Beleza Cabelos

Óleo de macaúba para o cabelo: veja os benefícios e como usar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Deixar o cabelo bonito e saudável é o item número um na lista de prioridades de toda mulher. Para isso, o único requisito é não economizar em tratamentos e produtos capilares ricos em nutrientes essenciais aos nossos fios, como é o caso dos óleos vegetais, que tornaram-se bastante populares no Brasil e no mundo todo após a ciência comprovar os seus benefícios à beleza e saúde das madeixas.

Dentre eles, nós podemos citar os óleos de Argan, de coco, de amla, de linhaça, de algodão, de cenoura, entre outros que você já conheceu aqui no blog. No artigo de hoje, você vai conhecer outro desses produtinhos naturais que se tornou uma febre entre as brasileiras: o óleo de macaúba.

Veja também: Óleos para passar no cabelo: conheça os 15 melhores

Conhecido popularmente como “ouro líquido brasileiro”, por ter sua origem em solo nacional, o óleo de macaúba tem se tornado cada vez mais utilizado no país por ajudar muitas mulheres a realizarem o sonho do cabelo perfeito: sem frizz, nutrido e macio. Isso porque o produto promete recuperar os fios, especialmente aqueles mais danificados, logo na primeira aplicação, ou seja, com ação eficiente e imediata!

Quer saber mais sobre o óleo de macaúba, quais os seus benefícios e como usá-lo para ter madeixas sedosas e brilhosas instantaneamente? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto tudinho. Vem comigo!

O que é e para que serve o óleo de macaúba?

O óleo de macaúba é um produto extraído de uma palmeira brasileira encontrada em áreas de cerrado pelo Brasil, principalmente em Minas Gerais, sendo conhecida também como coco-baboso ou bocaiúva.

A sua estrutura pode chegar até 15 metros de altura e de seu fruto podem ser retirados dois tipos de óleo: o retirado da polpa é utilizado como matéria-prima para combustíveis, enquanto aquele retirado da parte mais nobre do produto, a amêndoa, funciona para fins estéticos.

Desenvolvido especialmente para as características específicas do cabelo da mulher brasileira, suas propriedades dão mais brilho, maciez, leveza e prometem hidratação intensa, tudo isso de maneira instantânea. Por este motivo, ele é usado, entre outros objetivos, para tratar profundamente cabelos danificados, como aqueles que passaram por químicas.

Isso porque ele é rico em ácidos graxos e vitaminas, que são fortes aliadas na reparação do cabelo. Ainda, o óleo possui ação bactericida e cicatrizante, ajudando a prolongar os efeitos e proteger da umidade, ou seja, mantendo os fios sempre hidratados.

Quem pode usar?

Devido à sua consistência leve, óleo de macaúba pode ser usado em todos os tipos de cabelo, sejam eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos. O produto é mais indicado para fios que estejam mais secos ou ressecados, como é o caso, por exemplo, dos cabelos com química, que costumam ficar mais danificados.

As propriedades cicatrizantes e antioxidantes do óleo de macaúba ajudam a devolver os nutrientes que os fios perdem durante um tratamento químico.

Mais uma vez, por ter uma textura leve, o produtinho natural pode ser usado até mesmo por pessoas com cabelos oleosos, já que ele não deixará os fios com aspecto “pesado” ou “ensebado”.

Benefícios

Excelente fonte de betacaroteno, o óleo de macaúba é capaz de ajudar na assimilação da vitamina A no organismo. Sendo assim, podemos dizer que o produto pode auxiliar na reparação lipídica dos fios, além de ter forte ação antioxidante, ideal para recuperar cabelos danificados e evitar o envelhecimento precoce da fibra capilar.

Outra vantagem do óleo de macaúba é seu efeito antisséptico e cicatrizante nos fios, que pode ser observado logo na primeira aplicação. Confira, a seguir, de forma resumida, os benefícios do óleo de macaúba para o cabelo:

  • Por ter uma textura leve, ele evita que o cabelo fique “pesado” ou
    “ensebado”.
  • Pode ser utilizado em todos os tipos de fio: enrolados, lisos, com química…
  • Tem efeito instantâneo: o cabelo fica mais brilhoso, macio, sedoso, hidratado e cheiroso desde a primeira vez que você usa!
  • Pode ser aplicado no cabelo seco ou úmido, diariamente. Em oleosos, a dica é passar só duas vezes por semana.
  • Deixa os cachos sempre definidos, inclusive no day after, além de reduzir bastante o volume na hora da aplicação.
  • Ajuda a potencializar o efeito de qualquer máscara de hidratação, bastando adicionar algumas gotas do produto.
  • Seu aroma tem toques de lavanda, bergamota e hortelã-pimenta. Refrescante, né?
  • Por ser termoativado, ele pode ser aplicado antes da escova ou chapinha, protegendo os fios do calor e, ainda, deixando a escovação bem mais fácil e rápida.
  • Por também conter antioxidantes na fórmula, o produto protege o cabelo dos danos da coloração. Basta misturá-lo à tintura antes de aplicá-la na cabeça. Isso previne o desbotamento.
  • É ótimo para amenizar os efeitos químicos da progressiva ou do alisamento.
  • A longo prazo, previne o envelhecimento precoce do cabelo, deixando-o com aspecto mais jovem e bonito. Para isso, basta usar o óleo com certa frequência.

Como usar?

O óleo de macaúba está entrando, aos poucos, no mercado de cosméticos e pode ser encontrado em produtos como shampoo, máscara e spray de brilho. De acordo com especialistas, a melhor maneira de aplicar o produto é nos cabelos ainda úmidos, para a função de tratamento.

Já no caso de quem deseja uma reparação de pontas, o melhor é aplicar nos fios secos. Para as mulheres que usam secador ou chapinha, a dica é aplicar depois da escova e antes da chapa. Desta forma, as madeixas conservarão o efeito da escova e o produto ajudará a aumentar o brilho.

A quantidade deve ser dosada de acordo com a textura dos fios e aplicada no comprimento e nas pontas. Por ser um produto leve, pode ser usado diariamente, uma vez ao dia e sempre em pequenas porções.

Outra dica é misturar o óleo a qualquer máscara de hidratação ou nutrição. Ele também pode ser adicionado à tinturas, já que a sua alta taxa de vitamina C ajuda na maior fixação do pigmento no cabelo, retardando o tempo para desbotar.

Onde comprar e preço

O óleo de macaúba virou febre recentemente aqui no Brasil. Portanto, ele está ganhando o gosto popular e o mercado de cosméticos aos poucos, apesar do grande sucesso. Até o momento, entre as empresas que estão começando a produzir produtos à base desse produto natural, está a Macaúba Brasil, que, além do óleo, oferece também o shampoo, spray de brilho e máscara fabricados a partir da planta brasileira.

O óleo pode ser encontrado em frascos de 30 ml, no valor aproximado de R$ 49, ou de 10 ml, que custam um preço médio de R$ 19. Todos os frascos podem ser encontrados à venda no site da empresa.

Gostou do artigo? Você usa ou já usou o óleo de macaúba no cabelo? Então, conta para a gente deixando um comentário aqui embaixo…

Até a próxima!

/* ]]> */