Plantas Medicinais Saúde

Óleo de pêra espinhosa traz 15 benefícios incríveis para a saúde

Óleo de pêra espinhosa

Cada vez mais utilizado por pessoas no mundo todo devido aos seus grandes benefícios, o óleo de pêra espinhosa pode ser seu aliado no tratamento de diversos problemas. Se você nunca ouviu falar sobre isso, poderá esclarecer todas as suas dúvidas na matéria de hoje. Conheça mais sobre o óleo de pêra espinhosa e todos os benefícios que ele traz para a saúde!

De onde vem o óleo de pêra espinhosa?

O óleo de pêra espinhosa vem da fruta de um cacto chamado nopal. Antes de falarmos sobre seus benefícios, vamos conhecer a origem e as propriedades desse cacto que vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo todo.

Origem do cacto nopal

O nopal, originário do México, é um cacto que possui características interessantíssimas para melhorar a saúde do ser humano e complementar sua dieta. Três partes do nopal são comestíveis:

  • As folhas
  • As pétalas da flor
  • A fruta, conhecida como pêra espinhosa

Como dissemos, é da fruta que o óleo é extraído.

Presente em praticamente todo o território americano, o nopal é comumente utilizado na América Central e em seu país de origem para fins de alimentação. Há alguns anos, começou a ganhar popularidade nos EUA como uma opção exótica e muito saudável e hoje já está ganhando o mundo.

Propriedades do cacto nopal

Não é difícil entender por que o óleo de pêra espinhosa está se tornando tão popular. As propriedades do cacto nopal são muito variadas. Destacamos, na lista a seguir, seus melhores aspectos nutritivos e medicinais.

  • É rico em vitaminas A, B, B2, C e E;
  • Possui grandes quantidades de fibras, sais minerais, proteínas, clorofila, ferro, magnésio, betacaroteno e 17 aminoácidos;
  • Contém pectina, mucilagem e gomas em abundância;
  • É fonte de compostos orgânicos como polissacarídeos e fitoquímicos que aprimoram a saúde de um modo geral.

15 benefícios do óleo de pêra espinhosa

São muitos os benefícios do óleo de pêra espinhosa. Destacamos 15 deles a seguir.

1. Combate a prisão de ventre

Por ser rico em fibras, o óleo de pêra espinhosa ajuda no trato digestivo, combatendo a prisão de ventre e facilitando a evacuação.

2. Auxilia na perda de peso

Por melhorar a constipação, o óleo ajuda a eliminar mais peso e, portanto, a emagrecer. Além disso, por ser rico em fibras, aumenta a sensação de saciedade e faz com que o indivíduo coma menos.

3. Ajuda a prevenir o câncer

Sua grande quantidade de antioxidantes, vitamina C e fitoquímicos fortalece o sistema imunológico, especialmente no que diz respeito à prevenção de vários tipos de câncer. Assim, o alimento atua eliminando os radicais livres que podem provocar mutações no DNA e transformar células saudáveis em células cancerígenas.

4. Deixa os ossos mais fortes

O nopal também possui uma cerca quantidade de cálcio que contribui para a formação de ossos mais fortes e resistentes.

5. Melhora o sono

Por conter magnésio, o óleo de pêra espinhosa induz a sensação de sono, especialmente em indivíduos que sofrem de insônia, inquietação e até ansiedade crônica, pois aumenta os níveis de melatonina (o hormônio do sono) no corpo. Ele também possui leve efeito sedativo, ajudando no relaxamento.

6. Tem efeito anti-inflamatório

Artrites, lesões, tensões musculares e dores nas articulações podem ser tratadas com o consumo do óleo de pêra espinhosa que possui ação anti-inflamatória.

7. Melhora o aspecto da pele

Os antioxidantes e fitoquímicos presentes no nopal fazem dele um excelente aliado no combate ao envelhecimento, deixando a pele com aspecto jovem e saudável por muito mais tempo.

8. Ajuda no tratamento da diabetes

Rico em fibras de carboidratos (mucilagem), ou seja, fibras que absorvem a água ao invés de se dissolverem nela, o nopal ajuda a estabilizar os níveis de glicose. Em outras palavras, o nopal é hipoglicemiante, ou seja, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e, portanto, auxilia no tratamento da diabetes tipo 2.

9. Melhora os sintomas causados pela ressaca

Por reduzir a produção de mediadores inflamatórios que aumentam a sensação de desconforto durante a ressaca de álcool, o óleo de pêra espinhosa melhora sintomas como náuseas, dores de cabeça e boca seca.

10. Ajuda no tratamento de pancreatites

Rico em fibras, o nopal ajuda a tratar problemas no pâncreas já que atua, entre outros, na limpeza do cólon.

11. Mantém a visão mais saudável

Os flavonoides presentes na planta ajudam a impedir a degeneração macular, além de combater as cataratas, evitando transtornos de visão causados pelo avanço da idade.

12. Faz bem para o coração

Um dos flavonoides presentes na planta atua normalizando a viscosidade das plaquetas de sangue. Em outras palavras, faz muito bem para o coração.

13. É antioxidante

Além de anti-inflamatório, o nopal também é antioxidante e por isso é capaz de prevenir o câncer, as doenças cardíacas e o processo de envelhecimento.

14. Melhora a saúde dos cabelos

Você pode utilizar o óleo de pêra espinhosa para melhorar a saúde dos cabelos, além de todos os benefícios que acabamos de citar. Ele é ainda mais poderoso que o óleo de Argan e fornece muito mais proteínas e ácidos graxos aos fios, que ganham muito mais brilho e maciez.

15. Alívio dos sintomas do trato digestivo

Níveis elevados de pectina, substância presente no nopal, ajudam a formar uma espécie de revestimento no estômago. Isso, por sua vez, alivia os sintomas causados por problemas no trato digestivo.

Como tomar o óleo de pêra espinhosa?

Especialistas recomendam o consumo de 1 colher de sopa de óleo de pêra espinhosa por dia. No entanto, dependendo das suas condições de saúde, a dosagem pode ser diferente.

Mesmo sendo este um tratamento natural, é importante que você consulte um médico antes de iniciar o uso para se certificar de que o consumo é seguro em suas condições. Além disso, somente um médico poderá dizer qual é a dosagem ideal para você e o período adequado de tratamento.

O consumo deve ser redobrado se você tiver hipoglicemia, estiver grávida ou amamentando. Nesses casos específicos, é imprescindível consultar um médico antes de tomar o óleo.

/* ]]> */