Infográficos Nutrição Saúde

Óleo de Uva: Usos e benefícios

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O óleo de uva é extraído das sementes das uvas de diferentes espécies. Em geral, encontra-se o óleo de variedades de uva utilizadas em vinhos. Como as sementes são descartadas no processo de produção de vinho, o óleo é acessível e fácil de ser encontrado.

O óleo de uva possui uma aparência clara e um sabor suave. É rico em componentes e nutrientes importantes para a saúde que auxiliam o organismo a funcionar corretamente. Por isso, sua utilização divide-se em duas formas: culinária e cosmética.

Quando for comprar o óleo de uva para cozinha, certifique-se de que ele é apropriado para ingestão. Ao confundir-se, você pode estar acidentalmente utilizando alguma versão aromatizada.

Conheça os usos deste produto, seus benefícios para a saúde e os cuidados necessários:

Diferentes usos do óleo de uva

Em comidas, o óleo de uva é uma opção versátil e útil. Ele possui um ponto de ebulição mais alto do que outros óleos de cozinha. Isso o torna especialmente útil para frituras que precisam de uma alta temperatura.

Além disso, sua alta capacidade de emulsificação o torna ótimo para molhos, coberturas e maioneses. Seu sabor suave não rouba a cena dos ingredientes principais do prato, e torna fácil adicionar temperos ao óleo.

Já nos cosméticos, seu uso é baseado na boa interação do óleo de uva com a pele humana e seu potencial de hidratação. Muitas vezes, ele é combinado com outros tipos de óleo para a criação de produtos para massagens, reparação de pele e utilização de suas propriedades adstringentes e antissépticas.

Alguns produtos utilizam, ainda, o óleo de uva como um conservante natural dos produtos. Outros, aproveitam seu potencial de hidratação para agregar benefícios a cremes, bloqueadores solares e outros produtos.

Leia também:  Óleo de Girassol: Benefícios e cuidados

Benefícios para a saúde

óleo_semente_uva

Há diversos benefícios para a saúde, gerados pelo óleo de uva. Por ser uma fonte rica em ácidos graxos e vitamina E, oferece componentes antioxidantes essenciais. A maior parte dos efeitos benéficos para a saúde são relacionados à presença destes antioxidantes e nutrientes.

Os flavonoides presentes no óleo de uva são antioxidantes poderosos. Estima-se que eles são cerca de 50 vezes mais potentes do que aqueles geralmente encontrados nas vitaminas C e E. Por isso, o óleo é especialmente eficaz na proteção contra radicais livres que causam danos às células.

Estes componentes melhoram a saúde cardiovascular, diminuindo os níveis de colesterol ruim no sangue. Adicionalmente, ele tem o potencial de aumentar o chamado “bom colesterol”, que reduz o risco de doenças coronárias.

A quantidade de ácido linoleico presente no óleo de uva também possui efeitos significativos no combate à diabetes. Além disso, auxilia no fortalecimento e na reparação de vasos sanguíneos, melhorando problemas de circulação.

Os antioxidantes também apresentam fortes efeitos anti-inflamatórios. Isso diminui as dores e inchaços causados pela artrite, por exemplo, assim como outros problemas inflamatórios.

Benefícios para a pele

Muitas pessoas utilizam o óleo de uva para o tratamento da pele. Isso ocorre basicamente em função de suas propriedades emolientes. O óleo pode ser encontrado em uma grande gama de cosméticos – hidratantes, cremes, protetores solares e loções pós banho.

Até mesmo produtos para o cabelo costumam apresentar o produto. Ele pode ser utilizado para a promoção de crescimento dos fios e para deixá-los mais macios e suaves. Em função de suas propriedades antioxidantes, o óleo de uva ainda diminui o envelhecimento da pele, ao minimizar danos.

Sua presença ainda protege a pele dos danos do sol. Suas propriedades adstringentes protegem a pele de elementos externos. O ácido linoleico também possui efeito significativo contra a acne, a dermatite e o eczema.

O óleo é facilmente absorvido pelo corpo, e possui efeitos tanto de prevenção, quanto de reparação da pele. Isso funciona para efeitos da idade, queimaduras solares e marcas físicas.

Confira abaixo o infográfico com os principais benefícios do óleo de semente de uva:

Infográfico Óleo de Semente de Uva: Benefícios para a saúde - Tudoela.com

Comentar

/* ]]> */