Beleza Saúde

Óleo de magnésio

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Diferente do que o nome sugere, o óleo de magnésio não é um óleo, de fato. A nomenclatura o coloca como óleo devido a sensação oleosa que apresenta quando entra em contato com a pele. O óleo de magnésio, na verdade, tem uma ação fundamental e vital para o funcionamento do corpo, diferindo-se dos outros óleos pelo fato de o magnésio ser um mineral presente no corpo humano, cuja deficiência pode gerar efeitos ruins ao corpo, sendo necessária sua reposição, é aí que vemos a primeira grande importância do óleo de magnésio.

Além disso, o óleo de magnésio apresenta benefícios diferentes para a estética e para o organismo. Portanto, por se tratar de um produto dinâmico e fundamental para a manutenção do bem-estar do nosso organismo, uma análise maior sobre ele se faz necessária.

Benefícios do óleo de magnésio

dores-no-corpo

Como já foi citado, o primeiro grande benefício do óleo de magnésio é a sua função vital de reposição dos níveis de magnésio no corpo humano em caso de deficiência, uma vez que se o nível desse nutriente estiver baixo pode haver perda de apetite, aumento de instabilidade cardíaca, transtornos de personalidade, ansiedade, fraqueza, pressão arterial baixa, entre outros. Nesse sentido, o óleo de magnésio atua em todas essas áreas e ainda traz benefícios como:

Alivio de dores musculares: A aplicação do óleo de magnésio contribui para a circulação do fluxo de sangue da pele, assim, a aplicação do óleo em determinadas partes como coxa, abdômen e braço pode combater dores musculares e espasmos. Além disso, em caso de câimbra, o óleo tem a mesma ação e ajuda a aliviar os músculos.

Prevenção de lesões: O óleo de magnésio quando aplicado na pele pode ajudar na recuperação de lesões esportivas, pois age na redução da inflamação de feridas.

Evita estresse e envelhecimento: Como o magnésio é parte constituinte do corpo e atua para o bem-estar do organismo, é natural que o consumo do óleo de magnésio contribua para a saúde do corpo como um todo. Não seria diferente no caso do estresse e envelhecimento que pode ser aliviado em partes, pela absorção de doses de óleo.

Prevenção do cálculo renal: O óleo de magnésio consegue prevenir a formação de cálculos renais pois consegue atuar impedindo o acúmulo do oxalato de cálcio nos rins uma vez que leva o cálcio para o local correto no organismo, sendo um ótimo aliado na prevenção para pessoas que possuem problemas renais em geral.

Prevenção de doenças relacionadas a próstata: O óleo de magnésio é capaz também de atuar na prevenção de dos problemas relacionados a próstata, realizando um importante trabalho ao prevenir até mesmo o câncer de próstata.

Benéfico para o cabelo: O óleo de magnésio ajuda a expelir as impurezas contidas no couro cabeludo que eventualmente atrapalham o desenvolvimento saudável dos fios, contribui também na redução da caspa, dá vida à cor natural do cabelo e ajuda no fortalecimento da estrutura dos fios.

Como compreende uma parte constituinte do organismo e é essencial ao corpo humano os benefícios do óleo de magnésio são voltados para a saúde e bem-estar, contrastando com outros óleos que prometem uma lista enorme de benefícios para a estética facial e corporal, e manutenção da boa forma. Essa característica diferente acaba sendo um motivo a mais para não colocar o óleo de magnésio no mesmo balaio dos outros óleos.

Isso fica claro pela ação intrínseca no organismo em diferentes situações, como as já citadas, e ainda no tratamento à osteoporose, haja vista que o óleo de magnésio ajuda o cálcio a ser depositado no local correto. Além disso, pode ajudar em casos de depressão, pois atua no aumento da energia vital, logo também atua positivamente no sistema nervoso, melhora o sistema imunológico, uma vez que estes processos então correlacionados.

Utilização do óleo de magnésio

O uso do óleo de magnésio é muito simples e pode ser utilizado pela aplicação do óleo na pele, principalmente em caso de dores musculares ou espasmos musculares e câimbras, pois pelo alto poder de absorção do mineral, ele alcançará as células rapidamente. É recomendado a aplicação com borrifador nas pernas, barriga e braços diariamente.

Como fazer o óleo de magnésio

cloreto-de-magnesio-1

Por se tratar de um composto de magnésio, o qual constitui grande parte de sua fórmula, torna-se simples a fabricação do óleo de magnésio caseiro.

Para fazer o óleo de magnésio caseiro você precisará dos seguintes componentes:

  • 01 tigela de vidro
  • 01 copo medidor
  • ½ xícara de água destilada
  • 02 sachês de cloreto de magnésio

O preparo é feito da seguinte forma:

Despeje o cloreto de magnésio na tigela

Ferva a água e a despeje na tigela que contém o cloreto de magnésio.

Em seguida, mexa até o cloreto seja completamente dissolvido, tornando uma mistura homogênea.

Depois de esfriar você pode alocar o óleo dentro do frasco que utilizará (de preferência com borrifador). Pronto, agora é só aguardar alguns dias e o seu óleo estará pronto para ser utilizado. Simples!

Contraindicações

As contraindicações em relação ao óleo de magnésio são muito poucas, mas vale a pena conhecer suas contraindicações uma vez que elas podem ser bastante graves caso você faça uso do óleo sem consultar seu médico.

Não faça uso do óleo de magnésio em casos de:

Insuficiência renal: O óleo de magnésio pode trazer diversos benefícios em relação aos rins, porém, em caso de insuficiência renal, sua presença poderá piorar o quadro do paciente.

Diarreia: O óleo de magnésio se consumido por via oral possui o efeito de laxante natural, e por isso é importante que você não o utilize em excesso evitando esse quadro. Caso você já esteja com um quadro de diarreia ou colite evite o óleo de magnésio durante esse período para não agravar a situação e correr o risco de desidratação.

O óleo de magnésio é então um aliado muito benéfico ao nosso organismo, justamente por ser um composto que já é necessário ao homem, então vale a pena investir no óleo e manter o nível de magnésio do seu corpo sempre em dia!

Veja também:

/* ]]> */