaça é a queridinha dos alimentos funcionais e já é figurinha carimbada nas dietas para melhorar a silhueta, graças às suas excelentes propriedades nutricionais e benéficas à saúde, você já sabe.

No entanto, além de melhorar o funcionamento do corpo como um todo quando consumido nos alimentos, o óleo de linhaça pode ser essencial para deixar os nossos cabelos macios e brilhosos, combatendo com tudo o ressecamento e efeito “palha” que tanto incomoda, entre outros problemas.

Quer saber mais sobre os benefícios do óleo de linhaça para o cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos e descubra como o produtinho natural e barato pode transformar a beleza a e saúde das suas madeixas!

Propriedades nutricionais do óleo de linhaça

Para oferecer todos os benefícios aos cabelos, o óleo de linhaça conta com uma composição nutricional eficiente, capaz de hidratar e nutrir a fibra capilar profundamente.

Com cerca de 75% de gorduras polinsaturadas, é considerado o óleo essencial mais rico em ômega 3. O produtinho possui, ainda, ômega 6, ceramidas e vitamina E, que fornecem propriedades anti-inflamatórias, umectantes, antioxidantes, fortificantes, hidratantes, entre outras, aos fios.

Veja, a seguir, quais são as principais funções de cada um desses nutrientes no nosso cabelo:

  • Ômega 3 e 6:Os óleos são considerados importantes para repor a gordura natural dos fios, deixando-os cheios de brilho e macios. Além disso, esses poderosos nutrientes ajudam no crescimento capilar, fazendo com que ele aconteça até duas vezes mais rápido.
  • Vitamina E:A vitamina é ideal para aumentar a nutrição capilar e, ainda, acelerar o crescimento dos fios, bem como prevenir a sua queda.
  • Ceramidas:O lipídio, presente na maioria dos produtos capilares, ajuda a formar uma película protetora nos cabelos e age como um tipo de cimento nos fios, mantendo as cutículas unidas e evitando pontas duplas.

Para quem é indicado?

Por conter alta ação hidratante, umectante, fortificante, anti-inflamatória e antioxidante, o óleo de linhaça é mais indicado para cabelos secos, ressecados, danificados, quebradiços e quimicamente tratados.

Nestes fios, ele pode ajudar a combater a queda, fortalecê-los e estimular o seu crescimento, hidratar e nutrir profundamente, já que mantém a oleosidade natural do couro cabeludo, o que é ideal para dar brilho e acabar com problemas como e frizz e a dermatite seborreica. Por este motivo, o produto pode ser usado de várias maneiras, como você vai conferir ao longo desse artigo.

Quais são os benefícios para o cabelo?

Aposto que você já ficou empolgada com tudo o que leu sobre o óleo de linhaça até aqui, não é mesmo? Para você ficar ainda mais animada e começar logo a usar o produtinho para cuidar das suas madeixas, a seguir, nós listamos alguns dos principais benefícios do óleo de linhaça para o cabelo:

  • Reduz a queda de cabelo;
  • Combate a dermatite seborreia e a caspa, quando aplicado no couro cabeludo;
  • Fortalece os fios e promove o seu crescimento;
  • Hidrata e nutre os fios;
  • Deixa os fios macios e brilhantes;
  • Pode ser usado para reduzir o frizz;
  • Também pode ser usado como reparador de pontas.

Como usar o óleo de linhaça no cabelo?

Como falamos anteriormente, existem várias maneiras de aplicar o produto nos fios, o que vai depender exclusivamente efeito que você quer dar ao cabelo. Veja:

Hidratação

Para fazer a hidratação usando o óleo de linhaça, o cabelo deve estar limpo, independente se você for aplicar nos fios secos ou molhados. Além disso, é preciso uma atenção especial para que eles estejam livres de resíduos de outros produtos capilares no momento da aplicação, como petrolato e silicone, por exemplo, que atrapalham a absorção do óleo.

Em seguida, o óleo deve ser aquecido para fazer a aplicação. Para isso, basta você colocar uma pequena quantidade na palma de uma das mãos e ir esfregando na outra e, depois, passar nos fios.

Depois de aplicar em todo o cabelo, faça uma massagem bem leve, tanto nos fios quanto no couro cabeludo, com movimentos circulares usando a ponta dos dedos.

Veja também: Como hidratar o cabelo corretamente? Confira o passo a passo

Para quem está em busca de uma hidratação mais intensa, a dica é dormir com o óleo nos fios e removê-lo no dia seguinte, com água em abundância e apenas condicionador.

Outra forma de usar óleo de linhaça no cabelo para hidratar é acrescentar algumas gotas à máscara de hidratação, misturando bem, e aplicando conforme as instruções da embalagem da mesma.

Reparador de pontas

Para usar o óleo de linhaça como reparador de pontas, basta adicionar algumas gotinhas dele no seu creme para pentear. Você também pode colocar um pouco desse óleo numa embalagem de spray e borrifar nas pontas quando achar que elas estão ressecadas. Use nos cabelos secos ou molhados, não tem problema.

Nutrição

Para nutrir o cabelo com o óleo de linhaça, divida o cabelo (sujo e seco) em mechas e aplique uma boa quantidade do produto em cada uma delas, no sentido da raiz às pontas. Espere agir por cerca de uma hora. Outra maneira é aplicar o óleo antes de dormir e lavar o cabelo apenas no dia seguinte, apenas com condicionador.

Veja também: Como fazer nutrição no cabelo? Veja passo a passo e dicas fáceis

/* ]]> */