Beleza Cabelos

Óleos para passar no cabelo: conheça os 15 melhores

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Atualmente, não é incomum vermos mulheres reclamando do aspecto ressecado e opaco dos cabelos. Isso acontece porque, além do uso de químicas, os fatores ambientais aos quais estamos sujeitas diariamente, como exposição ao sol, umidade do ar, ao calor, ao frio, poeira, poluição, entre outros, fica ainda mais difícil manter os cabelos saudáveis e sempre bonitos, com bastante brilho e maciez.

É por isso que ficamos enlouquecidas ao ver aquelas propagandas de shampoo com cabelos radiantes de tanta beleza e logo pensamos em comprar os tentadores e caros produtos para tentar dar uma levantada no visual das madeixas. Porém, a boa notícia é que não é precisar gastar rios de dinheiro para ter fios bem cuidados.

Com um pouco de informação, você perceberá que alguns produtos presentes na própria natureza, além de mais baratos, podem lhe oferecer um melhor resultado sem nenhum esforço exagerado, como é o caso dos óleos essenciais. Inserindo-os na sua rotina normal de cuidados com as madeixas, você perceberá que os fios ficarão sempre hidratados e brilhosos, sem nenhum sinal de frizz ou pontas duplas.

Para isso, basta escolher aquele que mais se adéqua às necessidades do seu cabelo. Existe uma variedade enorme de óleos essenciais com as mais diferentes funções, desde evitar a queda, combater o frizz, prevenir pontas duplas, hidratar ou nutrir os fios, eliminar a caspa, etc. Quer conhecer quais são os melhores para deixar os cabelos saudáveis e bonitos? Então, continue lendo esse artigo até o final e dê uma olhadinha na lista que nós separamos para você!

Quem pode usar?

oleos-essenciais-para-cabelo

Qualquer mulher pode usar os óleos essenciais para dar mais saúde aos seus cabelos. No entanto, como falamos anteriormente, é preciso escolher aquele que é mais adequado à situação dos fios e tipo deles, além de saber dosar bem a quantidade aplicada.

Por exemplo, independente do óleo que estiver sendo usado, cabelos crespos, cacheados, ressecados ou mistos, ou, ainda, que passaram por procedimentos químicos, como escova progressiva e coloração, podem aplicar o produto diariamente nos fios, sendo buscando o equilíbrio entre as dosagens. Já no caso de mulheres que têm os cabelos lisos e muito oleosos só podem utilizar os óleos essenciais a cada uma ou duas vezes na semana, no máximo.

Isso porque o produto pode deixar a fibra capilar muito pesada e, ainda, aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo. Então, se você tem esse tipo de cabelo, use o óleo essencial, mas sem exagerar, ok?

Melhores óleos essenciais para cabelo

oleos-para-cabelo

Depois de saber como se deve usar os óleos essenciais para cada tipo de cabelo, agora você vai conhecer os melhores para passar no cabelo para mantê-los sempre saudáveis e bonitos. Vamos lá?

1 – Óleo de coco

O óleo de coco considerado um dos melhores óleos essenciais para passar no cabelo por especialistas. Composto por mais de 90% de gorduras saturadas, vitamina E e K, além de minerais essenciais para o cabelo, como o ferro, ele ajuda a hidratar e nutrir os fios como nenhum outro, auxiliando no seu crescimento e deixando-o bonito e brilhoso.

Além disso, ele ainda é capaz de eliminar problemas no couro cabeludo, como caspa e piolhos. O produto é absorvido facilmente pela pele e não obstrui os poros, sendo ideal também para cabelos afros.

2 – Óleo de Argan

É um produto que possui propriedades antioxidantes e nutricionais eficazes para tratar o cabelo. Rico em vitamina E, além de Ômegas 6 e 9, o óleo de Argan é ideal não só para manter a hidratação e nutrição do fios, como também auxiliar na cicatrização e irritação no couro cabeludo.

3 – Óleo de rícino

O óleo de rícino possui propriedades benéficas para o couro cabeludo e, por isso, é ideal para estimular o crescimento capilar. Além disso, o produto é considerado uma excelente alternativa para acabar com a queda dos fios. Não é à toa que o óleo essencial é usado não só para o crescimento dos cabelos, como também dos pelos da sobrancelha, uma boa ideia para quem tem falhas.

4 – Óleo de Ojon

Rico em lipídios, o óleo de Ojon é ainda melhor que o óleo de Argan para nutrir e hidratar os cabelos e melhorar a saúde da raiz. A sua principal característica é ajudar no combate ao temido frizz, aqueles fiozinhos arrepiados que ficam em cima da cabeça. Por isso, ele pode ser ideal para mulheres que fazem uso de muita química ou abusam do secador e da chapinha.

5 – Óleo de Macadâmia

Contém alto teor de ácido behênico e, por isso, é um óleo altamente hidratante. Ao usar o óleo de Macadâmia nos cabelos, os efeitos são de bastante maciez e brilho intenso, além de melhora da queda. O produtinho ainda pode ser uma ajuda e tanto para pessoas que sofrem com caspa e outros problemas no couro cabeludo.

6 – Óleo de Monoï

Apesar de pouco conhecido entre as brasileiras, o óleo de Monoï é rico em ácidos graxos, que oferecem propriedades ultra-hidratantes e reparadoras aos cabelos. O resultado ao aplicá-lo diariamente é de maior fortalecimento das madeixas, elasticidade, resistência e o brilho. Ele penetra no fio, tratando os problemas de ressecamento e opacidade de dentro para fora. Ainda, como o produto é facilmente misturado ao óleo natural do couro cabeludo, o óleo também é essencial para evitar a caspa.

7 – Óleo de Oliva

É rico em fosfatídeos, ácidos graxos e esqualeno. Portanto, o óleo de oliva é considerado altamente emoliente, capaz de intensificar o brilho e facilitar o penteado das madeixas. Por isso, como oferece uma restauração da flexibilidade natural do cabelo ressecado, é ideal para quem precisa de mais hidratação nos fios.

8 – Óleo de Abacate

O óleo de abacate também é considerado um poderoso antioxidante para os cabelos, ajudando no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento dos fios e queda. Rico em vitaminas A e E, o produto pode ser ideal para melhorar a hidratação e nutrição das madeixas, evitando a perda de água dos fios, tornando-as mais macias e brilhosas.

9 – Óleo de Linhaça

Se você quer acabar com o frizz e melhorar a maciez e brilho dos seus fios, o óleo de linhaça pode ser a melhor opção. Graças às proteínas, fibras e ácidos graxos presentes em sua composição nutricional, além do alto teor de Ômega 3, o produto pode deixar os seus cabelos bonitos, hidratados e brilhosos por mais tempo.

10 – Óleo de Amêndoas

Possui funções emolientes e hidratantes, uma vez que contém uma alta concentração de vitamina E, sendo um óleo essencial para quem tem cabelos ressecados e com volume excessivo, fios queimados e quebradiços. O resultado é de mais brilho e maciez, principalmente em cabelos danificados.

11 – Óleo de Semente de Uva

Se o seu problema é falta de crescimento, o óleo de semente de uva pode ajudar no problema. Rico em vitamina E, o produto é capaz de deixar os fios mais fortes e resistentes, além de torná-los mais macios e brilhosos. Por ser facilmente absorvido pelas madeixas, mesmo quem tem excesso de oleosidade pode usá-lo para tratar os fios.

12 – Óleo de Jojoba

É um óleo essencial rico em proteínas, minerais e antioxidantes. Por isso, ele tem um ótimo poder umectante, emoliente e restaurador, podendo ajudar na nutrição, maciez, brilho e a dar vida aos fios. Ele também é excelente no caso de quem sofre com problemas no couro cabeludo, como oleosidade excessiva, caspa ou descamação.

13 – Óleo de Alecrim

Por ter uma alta capacidade de estimular os folículos pilosos do couro cabeludo, o óleo de alecrim pode ser essencial para ajudar no crescimento do cabelo, promovendo uma melhor saída de fios novos até a superfície. Além disso, ele cuida para que esses novos fios nasçam com vida e fortes, fator ideal para quem quer ter madeixas longas.

14 – Óleo de Amaranto

Com uma alta concentração de colágeno, o óleo de amaranto é ideal para mulheres com cabelos ressecados e sem vida. Os resultados são de maior vitalidade, elasticidade e resistência dos fios, que ficam encorpados e com menor tendência à queda e à quebra.

15 – Óleo de Buriti

O óleo de buriti possui alta concentração de vitaminas A, C e E, além de um antioxidante chamado beta caroteno, ideal para estimular a produção de colágeno e elastina nos fios. Com o seu uso diário, os resultados são de maior hidratação, amaciamento, fortificação e até alisamento nos fios.

Onde comprar?

Os óleos essenciais podem ser encontrados para venda em lojas de produtos naturais, farmácias e até mesmo alguns supermercados, inclusive pela internet.

/* ]]> */